Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

segunda-feira, 1 de março de 2010

PROFESSORES DA UNIG CAMPUS V – ITAPERUNA PARAM, CUMPRINDO ORIENTAÇÃO DO NOVO PROPRIETÁRIO.


     Com apenas um voto contrario e uma abstenção, os professores da UNIG, que lecionariam hoje, 01/03/2010, pela manhã, resolveram não irem para as salas de aula, mas permanecerem na Universidade. Essa decisão foi tomada em razão da Universidade está com seis folhas de pagamento atrasada, a ultima folha paga foi de setembro de 2009, portanto restam a rpagar, out., Nov., dez. e 13º salário de 2009, além de jan. e fev/2010 e do novo proprietário da UNIG, ter reunido na ultima quarta feira dia 24/02 com os professores e prometido pagar uma folha, a de janeiro de 2010, até o dia 26/02. O Sr. Antonio José não cumpriu o prometido, e nem satisfação deu aos professores.


     Conforme dissemos, na ultima postagem sobre a UNIG, o novo proprietário foi categórico “Salário não se discute, se paga”. Nos os professores pagamos pra ver, e vimos o Sr. Antonio José não cumpriu. Disse mais o Sr. Antonio José aos professores na quarta feira, quando questionado se ele não cumprisse o prometido, “Ai vocês fazem o que bem entenderem, parem, não acreditem mais em mim”. Portanto a decisão dos professores foi apenas de dar conseqüência as palavras do patrão, Nada mais.


     É também decisão dos professores levarem a proposta de greve para a assembléia de amanhã, dia 02/03 as 13:00 horas, na sede do SINPRO e até amanhã vão se cumprir horário na universidade sem entrarem em sala de aula.


O fato de sucessivas promessas, não serem cumpridas levou os gestores do CAMPUS V, a um tremendo desgastes. Para que os professores fechassem o semestre passado, prometeram dois pagamentos em dezembro e furaram os sucessivos acordos com o sindicato não são cumpridos, palavras dos gestores efetivamente não valem nada para a categoria. O desgaste é absoluto.


     Os professores se quer acreditam na venda da UNIG, quando me indagaram se realmente a Universidade havia trocado de donos, respondi que sim, o professor me indagou: - Vistes algum documento, eu respondi - não. Ele disse: - Você acredita? Eu não!


     A assembléia de amanhã será acirrada, o ideal é o Sr. Antonio José pagar logo duas folhas, caso contrário tudo é possível. E a culpa é de quem promete e não cumpre e nem dar satisfação.

23 comentários:

  1. Vocês ainda acreditam que a UNIG vai pagar o que deve aos professores sem que seja cobrado na justiça?

    E os demitidos, acreditam que vão receber seus salários se não entrarem na justiça?

    Vocês acreditam que a UNIG foi realmente vendida?

    EU NÃO ACREDITO! gostaria de ouvir a opinião dos senhores.

    Em tempo: Prof. Paulo Roberto, parabéns pela excelente iniciativa em manter este blog. Neste momento que a angústia e a incerteza são os maiores sentimentos que nos ocupa, este é o único meio de informação que temos a respeito da triste situação que a UNIG nos colocou. Que você continue a desempenhar este trabalho e que consiga fazer uma boa batalha neste embate.

    Att.,

    Professor demitido sem justa causa.

    ResponderExcluir
  2. Ola Paulo, sou aluna do curso de medicina da unig e hoje nao tive minhas aulas pela manha apos a reuniao. Bom é realmente desgastante os professores trabalharem sem salarios. Mas em meio a isso tenho medo de como ficaram a situaçao dos alunos?
    Sei que o circulo cada vez se fecha mais para nossa situaçao, pois todos perdemos com esta falta de compromisso.
    Sinceramente que espero que voces cheguem em um acordo amanha e recebam seus salarios, nem que seja 1 a cada 15 dias.
    Nao sei se acredito que a faculdade foi vendida. Na minha opiniao ate que me provem o contrario, so mudaram o nome do dono.
    Porfavor qualquer novidade nao deixa de colocar no blog. Estou sempre aqui e apoio vcs , mas me preocupo tb com a minha situaçao.
    agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Oi... é muito triste ver a situação da instituição, a UNIG de Itaperuna não parou no semestre passado graças a boa vontade dos professores de permanecer dando aula sem receber...
    Sou aluno da UNIG, e acho que nós alunos temos que nos unir a fazer alguma coisa,um protesto, sei lá, não dá pra continuar assim ou teremos que pedir transferência em massa.
    é triste ver uma instituição que tem tudo pra ser uma das melhores chegar a esse ponto...
    Acho que se ela foi vendida, isso não vai adiantar, infelizmente... Quero que aconteça o melhor...Estou acompanhando tudo pelo blog e vamos juntos nos unir, professores e alunos, já que não podemos contar com a direção da UNIG, para mudar essa história...
    Valew...

    ResponderExcluir
  4. Como tenho visto alguns alunos aqui no blog, como professora desta instituição, gostaria de deixar claro que as aulas que não ministrei serão repostas, visto que os alunos não tem culpa desta situação que a Universidade passa. Infelizmente a única forma de pressionar os "novos" dirigentes a horar seus compromissos com os professores e uma paralização. Vamos aguardar o desfecho da situação.

    ResponderExcluir
  5. isso é uma falta de vergonha... recebem dos alunos e gastam como bem entendem... é impossível uma inadimplência perdurar por tantos meses a ponto de não conseguirem pagar sequer o salário de janeiro conforme o combinado... enquanto isso a concorrência cresce assustadoramente apenas fazendo a coisa certa

    ResponderExcluir
  6. Agora a Unig esta falando que vai ter aula no feriado do dia 19... Feriado municipal.... Será certo isso?? Professores com salarios atrasados trabalhando em pleno feriado???????

    ResponderExcluir
  7. NINGUEM MERECE.. OS PROFESSORES NAO ESTAO RECEBENDO E ESTAO QUERENDO ACABAR COM O COURO NA P1 DOS ALUNOS PROPORCIONALMENTE...SO DEUS NA CAUSA...

    ResponderExcluir
  8. Entendo a situação dos professores e concordo plenamente com a decisão pela greve, mas gostaria de saber como fica a situação dos alunos, sem aula, sem prova, pagando em dia a mensalidade(a maioria pelo menos!), gastando com material, com moradia, alimentação e, o pior, sem saber ao certo quando retomará seus estudos. Como disse no início, concordo com tudo que tem sido feito em respeito aos professores, mas os alunos não tem nada haver com isso e, com certeza, depois que esse problema de salários atrasados for resolvido, serão os mais prejudicados com certeza, porque salário pago, para os professores, é problema resolvido, já para os alunos é um tempo muito precioso que tem sido perdido e que só será recuperado com o sacrifício dos próprios, como sempre.

    ResponderExcluir
  9. Olá Sr. Paulo Roberto, acreditamos que seria interessante reunir os professores e alunos a fim de buscar uma solução inteligente.

    ResponderExcluir
  10. Olá Sr. Paulo, salários atrasados são uma vergonha pois qualquer instituição honesta o primeiro mandamento é ter o salario de seus funcionários pago em dia, principalmente quando e uma instituição estudantil e particular.
    Tenho quase certeza que todos os alunos tanto de medicina quanto das outras áreas pagam suas mensalidades em dia então é direito de todos eles participarem das aulas e fazer provas.
    O que aconteceu no curso de medicina tirando provas dos alunos e rasgando-as é um absurdo é caso de policia mesmo e todos que participaram teriam que pagar mesmo.Providencias tem que ser tomada o mais urgente possível, pois o que que os alunos tem que entrar nesta briga não é culpa deles então acho que tem manipulação dos alunos por ai.

    ResponderExcluir
  11. A verdade é que a UNIG já vem errando há anos e anos, mas grande parte dos professores que poderiam ter cortado o mal pela raiz anos atras se acomodaram. Quando um problema aparece, é necessário que o mesmo seja resolvido com eficácia. A ameaça ou a greve propriamente dita deveria ter acontecido no inicio do problema, quando esta bola de neve descontrolada morro abaixo ainda era um simples "floquinho". Existem professores que comentem atrocidades e as fariam mesmo que o salari estivesse em dia, e isso não é realidade apenas da UNIG. Digo estas palavras por ser ex aluno da instituição e ter acompanhado de perto inumeras situações que me deixaram revoltado. Vejo que ninguem nesta faculdade é valorizado, desde os alunos até os funcionários da limpeza. A grande maioria merece o reconhecimento pelo trabalho desempenhado, mas alguns destes professores e funcionários que estão em greve não merecem, com o perdão da palavras, a merda do c#...

    ResponderExcluir
  12. Me perdoe aí o(a) querido(a) amigo(a) que falou sobre o problema das provas de medicina e concordo, os alunos do curso de medicina não tem nada haver, mas, sem querer achar explicação para esse tipo de comportamento, que não foi correto,é muito estranho o fato de o único curso que continuou tendo aulas e fazendo provas seja o de medicina. Então, de certa forma, me desculpe, mas alguma coisa de errado há, pois é o único curso que nunca foi prejudicado ou paralisado por greve ou mesmo a gripe suína, como aconteceu no meio do ano passado onde os outros cursos só começaram em setembro. Então amigo(a) me explique se puder, será que só os professores de medicina recebem em dia?

    ResponderExcluir
  13. Atenção!
    Fiquei sabendo hoje que, depois daquela confusão por causa das provas de medicina, os professores e alunos do curso estão "bolando" uma forma, ou seja, arrumando um outro lugar para fazerem as provas, possivelmente no shoping bedin ou até em alguma clínica, já que o coordenador deles tem acesso. Talvez eles apreveitem até o horário da audiência hoje pra fazer isso. Será que os professores de medicina estão recebendo em dia pra fazerem tanta questão de aplicar essas provas?
    Não sei o que vocês pensam sobre isso, mas a informação é segura e eu acho uma falta de respeito com agente que, se bobear, vamos perder esse período caso esse problema se prolongue por mais algumas semanas, sem dizer a falta de respeito com os outros professores e alunos dos outros cursos tb.

    ResponderExcluir
  14. Sou Pai de 3 alunos da UNIG, tenho que trabalhar dia e noite para formar meus filhos, e vejo isso tudo como caso de POLICIA E POLICIA FEDERAL.

    ResponderExcluir
  15. Sou aluna da UNIG curso de Direito e irei me transferir, fiquei sabendo que a Estácio de Campos está propondo montar uma turma intensiva para que possamos recuperar o semestre que se não tomarmos uma providência será perdido, o telefone de lá é 22-27377007 ou 22-2737701, tentem também não vamos ficar que este prejuízo.

    ResponderExcluir
  16. A faculdade Doctum de Carangola é outra opção

    ResponderExcluir
  17. O que se faz? Alguém tem resposta?

    ResponderExcluir
  18. Sou Beatriz Cruz e temos alguns Cursos aqui em nossa Universidade da UNOPAR e nos colocamos a disposição para qq dúvidas.
    É só acessarem o nosso site:www.unoparvirtual.com.br aí vcs terão acesso aos nossos Cursos ou pelos telefones:22-3822-0357/22-3822-1109.
    Boa sorte aos professores e alunos,mas essa situação é complicada.

    ResponderExcluir
  19. Socorro alguem nos ajude queremos estudar!

    ResponderExcluir
  20. cara,a UNIG vendida,isso e pra trouxa acreditar,isso la e uma safadesa so,sabe qual o fim disso,e o fechamento,e uma pena,mais a relalidade e essa.

    ResponderExcluir
  21. cara, precisamos fazer algo. Todos parados não podem ficar. Minhas filhas vão ser transferidas do curso de medicina caso "isso" prolongue mais essa semana.

    ResponderExcluir
  22. Nós os pais pagantes gostariamos de saber como estão as negociações entre os professores e a unig?

    ResponderExcluir
  23. É verdade que saiu uma lista de demissões, depois de a unig ser interditada??? Espero que a turma de incompetentes saia o mais rápido... E desejo boa sorte ao conselho que irá gerir de agora pra frente... Os BONS PROFESORES e o alunos merecem um pouco de atenção e respeito...

    ResponderExcluir