Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

terça-feira, 2 de março de 2010

PROFESSORES DA UNIG AQUECEM A MOBILIZAÇÃO

     Numa importante reunião hoje, dia 02/03, onde participaram cerca de 30 professores da UNIG a categoria foi cautelosa mais firme no sentido de tomarmos, uma posição de aquecimento da mobilização, foi mantido a assembléia permanente, com o próximo encontro marcado para a terça feira dia 09/03 também as 13:00 horas.
     Além do agendamento do próximo encontro e de mantermos a assembléia permanente os professores deliberaram que se ingresse com o dissídio na justiça caso a UNIG se negue a fazer as negociações do acordo coletivo, ficou também deliberado que devemos levar para os “novos” donos da UNIG, um calendário de pagamento dos passivos de 2009 da seguinte forma: 
Ago.,set. e out./2009    Em 25/03/2010
Nov./2009                   Em 23/04/2010 
Dez./2009                   Em 25/05/2010
13º salário/2009          Em 25/06/2010 
      Isso sem prejuízo da proposta colocada pelo Sr. Antonio José de pagar até o dia 10 do mês subseqüente o pagamento do mês anterior.
     Caso a proposta acima não seja aceita pela UNIG, e os proprietários não apresentarem uma contra proposta aceitável pela categoria, fica o SINPRO autorizado a entrar com uma nova Ação Civil Pública (ACP) cobrando esse passivo.
     Ficou deliberado que o Sindicato deverá buscar junto aos novos mantenedores da UNIG o fim do pagamento parcelado, todos os professores devem receber seus salários no mesmo dia. (Embora essa seja a lei: todos os trabalhadores devem receber seus salários até o quinto dia útil do mês subseqüente). 
     Como pouco mais de 10% dos professores lotados no CAMPUS V da UNIG estiveram presente, as decisões tomadas refletem o amadurecimento dos professores e do SINPRO NNF, em não se deixarem levar pelas emoções, e aflições em que estão vivendo os professores nesse momento e trilharem o caminho do aquecimento da mobilização e convencimento do restante da categoria para que o maior número possível de professores se engaje e se comprometam com as decisões tomadas, pois a luta é de todos. 
     Então pessoal vamos levantar a cabeça, e irmos em frente à busca de decisões firmes e consistente no momento certo e sem recuo.
   ATÉ O PRIXIMA TERÇA FEIRA DIA 09/03 AS 13:00 HORAS.

CONTATOS COM O SINPRO NNF: 
TEL. 22 – 39220094 (DAS 13:00 AS 18:00 HORAS0) 
Site: http://www.sinpronnf.org.br
E- mail: sinpro.nnf@terra.com.br

21 comentários:

  1. me desculpa, mas nao entendi. Qual foi a desiçao de hoje ?
    como ficaram a situaçao dos alunos ?
    ass: um aluno

    ResponderExcluir
  2. Sr, Paulo.

    Como fica o caso dos demitidos???O que o sindicato esta fazendo ou em que pode colaborar??
    Ora, nem a homologação da demissão fizeram ainda...

    Qual o posicionamento deste sindicato?


    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Os demitidos devem procurar com urgência o SINPRO- NFF - tem advogada para entrar com as reclamações trabalhistas.
    Tal fato foi comunicado ao Ministério Público do Trabalho - para providências.

    Elaine Malgoli - elainemalgoli@yahoo.com.br
    Diretora da Pasta Jurídica e de Políticas Sindicais, juntamente com o companheiro Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Elaine este email está correto?

    ResponderExcluir
  5. Elaine,

    O aviso é indenizatorio, então eles deveriam ter prazo de 10 dias corridos para homologar e pagar a indenização...Correto?

    obrigado

    ResponderExcluir
  6. Para a aluna: Creio que os alunos têm que cobrar da UNIVESIDADE um posição, exigir aulas, afinal de contas vocês é que pagam a conta, primeiro porque efetivamente pagam as mensalidades e segundo porque professor com seis salários atrasados não tem a menor condição psicologia para lecionar. Então a saída para os alunos é cobrar da UNIG.
    Para a professora demitida: A cobrança ao Sindicato deve ser feita nos seguintes endereços: Site: http://www.sinpronnf.org.br, E-mail sinpro@terra.com.br ou pelo telefone 22 38220094 (das 13:00h as 18:00h).
    Mais vamos à resposta de um simples e humilde diretor do Sindicato;
    Colega, a questão dos demitidos, depende de uma coisa que eu sei que é terrível, TEMPO. Não podemos fazer nada até que se termine o aviso prévio e passem 10 dias (período da homologação) vocês assinaram aviso com data de 08/02/2010. Portanto esse é o tempo do empregador, o nosso começa em 19/03. Agora precisamos construir uma unidade, pois sabemos de antemão que a Universidade não vai pagar, então vamos juntar a galera, até porque nessa questão de demissão as poucas ações políticas que podem ser tocadas das pelo Sindicato dependem de retaguarda, os trabalhadores têm que estar juntos e as ações jurídicas dependem de procuração individual.
    Portanto UNIDADE, mais do que nunca é a palavra chave.
    EM TEMPO: Agradeço o socorro da professora Elaine e as dúvidas jurídicas a Elaine e a Dra Claudia, poderão nos ajudar

    ResponderExcluir
  7. paulo obrigada pela reposta, mas o engraçado que ja perguntei varias vezes na faculdade qual a situaçao e sempre tem desculpas e fogem do assunto. mas vc sabe me dizer se o mec ainda ira vim dia 18 ?

    ResponderExcluir
  8. A vinda do MEC esta agendada, mais para eles pedirem que adie novamente não custa nada. Fugir do assunto é rotina na UNIG.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei sabendo que fizeram 2 pagamentos..Queria saber, agora como fica os demitidos, pois até onde ia eles informaram que os demitidos também entrariam os pagamentos dos meses de janeiro e fevereiro.

    obrigada

    ResponderExcluir
  10. Email correto - elainemalagoli@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu até agora não recebi nada, desisti de esperar e entreguei a um bom advogado, pedindo até mesmo a prisão dos donos da UNIG e dos Gerentes da instituição, não recolhimento de FGTS é crime, se o sindicato tivesse sido mais enérgico, isso já teria acontecido, é devido a fragilidade do sindicato que se explica a falta de mobilização dos professores, eu cansei....

    ResponderExcluir
  12. OS PROFESSORES QUE CONTINUAM NESTA MEDIOCRE INSTITUIÇÃO, SÃO AQUELES INCOPETENTES PRA CONTINUAR OU PORQUE ESTA NA TURMA DOS "AMIGOS"....

    6 MESES SEM RECEBER...VÃO CAIR NA REAL QUANDO???


    AFF

    ResponderExcluir
  13. Incompetentes literalmente, pois para se sujeitar a trabalhar sem receber, somente sendo muito incompetente para conseguir outro lugar para dar aula, restando somente essa instituição, não consigo entender a inércia do sindicato, do ministerio publico do trabalho, da justiça trabalhistas, o Arruda por muito menos está preso, e os Ranheitti e o Sr José Carlos de Melo, Prefeito da UNiversidade, que desviaram os valores de FGTS, INSS, Imposto de Renda retido na Fonte, lesam o Tesouro, os Funcionarios, e vivem desfilando de carros importados e ostentando riqueza e prosperidade, graças a desgraça de alunos, professores e funcionários....Ë Lastimável

    ResponderExcluir
  14. Paulo,

    Alguma novidade???
    Por favor nos deixe informados..
    obrigada

    ResponderExcluir
  15. Sr. Paulo, boa noite!

    O "dono" foi a Itaperuna? Vai pagar fevereiro até quando?

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkk, Pagar fevereiro ????
    De qual ano ?
    Comédia !!! 2008?2009?2010

    ResponderExcluir
  17. Eu gostaria de saber quem acredita que a UNIG foi realmente vendida, Os caras são tão picaretas, que arrumam um testa de ferro com o mesmo nome da corja ranheitti, e por acaso esse José Antonio tem dinheiro pra comprar alguma coisa? Nem banca de feira, Testa de Ferro, Bandido...Safado, Ele tinha que levar uma coça aqui na UNIVERSIDADE

    ResponderExcluir
  18. Eithaaaaaaaa...Essa UNIG se cobrir vira circo, se cercar vira hospicio....kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Respondendo:
    1º Anônimo; - Não fizeram pagamento nenhum. Iniciaram a folha de janeiro e até hoje não concluiram, segundo fui informado faltam o pessoal de Educação e sistema de Informação. Quanto aos demitidos, até onde sei ninguém sabe de nada. Portanto vamos nos reunir, todos os demitidos, segunda feira dia 09/03 as 13:00 horas, na sede do SINPRO.
    2º Anônimo; - O professor esta invertendo a ordem das coisas quando diz. “se o sindicato tivesse sido mais enérgico, isso já teria acontecido, é devido a fragilidade do sindicato que se explica a falta de mobilização dos professores, eu cansei....” . Eu pergunto como ter sindicato forte se você não se associa a ele? Não sei quanto tempo o Senhor trabalha na UNIG, só queria saber quantas vezes o Senhor contribuiu com o sindicato? Nem estou falando dos míseros R$ 5,00 que é o valor da mensalidade do sindicato, quero saber quantas vezes o Sr teve coragem de pegar um telefone e ligar para ao menos dar uma idéia? Quantas reuniões o Senhor participou? Responda a essas perguntas e conclua, será que a fragilidade do sindicato não esta diretamente ligada a sua omissão?
    Sr AFF; - Discordo do Senhor quando diz que só os incompetentes ficam na instituição. Concordo que os professores precisam cair na real, e isso é urgente. Tem muita gente, que não é da turma dos amigos, e é lógico que essa parcela existe, mas têm seus medos, suas inseguranças, suas fragilidades, o que é perfeitamente normal. Porém é papel da vanguarda, dos destemidos envolverem esse pessoal, juntar o grupo para uma ação mais enérgica é difícil, agora sair um grupo de vanguarda na frente sozinho, não se sustenta, não há movimento sem a base de sustentação. E você é importante nessa construção.
    3º Anônimo; - Nada a declarar diante da sua sabedoria, coragem e competência. Só queria saber qual a sua contribuição para o coletivo com todo esse vigor? Ou será que foi sua demissão que te injetou de tanto animo? Quando tavas na UNIG não serias “amigos” do rei?
    4º Anônimo; - Só DEUS sabe quando eles vão pagar fevereiro. Se até hoje não concluiu a folha de janeiro.
    6º Anônimo; - Realmente, ninguém acredita nessa venda.
    7º Anônimo; - Essa é a definição mais perfeita que vi para essa instituição. É exatamente isso, sem tirar nem por, na verdade o que se vive é uma louca palhaçada.

    ResponderExcluir
  20. Querido Paulo! Queria saber se vc quer ser presidente da republica pq pelo visto está querendo ser o novo lula. n venha c essas ideias falidas sindicais de gente q acredita na luta de classes em pleno seculo 21. Isso é idéia de gente pobre retardada, petista, morta de fome... Cuidado pois há rumores de q vc será demitido. Tem gente lá de cima c ódio mortal d vc, inclusive alunos. CUIDADO, pois estão te vigiando...

    ResponderExcluir
  21. esta correndo o boato de que o mec vai intervir na unig...procede?

    ResponderExcluir