Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

sábado, 1 de maio de 2010

1º DE MAIO, DIA DO TRABALHADOR.


Embora a luta do dia primeiro de maio tenha seu marco em Chicago nos Estados Unidos em 1886, onde houve uma grande manifestação de milhares de operários por melhores condições de trabalho, entre essas a redução da jornada diária de 13h para 8h, diárias que culminou com uma grande greve geral nesse dia.
No ano de 1889 em Paris, a Segunda Internacional Socialista, institui o dia 1º de maio como dia de luta por jornada de 8 horas diárias de trabalho. Em 1919 o senado Francês proclama o dia 1º de maio feriado nacional, em 1920 a Rússia faz o mesmo.
No Brasil, a data foi comemorada em 1924 e se tornou oficial a partir de 1925, pois só em setembro deste ano, o então presidente Artur Bernardes baixou um decreto oficializando a data.   
Hoje temos grandes festas comemorando essa data pelo mundo afora, nas capitais brasileiras Centrais Sindicais promovem grandes Shows com sorteio de carros, casas, etc.,,,
Aqui em Itaperuna, hoje em 2010, temos muito pouco a comemorar coletivamente, apenas alguns patrões promovem churrascos, torneios de futebol para comemorar com seus empregados e é só.
Para os trabalhadores da Educação de Itaperuna, a coisa é mais grave ainda.
Na UNIG, a Universidade que temos na cidade que emprega cerca de 400 pessoas, a maior empregadora do setor na Região Noroeste Fluminense, convive com uma grave de seus professores, hoje já no sexto dia, pelo total desrespeito e humilhação imposta por seus proprietários aos seus trabalhadores, de setembro de 2009 até hoje só pagou a seus professores o salário de janeiro de 2010 e mais nada. Isso sem falar que de 2005 a 2008 existem 16 folhas de pagamento em aberto, isso é não foram pagas a esses mesmos professores.
Na rede pública municipal a coisa também é gravíssima, pois o Sr. Prefeito insiste em pagar aos professores salários inferior ao mínimo nacional, desde janeiro de 2010 quando o salário mínimo foi para R$ 510,00 a prefeitura paga aos seus professores R$ 465,00.
A coisa se não fosse gravíssima seria cômica, pois o prefeito quando questionado diz: “Salário do Lula é salário do Lula eu pago o que posso” será que ele não sabe que existe o FUNDEB? Que o governo federal manda verba para complementar o salário dos professores? E o mais grave, exatamente nas vésperas do 1º de maio o salário dos professores da rede municipal de Itaperuna saiu atrasado, a mais de 5 anos os salários dos professores são pagos no dia 25 do mês corrente, em abril só saiu dia 30.
Os professores da rede municipal de Itaperuna estão sendo lesados é preciso que se busque uma saída, os companheiros do SEPE, sindicado que representa os profissionais da rede pública estão fazendo um grane esforço na busca de solução para esse descalabro. Quero lembrar que a câmara de vereadores tem um papel importante na busca da saída desse imbróglio, vamos comprometer todos os que têm mandato.
Quanto aos professores da UNIG, o SINPRO NNF, Sindicato que representa os professores da Educação privada, tem uma audiência, de uma ACP- Ação Civil Pública que move contra a UNIG, no próximo dia 04/05 terça feira as 16h:30min. Na Justiça do Trabalho, lá na Vinhosa. Se os gestores da UNIG não quiserem uma solução negociada até terça, a Juíza e MPT – Ministério Público do Trabalho que estará nessa audiência irão decidir os rumos do nosso movimento. Pelo menos é o que se espera.

Um comentário:

  1. É realmente é muito triste que o dia do trabalho seja comemorado de forma tão lamentável.Mas pior ainda que os baixos salários, e a falta de pagamento, são os professores que ao invés de trabalhar e contribuir para a educação se escondem atrás de sindicatos.ISSO É UMA VERGONHA!!

    ResponderExcluir