Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Professores da UNIG estão conformados com o caos

     A reunião com professores da UNIG realizada hoje dia 15/03/2010 na sala dos professores, devido ao desinteresse do corpo docente daquela instituição nos leva as seguintes conclusões: 
      1. Os professores estão plenamente satisfeito em terem recebidos os salários de janeiro. 
     2. Há uma esperança exagerada ou uma indolência absoluta por parte dos professores. 
     3. A grande maioria dos professores tem vocação para serem amigos da escola.
    4. O exercício futurólogo da professora, que foi por mim postado aqui no Blog, em 10/03 vai se cumprir.            
     Gente, por incrível que pareça a minha sensação hoje pela manhã foi muito ruim, minha e de mais uns dois professores que se esforçaram para que houvesse uma verdadeira reunião.
     De coração a vontade é de desistir. Chega a ser um absurdo um comportamento desses de professores universitários. A situação dos professores da UNIG é pior que a dos escravos, até porque na escravidão os senhores davam ao menos comida para que eles tivessem forças, isso na UNIG não ocorre. 
     Por incrível que pareça o que vimos foi professores alegres porque tiveram suas cargas horárias aumentadas com a saída de outros professores. Pasmem carga horária aumentada sem perspectiva de se receber, mais foi aumentada. É ou não uma piada? 
     ACORDA PROFESSORES. Não da pra ficar parado. Se você ainda tem animo vamos dar uma chacoalhada em quem estar desanimado. 
     O SINPRONNF esta semana convocará outro encontro, para avaliarmos nossa mobilização.
     Contato com o SINPRONNF::
TEL. 22 – 39220094 (DAS 13:00 AS 18:00 HORAS0) 
Site: http://www.sinpronnf.org.br 
E- mail: sinpro.nnf@terra.com.br

5 comentários:

  1. Bem senhor Paulo, qual o motivo de tantas reuniões, reunir para marcar outra reunião em outro dia e depois outro dia mais uma reunião. Se o sindicato representa os professores e se existem ações pelo qual motivo temos que ter mais reuniões. Nos expor , sermos chamados de omissos e incompetentes por ex colegas que ganharam o voto de competencia com a demissao.
    Acreditarmos em quem, no sindicato que nao possui força para valer suas açoes na justiça( aposto que vai dizer que nao sou sindicalizado). Creio que as reunioes nao vao mobilizar os verdadeiros culpados a justiça que permite esse escandalo aqui denuciado pelo senhor. Pelos quais motivos o sindicato nao leva as acoes contra a UNIG ao fim o que lhe impede reunioes com os professores pra que? Quais motivos a justiça do trabalho nao o esatdo de semi-escravidão citado pelo senhor e nao bate o martelo o que fazer reunir com os professores ou com a justiça o que surgiria mais efeito?
    desejo sucesso ao senhor pelo espaço democratico aqui criado

    ResponderExcluir
  2. Senhor Paulo, as demissões foram perfeitas, os professores demitidos foram aqueles que mereciam pois eram péssimoss... Ficaram os MELHORES, se Deus quiser de agora em diante viveremos dias melhores. Quanto aos professores que continuam acredito eu, que o salário deles deve ser bom e que por esse motivo eles não se importam com tantos atrazos... Muitos dos professores q continuam na instituição tem muita capacidade para conseguir emprego em outras instituições.
    Vamos confiar que tudo vai mudar, é oq podemos fazer...

    ResponderExcluir
  3. Senhores,

    O mesmo fato deu-se na UniverCidade - Centro Universitário da Cidade, Rio de Janeiro. Criei um BLOG para unir aos professores, houve duas ASSEMBLÉIAS com um quorum significativo e com o tempo os professores se entregaram a acomodação. Por isso encerrei o BLOG: www.professorbrasieliro.blogspot.com, temporariamente.

    Contudo, há assédio diário contra os professores, pelos gestores, e o MEDO tomou conta da categoria. O BLOG causou temeridade aos gestores e realmente houve uma época tumultuada em que o movimento ameaçou a tranquilidade da administração da Instituição.Digo tranquilidade , mas com relação a certeza de que eles estão convictos de que a impunidadade está no auge.

    Se não houver união por parte de TODOS OS PROFESSORES realmente o movimento tende a desacelerar e os gestores ganharão a parada.

    Mas, sugeri ao SINPRO-RIO que tomasse atitudes mais ousadas, não só política, mas contratando um escritório especializado em causa cíveis, empresariais e penais, por que o problema não é só trabalhista. A partir do momento que alcançarem o "bolso" do dono, legalmente, aí todas essas ilegalidades e arbitrariedades terminarão. O Sindicato e um órgão político mas ele tem de lutar com armas atuais , pois o empresariado tomou conta da educação.

    Entendo que deveria ser criada uma ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DAS IES PARTICULARES com líderes de todas elas, para começar um grande movimento , ajudando ao Sindicato da categoria.

    Saudações,

    Professor Brasileiro

    ResponderExcluir
  4. Tenho acompanhado a situação da UNIG bem como de outras IES, francamente sugerir a criação de uma associação de docentes é a confirmação que o sindicato não tem razão de existir.

    Afinal qual a efetividade de uma associação se temos um sindicato. É o mesmo que marcar uma reunião para decidir quando será a próxima reunião.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o comentário do colega que afirma que ficaram os melhores...kkk, Será mesmo?
    Pois no meu caso, fui para um estado do Sul, bem longe né?, Pois então hoje sou trabalho em duas sérias instituições de Ensino aqui, uma paga dia 30 e a outra dia 01, e em dia, hoje ganho o dobro que ganhava na UNIG e em dia, quanto aos 7 anos em que não tive um centavo de FGTS depositado entreguei aos cuidados de um bom advogado, vendi meu imovel, paguei minhas dividas e tenho certeza que um dia recebo tudo da "NOVA UNIG", levarei até o Supremo se necessario for, pois lá que devem ser resolvidos os casos de desrespeito a constituição, agora uma coisa eu afirmo "CONTINUAR A DAR AULA SEM RECEBER SIM É UM ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA" O sindicato não tem culpa de nada !!!

    ResponderExcluir