Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

domingo, 2 de maio de 2010

A UNIG VAI APRESENTAR CONTRA PROPOSTA PARA ACABAR COM A PARALIZAÇÃO


Havia no “ar” a falácia de que a UNIG, apresentaria uma contra proposta, ao oficio Nº. 6 do SINPRO NNF, protocolado na Universidade, em 28/4/2010 na direção do CAMPUS, comunicando a greve e as nossas reivindicações mais imediatas ou as condições para sairmos do movimento. Isso rolava desde a sexta feiras dia 30/04. Hoje domingo, finamente recebi uma ligação de um representante da Universidade dizendo que queria oficializar ama contra proposta, sem explicar as bases da mesma, disse que estava em minha casa a disposição para receber o documento, mais até agora cerca de 18h:30min, nada aconteceu, mais a intenção foi oficialmente explicitada.
        O movimento está se alongando, a radicalização também, portanto é de bom termo que a direção da Universidade se mecha para valer, a partir de amanhã tudo pode acontecer. Nossa preocupação como representantes do Sindicato, é que a falta de interlocução com os gestores da UNIG, o silencio sepulcral reinante, pode nos conduzir para rumos por ninguém desejados, o movimento dos professores foi construído e unanimizado a partir das promessas não cumpridas do Sr. Antonio José. Portanto cabe tão somente a UNIG resolver esse imbróglio de forma que professores e alunos não saiam no prejuízo maior

14 comentários:

  1. Boa noite Paulo! Como vão ficar as aulas amanhã? Existe alguma possibilidade de ter aula normal? E com relação aos salarios dos professores, escutamos conversas de coordenadores de que a proposta seria de deixar os meses de Fevereiro e Março para trás e pagar o mês de Abril!Fevereiro e Março juntaria com o passivo de 2009 para pagar parcelado. Tenho a certeza que os professores merecem um minimo de respeito, pois será mais uma grande humilhação se isso aontecer.Torço para que seja apenas boato!

    ResponderExcluir
  2. Ouvi falar a mesma coisa da colega acima... Se os professores aceitarem tal situação demonstra q merecem o que esta sendo feito com eles.... Exigirem apenas dois salarios já é humilhante e a faculdade vem com isso ainda.... Se aceitarem nao merecem apoio nunca mais dos alunos...

    ResponderExcluir
  3. Que contraproposta? Já vimos que não podemos acreditar em nehuma promessa, em nenhuma proposta. Vimos que todas as propostas, promessas e acordos feitos pela direção, ao longo de todos estes anos, inclusive aqueles com a participação da justiça, não foram cumpridos. Ou seja, não dá para acreditar em nenhuma proposta da direção. Então nossa posição deve ser: 1º: voltar ao trabalho somente após pagamento dos salários de 2010; 2º: deixar claro que os salários mensais deverão ser pagos até o 15º dia do mês seguinte, caso contrário, no 16º dia, greve. 3º: início imediato do pagamento do passivo, aí sim, através de acordo negociado.

    ResponderExcluir
  4. Não há a menor chance desta proposta ser aceita. Isso será cair no mesmo erro que estamos até agora. Se aceitarmos isso, eles irão fazer arrecadação no princípio do mes e pagar abril e não irão nos pagar mais. Já abrimos mão para negociar 2009. Isso basta.

    ResponderExcluir
  5. Bem Pessoal,
    Primeiro vamos arrefecer os ânimos, se alguém conhece o teor da proposta, tudo bem, mais quem deveria conhecê-lo, o Sindicato ainda não conhece. Ontem fui oficialmente consultado se aceitaria uma contra proposta e não me disseram as base da mesma, só sai de casa das 19h:15min as 22h e até agora as 5h:30min, nada chegou em minhas mãos nem nenhum telefonema.
    Segundo se não se pode confiar em absolutamente nada, não teria lógica apresentarmos o documento postado nessa matéria, cujo teor foi discutido com todos que estiveram na assembléia, seria só cobrar os 22 salários devidos e tudo ou nada e isso companheiros ninguém quer né?
    Terceiro, ter aula normal hoje, segunda feira é impossível, a UNIG não nos propôs nada e nem pagou os dois salários prometidos.
    Estamos entrando no 8º dia de paralisação, isso não é fácil, uma greve longa e nessa situação em que o sindicato olha para traz ou para os lados e ver ninguém ao menos parar trocar uma idéia, é profundamente desgastante. Temos que discutir também a reposição das aulas, prejuízo de férias para professores e alunos, certamente mais desgaste.
    Com isso não estou querendo induzir a ninguém a aceitar o que a UNIG nos mandar, qualquer proposta e de qualquer maneira, muito pelo contrário, porém quero que tenhamos maturidade para o debate e mais empenho com o movimento.

    ResponderExcluir
  6. Como docente, esta proposta é um absurdo, caso seja aceita estamos mais uma vez mostrando fragilidade. É um absurdo!! não acredito que o síndicato depois de atos tão brilhantes, aceitara isso, prof paulo não faça isso por favor.
    professor
    Os alunos estão corretos, aceitar isso é assumir que trabalhamos de graças.

    ResponderExcluir
  7. E aí resolveram algo??? Acho que é aceitar essa contra proposta ou nada....

    ResponderExcluir
  8. Na boa se aceitarem essa proposta oualgo parecido nós alunos perderemos totalmente a credibilidade em vcs... Tem que resolver isso de uma vez, nem que demore e seja acionado ministerio publico, mec ou quem mais possa ser... Estamos cansados de greve e por isso não queremos outra daqui um mes ou outro, então em respeito aos alunos e a vcs mesmos, aceitem algo descente. Grato
    Jose carlos scavone Aluno da UNIG

    ResponderExcluir
  9. Segundo se não se pode confiar em absolutamente nada, não teria lógica apresentarmos o documento postado nessa matéria, cujo teor foi discutido com todos que estiveram na assembléia, seria só cobrar os 22 salários devidos e tudo ou nada e isso companheiros ninguém quer né?

    Isso que parece piada... O certo é o pagemnto dos 22 salarios ou nada. Por isso que a classe esta hoje tão desvalorizada e no patamar que se encontra.

    ResponderExcluir
  10. Já concordamos em negociar os salários do ano passado, agora querer juntar fevereiro e março é brincadeira. Não podemos concordar com essa vergonha. Vamos ficar sem vergonhas.

    ResponderExcluir
  11. genteee, e aí? nada de aula?....dêem noticias por favor... o tempo está passando... DIRETORES DA UNIG FAÇAM ALGO....

    ResponderExcluir
  12. A pergunta que não quer calar: dia 6 tem o vencimento com desconto da faculdade.. pagar ou não pagar?
    Ademais, se as aulas não voltarem tão cedo, o que vai acontecer?
    Só sei que vão ter que me pasaar de qualquer jeito! Daí peço uma transferência..
    Meu medo é perder esse período por causa dessas coisas.

    ResponderExcluir
  13. Prezados alunos, realmente e triste ver uma situação assim, os donos da unig estão nem ai. Voces deveriam na minha opinião pagar em juizo, para pagartem os funcionários, caso contrário eles irão embolsar tudo, não pagaram ninguem e a bagunça vai continuar, não tem como resolver, eles não mvão cumprir nada, não acreditem, chega, denunciem n o FANTASTICO NA GLOBO

    ResponderExcluir
  14. nenhum,a novidade????????????????????????????????????

    ResponderExcluir