Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

UMA GREVE VITORIOSA


Sem dúvida alguma o movimento dos professores da UNIG, conduzido por seu representante legal o SINPRO NNF e apoiada pelos alunos, foi, ou melhor, está sendo um sucesso. Está sendo porque a greve só acaba quando for depositado o pagamento de março, que será pago no máximo até dia 07/05 sexta feira conforme acordo judicial. Isso se cumprindo aí sim na próxima terça feira dia 11/05, por que na segunda feira dia 10/05 é feriado em Itaperuna, as aulas na Universidade voltam à normalidade.
 O nosso movimento é vitorioso por duas razões:
1.      Ficou mais que comprovado, a UNIG vive um caos financeiro e só deixaram o movimento chegar onde chegou, porque não haviam meios de solucionar. Portanto, o pagamento do salário de março é o ponto mais vulnerável do acordo. Conseguirmos o não desconto dos dias parados, a estabilidade até dezembro e termos prazo para juntos, Sindicato, Professores e Universidade formatarmos uma proposta para pagamento dos passivos trabalhista, foram conquistas políticas importantíssimas. As outras questões financeiras creio serem mais exeqüíveis, pelo que consideramos a segunda razão da vitória.
2.       Na “assembléia” que a direção do CAMPUS V “armou” com o objetivo de desqualificar o Sindicato na audiência na justiça do trabalho, onde inclusive lesaram a boa fé de alguns professores presentes, teve uma coisa extremamente positiva da qual eles não puderam recuar: Elegeram um Diretor Geral do CAMPUS V, com o objetivo de gerir aqui o que for arrecadado aqui. Mais ou menos assim: O que se arrecada aqui, paga-se os funcionários, os compromissos do CAMPUS V e o restante é mandado para o caixa central da Universidade. Essa idéia é muito boa, mais, melhor ainda foram as pessoas escolhidas para aos cargos de diretor e vice diretor; Dr.Elias Daruís e Dr. Eugênio Carlos, são pessoas de uma seriedade incontestável, têm credibilidade entre os professores, alunos e na comunidade em geral. O documento emitido pela mantenedora legalizando a nomeação dos dois chegou ao CAMPUS ontem à tarde. Isso nos da à certeza de que os outros compromissos financeiros agendados no acordo judicial se cumprirão.
Portanto pessoal ter feito a paralisação foi importantíssimo, forçamos essa saída, pois o impasse parecia intransponível, segundo fomos informados na dita “assembléia” houve uma proposta de voltarem às aulas sem nenhum pagamento, só com e eleição dos novos gestores e com a arrecadação de maio pagar março aos professores, nesse momento o Dr. Elias Daruís, com sua liderança forte, assumiu a palavra dizendo que o retorno só com pelo menos um pagamento e com recursos vindos de lá, Nova Iguaçu e conduziu uma consulta aos presentes que concordaram por unanimidade.
Eu tenho pouquíssimas informações sobre essas mudanças, o Sindicato ainda não conversou com os novos gestores. Essa conversa deverá se dar em breve até por força do acordo judicial, pois temos um prazo de 60 dias para construirmos juntos uma proposta para pagamento dos passivos.
Nossa assembléia de ontem, a dos legítimos representantes dos professores, foi muito boa, discutimos com os professores a forma de construção do acordo possível, houve compreensão geral de que no quadro caótico em que se encontra a Universidade não há mais em que avançar e nem como cobramos o cumprimento da palavra do Sr. Antonio José os dois salários.
 Depois passamos na direção conversamos com os professores André Monteiro e Juliano França e consensamos que mesmo que eventualmente o pagamento de março saia antes do dia 07/05 sexta feira, devido ao dia das mães e o feriado em Itaperuna senda feira, dia do aniversário da cidade, as aulas só voltam dia 11/05 terça feira.
Por tudo isso queridos colegas professores, nosso retorno às aulas tem que ser de uma forma apoteótica, vamos arrebitar o nariz, levantar o topete e encarar nossos alunos de frente. Tenham a mais absoluta certeza, a partir do dia 11/05 a UNIG não será mais a mesma, eles sabem de nossa capacidade de luta e certamente não foi bom prova - lá.
Aos nossos alunos temos que passar segurança, convencê-los dos avanços conquistados, da importância de pagarem suas mensalidade e não se transferirem da Universidade, pois agora a coisa está em mãos competentes e certamente respeito aos professores, alunos e ao Sindicato haverão. JUNTOS VENCEMOS

18 comentários:

  1. Realmente, PARABÉNS AO SINDICATO, o apoio foi excelente e, diferente do que "alguns" professores dizem, não se trata de um representante reacionário. Por várias vezes quem segurou medidas mais drásticas foi o Paulo e se a UNIG quiser, verdadeiramente, andar direito, que tenha melhor contato com o sindicato, ele não está contra vocês, ele está a favor do que é certo e sempre com excelentes poderações. Uma vez um professor até questionou se ele estava sendo "comprado" pela UNIG, na verdade ele é sensato e trabalhou MUITÍSSIMO BEM PELA UNIG E PELOS PROFESSORES.
    Aos alunos que estão indignados com os professores que assinaram a "tal" lista, esqueçam isso, estive na reunião, não assinei pois tive o discernimento para não fazê-lo, não achei certo, mas quem assinou foi levado pela alta credibilidade dos Professores Elias e Carlos Eugênio, não viram que se tratava de uma "armadilha", mas pensaram nos alunos e em uma solução, só isso.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, como aluno é graficante ver como um sindicato funciona, todos torcems muito para que agora tudo melhore, pois a Universidade tem potencial para isso e professores capacitados...
    Com certeza esse professores funcionarão muito melhor com salários em dia tb...
    Agradecemos ao sindicato... e a União faz a força...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo (da postagem anterior):
    "Ponderações", o erro foi de digitação!

    ResponderExcluir
  4. Vamos esperar que sexta seja depositado o slario de março, caso isso não ocorra ,devemos sim voltar a greve, o que não pode é garantir e empenhar a palavra e na hora nada acontece, BASTA.

    ResponderExcluir
  5. OLá Paulo
    Meus parabens ao sindicato por esta greve histórica!!!! Gostaria de saber sob o salario de abril? Ele será pago no decimo dia util desse mes?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. meus parabéns ao senhor paulo e ao sindicato... fizeram otimas escolhas, dr elias é o cara. E nos alunos, estamos radiante, voltar as aulas é tudod e bom!!!! parabens.

    ResponderExcluir
  7. O unico problema é que todos sabem que a UNIG vai voltar a atrsar os salarios. Ate sexta é certo que eles pagam, pois a greve nao pode continuar... Mais esperem dois meses para ver..

    To vendo as ferias de julho durarem ate setembro..

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa eu não consigo entender... Uma Universidade desse tamanho, como pode viver um caos financeiro? Tem caixa 2 nessa porcaria??
    SÓ PODE, não tem explicação pra tanto dinheiro sumir! Todo mundo sabe que ALGUNS dos nossos queridos administradores não eram nada e estão na Unig por "indicações". É assim que uma universidade vai pra frente? Sem falar nesse bando de funcionários do CAMPUS V que atendem super mal as pessoas, nada sabem solucionar! Estão trabalhando pq ainda? Pp foram indicados?? Claro que não podemos generalizar, existem ótimos funcionários e atendentes na Universidade, mas garanto que alguns estão lá como amebas, e nada fazem, apenas ficam na internet o dia todo e nem querem saber de atender o telefone. EU, como aluna, já vi essa situação inúmeras vezes. Como conseguir novos alunos sem um simples atendimento pelo telefone?? PRONTO, FALEI!
    Mas enfim, apesar de todos os problemas administrativos, eu amo a minha faculdade, e falo isso justamente por querer que ela cresça e se desenvolva. Espero que com os Drs Elias e Eugênio as coisas 'desenrolem'.
    Boa sorte pra gente!

    ResponderExcluir
  9. VIVA O SINDICATO!
    VIVAM OS PROFESSORES!
    VIVAM OS ALUNOS!
    VIVA A UNIG!

    ResponderExcluir
  10. Legal, parabéns!
    Mas, sem querer ser chato, umas aulinhas de pontuação, gramática e ortografia para o editor do blog não seriam má ideia.

    ResponderExcluir
  11. Ele é professore de portugues da UNIG....

    ResponderExcluir
  12. Apenas para os dois últimos comentários eu gostaria de deixar esclarecido que, muito possivelmente, tratá-se de dois professores que não estavam nas reuniões e não participaram das medidas saneadoras pleiteadas. Possivelmente os senhores vão receber os louros das vitórias logradas no calor das batalhas e mesmo assim preocupam-se com essas coisas menores deixando para trás a ética, a educação e a classe que deveriam ter!
    Não sejam rídiculos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. parabéns pelo comentário

    dois idiotas, e concordo, com certeza são professores.

    aff

    ResponderExcluir
  14. Esses dois idiotas estão fazendo esses comentários puramente por que não tem o espírito de liderança e de luta que o professor Paulo tem!!! É muito fácil ficar de fora sem fazer nada e criticar o que os outros, que têm coragem, fazem.

    ResponderExcluir
  15. Gente vamos centrar o debate no que é mais importante e o objetivo do blog; a informação, seu conteúdo e a interatividade.
    Tenho plena consciência das minhas limitações em pontuação, gramática e ortografia e tenho humildade suficiente para sentar com os críticos e ter as tais aulinhas, desde que não tenha que pagar por elas, porque ando mais quebrado que arroz de terceira.
    Sei da importância de um texto bem redigido, mais que o blog, mesmo com textos as vezes truncados, foi uma ferramenta importantíssima em nossa luta nos últimos dias isso não se pode negar, haja visto as mais de 12000 visitas durante a paralisação da UNIG.
    A ajuda pode vir dos críticos e também dos que não fizeram criticas, afinal a demanda realmente existe.

    ResponderExcluir
  16. genti e ai??
    aleguem sabe se saiu os salários???

    ResponderExcluir
  17. Não sai o salario, Agora pergunto vão voltar as aulas, pelo Amor de Deus
    NUNCA

    ResponderExcluir
  18. 1200 visitas??aÊ rapaiz, blog bombandooo!!parabééns pelo sucesso!!

    ResponderExcluir