Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Polícia Federal poderá investigar universidades privadas do estado

     O presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Paulo Ramos (PDT), irá enviar ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF) uma representação para que seja aberta uma investigação junto às instituições de ensino superior privado que atuam no estado. No documento, Ramos denunciará as universidades pelo não recolhimento de encargos sociais e pela participação de empresas financeiras em grupos mantenedores de centros de ensino superior particulares. "Estamos caminhando com o sindicato e temos recebido muitas denúncias. Vamos solicitar à Superintendência Regional do Trabalho para que faça inspeções nas instituições que vamos relacionar. Hoje, elas têm acionistas com grande participação que, simultaneamente, financiam bolsas de estudos para universitários. Cabe, na minha avaliação, uma investigação rigorosa da PF nesses casos", informou o parlamentar, durante audiência pública nesta segunda-feira (10/05).
     A intenção de transferir a responsabilidade pela coordenação da Política de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) para outros ministérios também foi criticada durante o encontro. Segundo a assessora do Sindicato dos Professores do Município do Rio e Região (Sinpro-Rio), Aparecida Tiradentes, 90% das instituições de ensino superior são particulares e 75% dos universitários brasileiros estão nas universidades privadas. "Tirar da esfera do MEC a fiscalização do ensino superior é uma situação extremamente grave. No último congresso das mantenedoras deste nível de ensino, ficou deliberado que um dos pontos de reivindicação junto ao Congresso Nacional seria em favor da mudança da função regulamentadora e de coordenação da Política de Ensino Superior privado do País. A ideia seria transferir essa atribuição para outros ministérios, como o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Essa posição é a da lógica do ensino como mercadoria, o que nos preocupa muito", disse Aparecida.
     Representante da Superintendência Regional do Trabalho, Eliezer Ferreira dos Santos afirmou que os responsáveis por essas instituições sofrerão as punições cabíveis caso fique comprovado que elas não estão cumprindo a legislação trabalhista. "A partir do momento que a instituição não deposita o direito do trabalhador, ela está cometendo uma irregularidade. O Ministério do Trabalho e Emprego, através de sua fiscalização, sempre que toma conhecimento de situações como essa tem que agir. A empresa deverá ser autuada e as providências serão tomadas", comentou Santos.
     Estiveram presentes no evento os diretores do Sinpro-Rio Viviane Siqueira e Paulo Cesar Azevedo, além da Coordenadora da Comissão de Educação Superior, Magna Corrêa, e o 2º vice, Antônio Rodrigues.

Fonte: Alerj

35 comentários:

  1. Paulo com todo o respeito que tenho pelo senhor, vou repetir uma pergunta que já foi feita VÁRIAS vezes e até agora NÃO FOI RESPONDIDA: PORQUE OS SENHORES NÃO AVISAM O MEC? PARECE QUE NEM PENSAM NA POSSIBILIDADE... QUAL O REAL MOTIVO DE NÃO QUEREREM COMUNICAR O MEC JÁ QUE OBVIAMENTE ESTA PODERIA SER A SOLUÇÃO.
    Att, aluna.

    ResponderExcluir
  2. http://www.deputadopauloramos.com.br/contatos.asp
    vamos mandar email para o deputado paulo ramos do sindicato dos professores do rio.. denunciando essa má administração da unig que certamente tem algo de muito estranho por debaixo dos panos..

    16 de novembro de 2008
    Fábio Raunheitti voltará à política em 2010
    Circulando por Itaperuna na véspera da eleição (veio para votar), o ex-deputado estadual Fábio Raunheitti cercado por amigos afirmou que pretende retornar à política em 2010. Pretende disputar o cargo de Deputado Federal.


    DIRIGENTES

    Chanceler "In memoriam" - Fábio Raunheitti

    Reitor - Antonio José Mayhé Raunheitti

    Vice-Reitor - André Nascimento Monteiro

    Pró-Reitora Acadêmica - Profª Simara da Costa Guimarães

    Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa - Profº Gilberto Mendes de Oliveira Castro

    Pró-Reitor Administrativo -

    Diretor Geral do Campus V (Itaperuna) - André Nascimento Monteiro

    Secretária Acadêmica - Maria de Fátima Mayhé Raunheitti Ramos

    AI TEM COISA!!!

    ResponderExcluir
  3. Fábio Raunheitti (PTB- RJ) - Sua rede de faculdades particulares no Rio de Janeiro recebeu nos últimos cinco anos US$14,9 milhões de subvenções sociais do Orçamento. Houve irregularidades na aplicação do dinheiro. Notas fiscais frias foram usadas na prestação de contas. Movimentou US$3,4 milhões em suas contas bancárias nos últimos anos.
    http://www.colband.com.br/ativ/nete/cida/linh/temp/bras/poli/h1-g.htm

    ResponderExcluir
  4. Nossa a investigação vai ser trabalhosa na UNIG...
    dessa forma os alunos conhecerão face do dono dessa UNIVERSIDADE... será lindo ver a PF prendendo ele pela TV...
    Obs: na UNIG vários serão presos...

    ResponderExcluir
  5. http://www.orkut.com.br/Main#FullProfile?uid=14890456629646581959
    ele tem orkut... o filha da putaa...

    ResponderExcluir
  6. digitem no orkut lá pra procurar perfil Raunheitti... pra conhecermos a corja... esse sobre nome é motivo de vergonhaaa.... lá tem todos esses nome q sempre lemos relacionados a UNIG.

    ResponderExcluir
  7. Tenho pena do Fábio Raunheitti pai, que já faleceu há alguns anos. Ele tinha AMOR pela UNIG, foi só ele falecer que começou a bagunça. O coitado deve sentir tristeza quando vê o que seus filhos fizeram com sua Universidade. É uma pena.

    ResponderExcluir
  8. QUANDO VOLTA AS AULAS??

    ResponderExcluir
  9. boa pergunta aí de cima!

    ResponderExcluir
  10. Boa pergunta mesmo... TA todo mundo querendo saber quando volta as aulas, e outra se vai precisar pagar a facul esse mês??

    ResponderExcluir
  11. Se num tiver amanhã, sexta fica dificil. Daí jogam pra segunda. Mas segunda os profs vão esperar pra ver se cai a grana na conta. Num vai cair e a greve vai continuar.
    Tomar no $#!

    Virou férias agora.
    Por isso que esse BraZil não vai pra frente.

    ResponderExcluir
  12. Sou acadêmica da UNIG- CAMPUS V, estudo aqui por ter conseguido legalmente através do ENEM uma bolsa integral no curso de Bacharelado em Enfermagem.
    Á alguns dias venho acompanhando o Blog, pela situação que se encontra a Universidade, e por esses motivos penso que é lastimável o que se passa em nossa instituição... Quando aqui cheguei a cerca de três anos e meio, me lembro bem de uma propaganda que se passava na rádio da cidade: "Venha estudar na UNIG, o maior campus privado da América Latina", se esta é ou não a maior, não posso afirmar, mas o que importa é que ao ouvir isso senti um orgulho imenso por fazer parte da UNIG, talvez por vim de família simples, cidade pequena sempre que alguém falava mal da "minha faculdade" eu retrucava, sempre tentei mostrar que a UNIG tinha sim seu valor... Os anos passaram e fui vendo coisas totalmente inaceitáveis acontecendo aqui, professores sem seus merecidos salários, falta de campo de estágio para os acadêmicos, salas superlotadas, entre outros... Falta organização, faltam pessoas que acreditem na importância do ensino, falta respeito com os sonhos dos outros!
    Só ouvimos falar em Diretório Acadêmico quando se fala em CONEAS, CONECADES, OREM, entre outros congressos que na verdade não passam de pretexto para festa. Não quero parecer chata ou coisa parecida, apenas penso que se existe Diretório para os momentos de lazer, este deve estar presente nos momentos de união coletiva como o que estamos passando. Pois o que vemos é que só os professores se reúnem, só os professores protestam. A iniciativa dos cursos no início deve sim ser mencionada (apesar de certos acontecidos), mas dois dias apenas não bastam, os problemas da Instituição vão além dos salários atrasados, e vamos ser francos caros colegas, no final quem sempre perde somos nós! Nos que um dia acreditamos na Instituição e investimos mais que dinheiro, investimos objetivos e confiança!
    Se houverem condições, este ano estarei me formando, talvez ate oradora de minha turma, espero ter coisas boas a dizer sobre esta instituição, ainda creio que será possível mencionar bons adjetivos. Acredito, pois a alguns dias como disse, venho acompanhando o blog, e ao ver do que pessoas do BEM como o SR. Paulo Roberto Pedagogo, Sindicalista e Petista que certamente poderia estar com outros cargos e não se importar com tantos problemas, se mostra uma pessoa fiel ao ato de educar, e que respeita os sonhos que tantos. Parabenizo-o pela coragem e pela dedicação!

    Concluo com a esperança de ter em meu discurso de conclusão da graduação palavras que demonstrem a dedicação e a realização de pessoas que se empenharam para mudar uma triste realidade.
    Não quero ao falar sobre a UNIG, apenas citar um epitáfio que hoje seria o mais apropriado:
    Aqui jaz a esperança
    A última que morre.
    Já não há que lhe ore.

    PS: Ainda acredito na UNIG!

    Marilza Lima, acadêmica do 7º período da Universidade Iguaçu- Campus V.

    ResponderExcluir
  13. Noassa Marilza vc arrazou... Meus Parabéns...
    Concordo plenamente com vc, ao ler sua mensagem sinceramente me emocionei, pois tudo issu que vc sentiu é oq todos nós alunos sentimos tb... Apesar de todos os comentários que temos vistos nesse blog, tenhu certeza que todos pensam como vc... Que sua mensagem possa servir de reflexão para todos os alunos que entrar no blog...
    Meus Parabéns..

    ResponderExcluir
  14. Em meio a tantos companheiros que vejo por aqui vagando e sem rumo sendo necessário o MAURICIO DE SOUZA PARA INTERPRETAR AS COISAS, têr o prazer de lêr um comentario deste..
    Valeu a pena..
    Um abraço parabens faço medicina e gostaria de têr o prazer de trabalhar com uma profissional como você..
    abraçO!

    ResponderExcluir
  15. Belas palavras Marilza! Eu tbm como aluno do 7ºperiodo de enfermagem estou acompanhando esse bog e estou apreensivo com essa situação em q se encontra a nossa universidade. Espero q tudo se resolva e q "a corda não arrebente para o lado dos alunos".


    Jefferson Braga de Lira

    ResponderExcluir
  16. AAAA grandesss merdaa e as nosssas aulas???

    ResponderExcluir
  17. Eu quero é aula e n palavras bonitas...

    ResponderExcluir
  18. Aula que é bom nada.. e nós alunos que pagamos todo o semestre de uma só vez estamos (...)

    ResponderExcluir
  19. Marilza parabéns pela lucidez e facilidade de expressão. Certamente vc será uma grande profissional e a sociedade saberá te valorizar.

    Concordo plenamente em relação aos diretórios acadêmicos. Frente a esta situação crítica mostram o quão inoperantes, despreparados e pq não dizer medrosos são. O meu se limita a repassar as informações. Ótimo q esteja fazendo isto, mas é pouco, muito pouco... pra isto tenho este blog q é muito superior.

    Mas confesso q nunca esperei nada de diretórios, pq a meu ver são a junção de vaidosos q desejam antes de tudo "aparecer". São políticos apenas.. vc acredita em políticos? Eu não!

    ResponderExcluir
  20. e alem de te td querem ganhar aquele malandro descontao!!!kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. fala sérioo isso aki já está virandooo piada
    aind Mais essa tal de MARILZA.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    conta outraaaa..
    que grande profissional oq!!
    eu qro é aulaaaaaaaaa!!

    ResponderExcluir
  22. QUE LUCIDEZ...peraeee genteeee vcs não acordam nãooo??? oq adianta um monte de abrobrinhass para confortar nossos coraçoes???? a faça me o favor, minha querida MArilza, vc perdeu mto tempo comessas palavrinhas querida, mas o negocio é o seguinte, nao sao palavras bonitinhas que irão trazer nossas aulas, e nem o dinheiro dos nossos pais que ja pagaram o semestre todo entendeuu!!!

    Marina 6º período MEDICINA

    ResponderExcluir
  23. Marina a Marilza perdeu tempo com as palavras? E vc não está perdendo tempo escrevendo aqui???? Deixa de ser grosseira menina.. educação e respeito em primeiro lugar. Vc acha q vai mudar algo ofendendo alguém?

    Abobrinhas quem escreveu aqui, entre outros, foi vc. Aproveite q está sem aulas e estude boas maneiras. Ah e tb sou da MEDICINA colega...

    ResponderExcluir
  24. não tem ninguém com esse nome no sexto período de medicina ¬¬
    que perda de tempo hein...

    ResponderExcluir
  25. fuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    ahuehauea

    ResponderExcluir
  26. Marina 6 periodode medicina?????de itpaeruna??
    nao eh nao!

    fala ai e ainda n quer se assumir nao neh!

    ResponderExcluir
  27. GALERA, E COM MUITA TRISTEZA QUE VENHO AQUI PARA DIVULGAR PARA VCS, FUI VER NO QUE IRIA DAR A TAL REUNIAO DE HJ AS 19:00, BOM OS PROFESSORES NAO DEIXARAM OS ALUNOS ASSISTIREM A REUNIAO, COM ISSO ELES CONVERSARAM DURANTE MUITO TEMPO E VIMOS TODOS LEVANTANDO AS MAOS, COMO ESTAVAMOS DO LADO DE FORA DO AUDITORIO, VIMOS TODOS QUE FORAM FAVORAVEIS A GREVE, NAO VOU CITAR NOMES PARA NAO COMPROMETER OS PROFESSORES, MAS ELES VOTARAM PARA CONTINUAR COM A GREVE ATE TERÇA. COM ISSO SE NAO TIVER O PAGAMENTO DO MES DE ABRIL NA SEGUNDA FEIRA ELES NAO VOLTAM NA TERÇA. BOM ACHO QUE COM ISSO PRATIMAMENTE PERDEMOS ESSE PERIODO, POIS A FACULDADE JA MOSTROU QUE NAO TEM DINHEIRO EM CAIXA PARA EFETUAR ESSE PAGAMENTO, É TRISTE MAS COMO EU JA DISSE AQUI ONTEM E VOU DIZSER NOVAMENTE ENQUANTO ALGUNS AI FICAM QUERENDO SER MELHORES QUE OS OUTROS COM BRIGAS ENTRE CURSOS, NOSSA FACULDADE AFUNDA A CADA DIA MAIS, ENTAO NAO ADIANTA ALUNO DE MEDICINA NEM DE ODONTO NEM DE DIREITO E FARMACIA E ETC FICAREM QUERENDO SER MELHORES UNS QUE OS OUTROS O QUE FICA DE REAL NESSE MOMENTO É QUE PELO QUE VEJO TODOS NOS VAMOS PERDER O PERIODO SEM MESMO TER ESTUDADO...


    ROGÉRIO MORAES
    DIRETORIO DE FARMACIA

    ResponderExcluir
  28. Corrigindo PRATICAMENTE (ESTAVA PRATIMAMENTE).

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  30. entrei meio dia nesse trem aqui, e tava 40 mil visitas, agora ja ta 47 e lá vai bordoada!
    acho q há uma teoria da conspiração, o editor quer q a greve continue pro blog aparecer e ir tudo pro faustao!
    só pode

    haueahue

    ResponderExcluir
  31. ROGÉRIO, a reunião acabou agora? Pq o Paulo ainda não att o blog! Muito obrigada por nos informar!

    ResponderExcluir
  32. Infelizmente tb duvido q consigam pagar na segunda. Lógico q devem lutar pelos seus direitos, mas se a Unig conseguisse pagar a partir de maio todo mês certinho já não seria ótimo pra eles? Intransigência pode custar caro pra todos nós.

    ResponderExcluir
  33. Gente, a reuniao acabou eram mais ou menos 21:00, todos ficaram ainda conversando depois da reuniao la, estavam um representante do DCE um do direitorio de direito um de veterinaria e um aluno de odonto. Infelizmente todos nos saimos de la muito tristes...


    Rogério Moraes

    ResponderExcluir