O presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Paulo Ramos (PDT), irá enviar ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF) uma representação para que seja aberta uma investigação junto às instituições de ensino superior privado que atuam no estado. No documento, Ramos denunciará as universidades pelo não recolhimento de encargos sociais e pela participação de empresas financeiras em grupos mantenedores de centros de ensino superior particulares. "Estamos caminhando com o sindicato e temos recebido muitas denúncias. Vamos solicitar à Superintendência Regional do Trabalho para que faça inspeções nas instituições que vamos relacionar. Hoje, elas têm acionistas com grande participação que, simultaneamente, financiam bolsas de estudos para universitários. Cabe, na minha avaliação, uma investigação rigorosa da PF nesses casos", informou o parlamentar, durante audiência pública nesta segunda-feira (10/05).
A intenção de transferir a responsabilidade pela coordenação da Política de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) para outros ministérios também foi criticada durante o encontro. Segundo a assessora do Sindicato dos Professores do Município do Rio e Região (Sinpro-Rio), Aparecida Tiradentes, 90% das instituições de ensino superior são particulares e 75% dos universitários brasileiros estão nas universidades privadas. "Tirar da esfera do MEC a fiscalização do ensino superior é uma situação extremamente grave. No último congresso das mantenedoras deste nível de ensino, ficou deliberado que um dos pontos de reivindicação junto ao Congresso Nacional seria em favor da mudança da função regulamentadora e de coordenação da Política de Ensino Superior privado do País. A ideia seria transferir essa atribuição para outros ministérios, como o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Essa posição é a da lógica do ensino como mercadoria, o que nos preocupa muito", disse Aparecida.
Representante da Superintendência Regional do Trabalho, Eliezer Ferreira dos Santos afirmou que os responsáveis por essas instituições sofrerão as punições cabíveis caso fique comprovado que elas não estão cumprindo a legislação trabalhista. "A partir do momento que a instituição não deposita o direito do trabalhador, ela está cometendo uma irregularidade. O Ministério do Trabalho e Emprego, através de sua fiscalização, sempre que toma conhecimento de situações como essa tem que agir. A empresa deverá ser autuada e as providências serão tomadas", comentou Santos.
Estiveram presentes no evento os diretores do Sinpro-Rio Viviane Siqueira e Paulo Cesar Azevedo, além da Coordenadora da Comissão de Educação Superior, Magna Corrêa, e o 2º vice, Antônio Rodrigues.
Fonte: Alerj
Paulo com todo o respeito que tenho pelo senhor, vou repetir uma pergunta que já foi feita VÁRIAS vezes e até agora NÃO FOI RESPONDIDA: PORQUE OS SENHORES NÃO AVISAM O MEC? PARECE QUE NEM PENSAM NA POSSIBILIDADE... QUAL O REAL MOTIVO DE NÃO QUEREREM COMUNICAR O MEC JÁ QUE OBVIAMENTE ESTA PODERIA SER A SOLUÇÃO.
ResponderExcluirAtt, aluna.
http://www.deputadopauloramos.com.br/contatos.asp
ResponderExcluirvamos mandar email para o deputado paulo ramos do sindicato dos professores do rio.. denunciando essa má administração da unig que certamente tem algo de muito estranho por debaixo dos panos..
16 de novembro de 2008
Fábio Raunheitti voltará à política em 2010
Circulando por Itaperuna na véspera da eleição (veio para votar), o ex-deputado estadual Fábio Raunheitti cercado por amigos afirmou que pretende retornar à política em 2010. Pretende disputar o cargo de Deputado Federal.
DIRIGENTES
Chanceler "In memoriam" - Fábio Raunheitti
Reitor - Antonio José Mayhé Raunheitti
Vice-Reitor - André Nascimento Monteiro
Pró-Reitora Acadêmica - Profª Simara da Costa Guimarães
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa - Profº Gilberto Mendes de Oliveira Castro
Pró-Reitor Administrativo -
Diretor Geral do Campus V (Itaperuna) - André Nascimento Monteiro
Secretária Acadêmica - Maria de Fátima Mayhé Raunheitti Ramos
AI TEM COISA!!!
aluna, porfavor me ligue, 22 88166120
ResponderExcluirFábio Raunheitti (PTB- RJ) - Sua rede de faculdades particulares no Rio de Janeiro recebeu nos últimos cinco anos US$14,9 milhões de subvenções sociais do Orçamento. Houve irregularidades na aplicação do dinheiro. Notas fiscais frias foram usadas na prestação de contas. Movimentou US$3,4 milhões em suas contas bancárias nos últimos anos.
ResponderExcluirhttp://www.colband.com.br/ativ/nete/cida/linh/temp/bras/poli/h1-g.htm
Nossa a investigação vai ser trabalhosa na UNIG...
ResponderExcluirdessa forma os alunos conhecerão face do dono dessa UNIVERSIDADE... será lindo ver a PF prendendo ele pela TV...
Obs: na UNIG vários serão presos...
http://www.orkut.com.br/Main#FullProfile?uid=14890456629646581959
ResponderExcluirele tem orkut... o filha da putaa...
hipocritas...
ResponderExcluirdigitem no orkut lá pra procurar perfil Raunheitti... pra conhecermos a corja... esse sobre nome é motivo de vergonhaaa.... lá tem todos esses nome q sempre lemos relacionados a UNIG.
ResponderExcluirTenho pena do Fábio Raunheitti pai, que já faleceu há alguns anos. Ele tinha AMOR pela UNIG, foi só ele falecer que começou a bagunça. O coitado deve sentir tristeza quando vê o que seus filhos fizeram com sua Universidade. É uma pena.
ResponderExcluirQUANDO VOLTA AS AULAS??
ResponderExcluirboa pergunta aí de cima!
ResponderExcluirBoa pergunta mesmo... TA todo mundo querendo saber quando volta as aulas, e outra se vai precisar pagar a facul esse mês??
ResponderExcluirSe num tiver amanhã, sexta fica dificil. Daí jogam pra segunda. Mas segunda os profs vão esperar pra ver se cai a grana na conta. Num vai cair e a greve vai continuar.
ResponderExcluirTomar no $#!
Virou férias agora.
Por isso que esse BraZil não vai pra frente.
Sou acadêmica da UNIG- CAMPUS V, estudo aqui por ter conseguido legalmente através do ENEM uma bolsa integral no curso de Bacharelado em Enfermagem.
ResponderExcluirÁ alguns dias venho acompanhando o Blog, pela situação que se encontra a Universidade, e por esses motivos penso que é lastimável o que se passa em nossa instituição... Quando aqui cheguei a cerca de três anos e meio, me lembro bem de uma propaganda que se passava na rádio da cidade: "Venha estudar na UNIG, o maior campus privado da América Latina", se esta é ou não a maior, não posso afirmar, mas o que importa é que ao ouvir isso senti um orgulho imenso por fazer parte da UNIG, talvez por vim de família simples, cidade pequena sempre que alguém falava mal da "minha faculdade" eu retrucava, sempre tentei mostrar que a UNIG tinha sim seu valor... Os anos passaram e fui vendo coisas totalmente inaceitáveis acontecendo aqui, professores sem seus merecidos salários, falta de campo de estágio para os acadêmicos, salas superlotadas, entre outros... Falta organização, faltam pessoas que acreditem na importância do ensino, falta respeito com os sonhos dos outros!
Só ouvimos falar em Diretório Acadêmico quando se fala em CONEAS, CONECADES, OREM, entre outros congressos que na verdade não passam de pretexto para festa. Não quero parecer chata ou coisa parecida, apenas penso que se existe Diretório para os momentos de lazer, este deve estar presente nos momentos de união coletiva como o que estamos passando. Pois o que vemos é que só os professores se reúnem, só os professores protestam. A iniciativa dos cursos no início deve sim ser mencionada (apesar de certos acontecidos), mas dois dias apenas não bastam, os problemas da Instituição vão além dos salários atrasados, e vamos ser francos caros colegas, no final quem sempre perde somos nós! Nos que um dia acreditamos na Instituição e investimos mais que dinheiro, investimos objetivos e confiança!
Se houverem condições, este ano estarei me formando, talvez ate oradora de minha turma, espero ter coisas boas a dizer sobre esta instituição, ainda creio que será possível mencionar bons adjetivos. Acredito, pois a alguns dias como disse, venho acompanhando o blog, e ao ver do que pessoas do BEM como o SR. Paulo Roberto Pedagogo, Sindicalista e Petista que certamente poderia estar com outros cargos e não se importar com tantos problemas, se mostra uma pessoa fiel ao ato de educar, e que respeita os sonhos que tantos. Parabenizo-o pela coragem e pela dedicação!
Concluo com a esperança de ter em meu discurso de conclusão da graduação palavras que demonstrem a dedicação e a realização de pessoas que se empenharam para mudar uma triste realidade.
Não quero ao falar sobre a UNIG, apenas citar um epitáfio que hoje seria o mais apropriado:
Aqui jaz a esperança
A última que morre.
Já não há que lhe ore.
PS: Ainda acredito na UNIG!
Marilza Lima, acadêmica do 7º período da Universidade Iguaçu- Campus V.
Noassa Marilza vc arrazou... Meus Parabéns...
ResponderExcluirConcordo plenamente com vc, ao ler sua mensagem sinceramente me emocionei, pois tudo issu que vc sentiu é oq todos nós alunos sentimos tb... Apesar de todos os comentários que temos vistos nesse blog, tenhu certeza que todos pensam como vc... Que sua mensagem possa servir de reflexão para todos os alunos que entrar no blog...
Meus Parabéns..
Em meio a tantos companheiros que vejo por aqui vagando e sem rumo sendo necessário o MAURICIO DE SOUZA PARA INTERPRETAR AS COISAS, têr o prazer de lêr um comentario deste..
ResponderExcluirValeu a pena..
Um abraço parabens faço medicina e gostaria de têr o prazer de trabalhar com uma profissional como você..
abraçO!
Belas palavras Marilza! Eu tbm como aluno do 7ºperiodo de enfermagem estou acompanhando esse bog e estou apreensivo com essa situação em q se encontra a nossa universidade. Espero q tudo se resolva e q "a corda não arrebente para o lado dos alunos".
ResponderExcluirJefferson Braga de Lira
AAAA grandesss merdaa e as nosssas aulas???
ResponderExcluirEu quero é aula e n palavras bonitas...
ResponderExcluirAula que é bom nada.. e nós alunos que pagamos todo o semestre de uma só vez estamos (...)
ResponderExcluirMarilza parabéns pela lucidez e facilidade de expressão. Certamente vc será uma grande profissional e a sociedade saberá te valorizar.
ResponderExcluirConcordo plenamente em relação aos diretórios acadêmicos. Frente a esta situação crítica mostram o quão inoperantes, despreparados e pq não dizer medrosos são. O meu se limita a repassar as informações. Ótimo q esteja fazendo isto, mas é pouco, muito pouco... pra isto tenho este blog q é muito superior.
Mas confesso q nunca esperei nada de diretórios, pq a meu ver são a junção de vaidosos q desejam antes de tudo "aparecer". São políticos apenas.. vc acredita em políticos? Eu não!
e alem de te td querem ganhar aquele malandro descontao!!!kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirfala sérioo isso aki já está virandooo piada
ResponderExcluiraind Mais essa tal de MARILZA.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
conta outraaaa..
que grande profissional oq!!
eu qro é aulaaaaaaaaa!!
QUE LUCIDEZ...peraeee genteeee vcs não acordam nãooo??? oq adianta um monte de abrobrinhass para confortar nossos coraçoes???? a faça me o favor, minha querida MArilza, vc perdeu mto tempo comessas palavrinhas querida, mas o negocio é o seguinte, nao sao palavras bonitinhas que irão trazer nossas aulas, e nem o dinheiro dos nossos pais que ja pagaram o semestre todo entendeuu!!!
ResponderExcluirMarina 6º período MEDICINA
Marina a Marilza perdeu tempo com as palavras? E vc não está perdendo tempo escrevendo aqui???? Deixa de ser grosseira menina.. educação e respeito em primeiro lugar. Vc acha q vai mudar algo ofendendo alguém?
ResponderExcluirAbobrinhas quem escreveu aqui, entre outros, foi vc. Aproveite q está sem aulas e estude boas maneiras. Ah e tb sou da MEDICINA colega...
não tem ninguém com esse nome no sexto período de medicina ¬¬
ResponderExcluirque perda de tempo hein...
fuuuuuuuuuuuuuuuuuu
ResponderExcluirahuehauea
Marina 6 periodode medicina?????de itpaeruna??
ResponderExcluirnao eh nao!
fala ai e ainda n quer se assumir nao neh!
GALERA, E COM MUITA TRISTEZA QUE VENHO AQUI PARA DIVULGAR PARA VCS, FUI VER NO QUE IRIA DAR A TAL REUNIAO DE HJ AS 19:00, BOM OS PROFESSORES NAO DEIXARAM OS ALUNOS ASSISTIREM A REUNIAO, COM ISSO ELES CONVERSARAM DURANTE MUITO TEMPO E VIMOS TODOS LEVANTANDO AS MAOS, COMO ESTAVAMOS DO LADO DE FORA DO AUDITORIO, VIMOS TODOS QUE FORAM FAVORAVEIS A GREVE, NAO VOU CITAR NOMES PARA NAO COMPROMETER OS PROFESSORES, MAS ELES VOTARAM PARA CONTINUAR COM A GREVE ATE TERÇA. COM ISSO SE NAO TIVER O PAGAMENTO DO MES DE ABRIL NA SEGUNDA FEIRA ELES NAO VOLTAM NA TERÇA. BOM ACHO QUE COM ISSO PRATIMAMENTE PERDEMOS ESSE PERIODO, POIS A FACULDADE JA MOSTROU QUE NAO TEM DINHEIRO EM CAIXA PARA EFETUAR ESSE PAGAMENTO, É TRISTE MAS COMO EU JA DISSE AQUI ONTEM E VOU DIZSER NOVAMENTE ENQUANTO ALGUNS AI FICAM QUERENDO SER MELHORES QUE OS OUTROS COM BRIGAS ENTRE CURSOS, NOSSA FACULDADE AFUNDA A CADA DIA MAIS, ENTAO NAO ADIANTA ALUNO DE MEDICINA NEM DE ODONTO NEM DE DIREITO E FARMACIA E ETC FICAREM QUERENDO SER MELHORES UNS QUE OS OUTROS O QUE FICA DE REAL NESSE MOMENTO É QUE PELO QUE VEJO TODOS NOS VAMOS PERDER O PERIODO SEM MESMO TER ESTUDADO...
ResponderExcluirROGÉRIO MORAES
DIRETORIO DE FARMACIA
Corrigindo PRATICAMENTE (ESTAVA PRATIMAMENTE).
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirentrei meio dia nesse trem aqui, e tava 40 mil visitas, agora ja ta 47 e lá vai bordoada!
ResponderExcluiracho q há uma teoria da conspiração, o editor quer q a greve continue pro blog aparecer e ir tudo pro faustao!
só pode
haueahue
ROGÉRIO, a reunião acabou agora? Pq o Paulo ainda não att o blog! Muito obrigada por nos informar!
ResponderExcluirInfelizmente tb duvido q consigam pagar na segunda. Lógico q devem lutar pelos seus direitos, mas se a Unig conseguisse pagar a partir de maio todo mês certinho já não seria ótimo pra eles? Intransigência pode custar caro pra todos nós.
ResponderExcluirGente, a reuniao acabou eram mais ou menos 21:00, todos ficaram ainda conversando depois da reuniao la, estavam um representante do DCE um do direitorio de direito um de veterinaria e um aluno de odonto. Infelizmente todos nos saimos de la muito tristes...
ResponderExcluirRogério Moraes