Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

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Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

terça-feira, 23 de março de 2010

A enganação da autorregulação

Um setor que tem poucas leis é o setor de propaganda e marketing.
Eles resolveram se autorregular.
Funciona assim: as indústrias de cerveja decidiram que querem mais mulheres bebendo. Então começam a fazer campanha maciça onde as mulheres aparecem bebendo.
São sempre mulheres lindas, gostosas, saudáveis e felizes. Desta forma incentivam o uso de álcool por mulheres.
Será que é verdadeiro o que eles vendem?
Não, não é. Eles mentem para vender mais. As pessoas estão acostumadas com isto e acham isto normal.
As mulheres que bebem tendem a ser mais sedentárias e mais obesas. É o que vejo ao meu redor. Ou seja, começam a beber e ficam feias e gordas.
Segundo a autorregulação não há problema nenhum em usar a propaganda para incentivar comportamentos que fazem mal ao corpo e à sociedade.
Segundo a autorregulação não tem problema nenhum em mentir e enganar as pessoas com imagens que não correspondem à realidade.
Segundo a autorregulação as empresas de bebida alcóolica estão ganhando dinheiro, as empresas de propaganda estão ganhando dinheiro e as empresas de comunicação estão ganhando dinheiro.  Portanto, está tudo bem.
E quem reclamar vai ficar "chupando o dedo".
Leia este texto do Blog do Sakamoto
Ao invés de proibir comerciais, vamos incentivá-los a dizer a verdade
http://blogdosakamo to.uol.com. br/2010/03/ 07/ao-inves- de-proibir- comerciais- vamos-incentiva- los-a-dizer- a-verdade/
Leia também:
Autorregulação: a ditadura dos poderosos
http://chicaodoispa ssos.blogspot. com/2010/ 03/autorregulaca o-ditadura- dos-poderosos. html

O Grifo é do Blog

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