Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

terça-feira, 4 de maio de 2010

TERMINA A AUDIÊNCIA, SEM VITORIOSOS E NEM DERROTADOS.


A juíza do trabalho de Itaperuna Dra. Roseana iniciou a audiência perguntando ao representante da UNIG o que ele tinha a dizer sobre o passivo, ele fez umas ponderações e apresentou uma ata de uma assembléia feita hoje no CAMPUS V, com assinatura de 61 professores, dizendo que eles haviam eleitos um gestor aqui de Itaperuna e que todos os recursos gerados aqui seriam por ele administrado. E mais, esse grupo apresentava e aceitava uma proposta apresentada por eles mesmos para pagamento do passivo de 12 milhões (até 2008) e do passivo de 2009. Além de terem apresentado e aceito uma proposta de saírem da greve.
Literalmente puseram o representante da UNIG numa fria e o orientaram mal, pois ele questionou as presenças nas assembléias convocadas pelo SINPRO querendo saber quantos assinaram em nossas listas de presença com o intuito de desqualificar a nossa representação e de valorizar a deles por ter maior presença. Só que nós replicamos dizendo que essa assembléia caracterizava assédio moral, pois, eu, o professor Nicanor e a professora Elaine, saímos do CAMPUS ontem às 21h, estávamos reunidos inclusive com alguns coordenadores e não se falou em assembléia hoje e o mais grave vários professores ligaram hoje a tarde para o sindicato querendo saber que ata era essa que eles estavam sendo chamados para assinarem. Que vergonha! Tanto a juíza quanto o procurador do MPT – Ministério Público do Trabalho, disseram que quem convoca assembléia é o Sindicato, desqualificando a infeliz idéia.
Mais vamos ao que nós, legítimos representantes dos professores, achamos mais importante. A proposta “genial e relâmpaga” criada por eles foi além de descaracterizada, considerada altamente abstrata. O sindicato falou que tinha uma proposta concreta para apresentar. Que depois de apresentada a UNIG achou inviável, pois existem muitas penhoras em sua receita e dificilmente cumpririam da forma que propúnhamos.
Criou-se um impasse, então o SINPRO propôs discutirmos uma proposta que viabilizasse a saída da greve e que os passivos fossem discutidos com a UNIG e apreciada por uma assembléia convocada pelos legítimos representantes dos professores, o SINPRO NNF, e que depois de aprovada seria homologada naquele juízo, e que foi aceito. E a juíza disse que isso terá que ser feito em um prazo máximo de dois meses.
Então professores, em nossa assembléia de amanhã às 8h, lá no CAMPUS, vamos apreciar a sentença judicial em anexo e traçarmos nossas estratégias, pois muito trabalho teremos.  

34 comentários:

  1. Blagh! Que nojento! Vou vomitar! Que 61 professores são estes? Eles existem? Não acredito que algum professor, fora os de sempre, tenha tido coragem para cometer isto. Que troço asqueroso! Estes 61 professores... O que será que eles trasnmitem em sala de aula? Meu Deus! Esta direção, por mais suja que seja, ainda consegue surpreender com o seu repertório de vilanias. É tá difícil...

    ResponderExcluir
  2. e conclusao.. vai ter aula quando!?
    alguem sabe dizer!?!

    ResponderExcluir
  3. genti naum to acreditandooo... a juíza deu um prazo de 2 meses pra resolver esse impasse... a UNIG pod enrolar issu até por dois meses e nó facamos sem aula???
    é issuuuu???

    ResponderExcluir
  4. as aulas retornam assim que o primeiro pagamento sair.Provavelmente na terça já tem aula normaal.

    ResponderExcluir
  5. É um absurdo aceitar, pois não cumpriram os outros acordo com multa perante juiz, e não irão cumprir esse tambem. Cade os outros acordos do passivo com multa assinado pelo juiz nada foi feito ate hoje,,
    Que justiça e essa, acabar a greve sera piada e mulhação e aceitar a impunidade.

    ResponderExcluir
  6. Vamos sorir, pagar multa de 20 porcento, eles não cumprem nada como ja fizeram, mesmo perante juiz. Eles so pagaram o março os demais salarios sairão com atraso e nada de multa ,
    não aceitem. Pelo menos 2 salários agora,
    NÃO ACABEM A GREVE ASSIM SERA UMA DESMORALIZAÇÃO TOTAL

    ResponderExcluir
  7. ACABEM ESSA GREVE LOGO! Nós alunos queremos estudar! Ficaremos muito prejudicados! Dois meses? Tempo pra terminar um periodo! E se não voltar em dois meses? Perderemos o periodo e teremos que fazê-lo de novo? Que isso?
    PELO AMOR DE DEUS!
    Olhem para os alunos, por favor!
    Estamos sendo muito prejudicados com tudo isso!

    ResponderExcluir
  8. Q doidera velho,vo nem paga a faculdade entao se ficar 2 meses.

    ResponderExcluir
  9. Outra proposta de acordo a ser feito pelo Sindicato?
    Ora! Que é isso? Não parece o que está assinado, que é um ACORDO.
    A Unig já propôs um acordo, 61 professores assinaram, há força judicial.. E o Sindicato quer fazer outra proposta? Que isso? Não estão satisfeitos? O que vale mais: Alguns do sindicato ou a força de 61 professores?
    Com todo respeito, na situação que estamos não acho viável que fiquem até dois meses resolvendo isso. Lamentável.

    Os alunos querem estudar! Muitos pagam aluguel de apartamento, passagens de vans, etc. Há um prejuizo tremendo por parte deles.

    Pelo meu ver, houve agora um acordo legítimo. E o sr, Paulo, acabou de assinar!
    Se a Unig vai se comprometer ou não, isso é hiper subjetivo e não temos uma bola de cristal pra advinhar. E se descumprir? As vias legais existem!

    O problema atual deve ser sanado. E, está aí um acordo que o soluciona.

    Reitero e peço novamente que respeitem o acordo que ambas as partes firmaram hoje, e que as aulas retornem o mais rápido possível.

    Me desculpe, sr Paulo, se pareci ofensivo. Mas a verdade é o fato de estar indignado.

    ResponderExcluir
  10. Caros professores... ACEITEM, voltem a dar aula por nós para concluirmos o semestre, terminando o semestre vcs criam VERGONHA NA CARA e saiam dessa Universidade precária e nós alunos porderemos pedir transferencia tb... no próximo semestre só vai fikr na UNIG pessoas q ainda insistem em acreditar nessa furada e outros q naum estão preocupador com o futuro...
    VOLTEM PROFESSORES... QUEREMOS TERMINAR ESSE SEMESTRE... A UNIG JÁ ESTÁ CHEGANDO AO FIMMM...
    Naumm, ao fim naum, com certeza no próximo vestibular para atrair novos alunos farão maravilhosas PROMOÇÕES q irão atrair mtosss BOBOS... p/ manter essas promoções colocarão mais professores MERDAS q nem pós-graduação temmmm...
    VOLTEMMM A DAR AULAS... POR FAVORRR...

    ResponderExcluir
  11. Vc's ainda levam a sério essa Universidade?
    Não se sabe mais quem são os donos, quem é a pessoa encarregada de tomar as decisões em Nova Iguaçu,nem em Itaperuna...

    O Aluno não tem acesso a nada na Unig, parece que ele não pode saber de nada do que acontece na Universidade do qual aliás quem mantem a Universidade é ele ou não? É um mistério mesmo essa Universidade; talvez muito do que está acontecendo seja fruto dessa falta de comunicação dos dirigentes/professores com o aluno e a falta de acesso às informações ao aluno (a principal pessoa que faz a faculdade ter sua renda, paga os professores, funcionários e mantém a faculdade e é a pessoa mais mal tratada na Universidade) das decisões que acontecem na Universidade.

    Sinto pena mesmo e me solidarizo com os alunos porque eles não tem culpa de nada e estão sofrendo por problemas que não são deles.

    ResponderExcluir
  12. Amigos, esta proposta é uma vergonha devem pagar pelo menos dois salarios, caso mcontrário não iremos ver mais salario este período.

    ResponderExcluir
  13. E aí galera, tem ou não aula hoje?

    ResponderExcluir
  14. Ué não deve ter né, na ata da audiência ali em cima informa que o pagamento será efetuado no dia 7 de maio(sexta)...
    isso se acontecer mesmo o pagamento... :/

    ResponderExcluir
  15. Voces professores não tem vergonha na cara mesmo. Varios acordos ja foram feitos perante e juiz e nunca foram cumpridos.

    É certo que até sexta irão realizar o pagamento de uma mensalidade sim, agora o resto podem esperar sentados. Todos conhecem a UNIG, mesmo quem não estuda ou trabalha conhece, sua fama é nacional... Para eles um documento assinado em juiz nao diz nada... Deveriam é criar vergonha na cara e exigir no mínimo os dois salarios...
    PROFESSORES VOCES SÃO UMA VERGONHA PARA O BRASIL.

    ResponderExcluir
  16. Daqui a alguns meses greve novamente, deveriam ter tomado uma providencia de uma vez por todas... Pagar os salarios dos professores nao conseguem, mais reformar a faculdade eternamente isso sim...
    Esperava que essa greve seria a ultima da minha faculdade, por isso apoiei os professores, mais pelo que estou vendo é so mais uma...
    Valeu professores por aceitarem, só não contem mais com meu apoio para nada.

    ResponderExcluir
  17. Os alunos estão corretos! agora quem assinou este acordo, isso é outro mistério??
    pelo menos dois salários, não acabem a greve!! sera discredito total, PROFESSORES DOIS SALÁRIOS

    ResponderExcluir
  18. Diante da total falta de comunicação entre a universidade e seus reais gestores, os alunos, nós alunos encontramos nesse blog um meio de expresar nossa indgnação e principalmente conseguir informaçoes.
    Acredito que muitos professores acompanhe por aqui esse dramalhao mexicano que nos imobiliza nos ultimos dez dias, sabemos que a situação dos senhores é a pior possivel, sem salarios, sem estabilidade, e nas ultimas semanas sem segurança, mas é em nome da maioria dos alunos que paga faculdade em dia, e q principalmente tem no conhecimento q vocês generosamente nos repassam talvez a unica oportunidade de melhorar de vida, de crescer intelectualmente e moralmente, que pedimos que os senhores em mais um gesto de generosidade e humanidade com seus alunos, retornem as aulas até o findar desse semesntre, a greve eh desgastante para todos, reconhecemos o valor dela, mas nessa situação ela nos rouba o direito constitucional de ir e vim, pois estamos pressos por um semestre inacabado a essa instituição que não merece os professores que tem os alunos que a mantem. Nos dê o direito de pelo menos poder pedir transferencia, terminem o semestre por favor, e ai sim soh retornem em agosto se todos os ponteiros estiverm sidos acertados.

    ResponderExcluir
  19. Poxa, os professores já fizeram tanta solidariedade. Acho que esse é o momento maior de solidariedade que cada professor pode dar.
    Por seu compromisso moral de ensinar, de educar.
    Em atenção aos alunos que estão sofrendo tanto e com a possibilidade de perder um semestre inteiro, por favor, retornem as aulas.
    Os alunos pagam em dia e não tem culpa de tudo isso.
    A unig, pelo acordo, se compromete a pagar.
    Se não pagar, há vias legais que vcs, professores, podem recorrer.
    Mas, em atenção aos alunos, voltem as aulas. Por favor.

    Muita gente tira o de comer em casa pra poder pagar a faculdade, e paga em dia. E não há retorno?
    Por favor, levem essas coisas em consideração.
    Depois, no fim deste semestre, resolvam isso. A justiça no Brasil tem amparo pra isso.
    E nós alunos, que ampararo teremos? Perderemos um periodo inteiro, que foi cheio de sacrificios, principalmente financeiros.
    Somos os mais fracos nessa história toda. E, dificilmente, teremos um amparo legal tão preciso quanto o q vcs poderão ter com este acordo firmado.

    Retornem às aulas, por favor.
    Seremos eternamente gratos e teremos em vocês, professores, um exemplo de serenidade, compaixão e amor pelo trabalho e de educar o próximo.
    Vocês não estarão atuando de forma vergonhosa, como alguns aqui postaram.
    Vocês estarão nos mostrando dedicação, amor e até heroísmo. Um espelho perfeito pra um discente que amanhã atuará em um mercado de trabalho dificil e com tantas opressões. E, mesmo assim, saberá lidar com as dificuldades. Superando a tirania de seus superiores em atenção ao mais necessitado, ao mais fraco.

    Vocês, professores, são nossos mestres e nos mostrarão valores que o dinheiro não paga.

    ResponderExcluir
  20. Paulo bom dia! Acho que seria justo ter acesso a esta ata da Unig, e expor no blog, para que possamos conhecer nossos colegas de trabalho os 61 professores, ou melhor nossos colegas antieticos, covardes, mentirosos, falsos e sem o minimo de respeito aos outros, sera importante para que nos tenhamos o cuidado quando estivermos ao lado deles na faculdade.

    ResponderExcluir
  21. A greve deve continuar, so retornamos com 2 salários, sei da situação de caos dos alunos eles estão corretos, mais no momento no vemos lei no País, nada se cumpre nem perante Juiz, logo 2 salário ou greve continua

    ResponderExcluir
  22. Caros colegas professores, é preciso esclarecer que esta ata com 61 assinaturas foi uma farsa. Os professores que a assinaram além de coagidos foram mal infomados sobre o que ela realmente representava. Recebemos ligação do coordnadores explicando uma coisa e depois foi dito outra. Esta história de comissão foi um golpe. Não condenem estes professores....

    ResponderExcluir
  23. Eu disse gente ali em cima, é um mistério, ninguém sabe de nada, ninguém tem acesso a nada... o máximo que o aluno sabe é o nome do professor ou do diretor, a Unig esconde tudo dos alunos;
    pobres alunos da Unig...

    ResponderExcluir
  24. Eu sou professora triste e indignada com tudo isso é uma vergonha. A direção da UNIG ontem por volta das 9 e meia tentou me ligar para assinar a tal lista, mas não me localizou. Eu nunca assinaria, preferia ser demitida. Infelizmente, as pessoas tem medo de tudo. Professores assistam o filme "Lula, o filho do Brasil" para ver se vcs tomam atitude contra as injustiças. Sinto muito pelos alunos, sei que nao tem culpa, mas infelizmente escolheram a UNIG.

    ResponderExcluir
  25. Ok professores entendo aqueles que assinaram, mais agora temos que reagir e não aceitar o acordo com apenas 1 salário, pois sera o fim o respeito ao docente.

    ResponderExcluir
  26. Com relacao ao professor ou coordenador que assinou a proposta e falaram uma coisa e aconteceu outra,e muito estranho! Hoje em dia acho dificil alguem assinar um documento sem ler ou assinar uma folha em branco!Professores e coordenadores que assinaram a proposta, nao tetem se justificar, pois vai piorar, apenas coloquem a mao na consciencia e facam uma reflexao da sua atitude infeliz!

    ResponderExcluir
  27. EEii acordem! Não vamos ficar 2 meses sem estudar não! aff
    Os passivos que têm de ser pagos em um prazo de 2 meses, mas isso NÃO SIGNIFICA que eles vão esperar os 2 meses para serem quitados pra voltarem as aulas! --'

    ResponderExcluir
  28. Me desculpem os professores e coordenadores que assinaram a proposta, mas voces estao no mesmo nivel do Sr Antonio Jose!Que pena para a classe. Acho tambem que voces trocaram a assinatura por um salario recebido por fora.

    ResponderExcluir
  29. Concordo quem assinou ela loucura ganhou por fora

    ResponderExcluir
  30. Blagh! Que nojento! Vou vomitar! Que 61 professores são estes? Eles existem? Foram inventados? Não acredito que algum professor, fora os de sempre, tenha tido coragem para cometer isto. Que troço mais asqueroso! Estes 61 professores... O que será que eles transmitem em sala de aula? Meu Deus! Esta direção, por mais suja que seja, ainda consegue surpreender com seu repertório de vilanias. É... ta difícil...

    ResponderExcluir
  31. PAULO..

    COMO FICOU A SITUAÇÃO DOS DEMITIDOS? FALARAM ALGUMA COISA???

    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  32. Demitidos é passadooo...

    ResponderExcluir
  33. GRAÇAS A DEUS OS DEMITIDOS É PASSADO...FICAR EM UMA INTITUIÇÃO COMO ESSA..PODE TER CERTEZA QUE NINGUÉM ESTÁ FAZENDO NENHUMA VANTAGEM...

    E PODE TER CERTEZA MEU CARO(A) COLEGA, VC UM DIA TERÁ QUE ENTRAR NA JUSTIÇA COMO EU ENTREI PARA RECEBER O QUE É DEVIDO...

    DEUS QUEIRA QUE A UNIG NÃO TENHA FALIDO ATÉ LÁ...POIS COMO ESTÁ INDO...A REDENTOR E AS FACULDADES DA REGIÃO IRÃO ENGOLIR...COMO JÁ FAZEM!!!

    ATÉ ++++

    ResponderExcluir
  34. COM CERTEZA,FICAR EM UMA INSTITUIÇÃO COMO ESSA, É CONTINUAR NÃO FAZENDO A DIFERENÇA...
    E O PIOR, AQUELA IDEIA QUE EU TINHA QD ENTREI NESTA UNIVERSIDADE E QUE TODOS GERALMENTE TEM,"DE QUE UM DIA EU RECEBO..." VIROU UMA ILUSÃO, POIS A UNIG ALÉM DE NÃO TER UM PINGO MAIS DE CREDIBILIDADE E RESPEITO PELOS SEUS FUNCIONÁRIOS, AGORA AINDA VIROU CALOTEIRA!!!!
    UMA UNIVERSIDADE SEM NENHUM TIPO DIGNIDADE QUE DEMITE OS FUNCIONÁRIOS E NEM SEQUER PAGA OS SEUS DIREITOS.
    VCS QUE AINDA ESTÃO AÍ NESTA CANOA FURADA, PRESTES A NAUFRAGAR, ESTÃO ESPERANDO O QUE? O SEU SALDO DE SALARIO E PREJUÍZO AUMENTAREM AINDA MAIS, É ISSO??????
    E VCS ALUNOS??? JÁ PENSARAM QUANDO FOREM PEDIR EMPREGO EM ALGUM LUGAR E APRESENTAREM UM DIPLOMA DE UMA UNIVERSIDADE TOTALMENTE DESPRESTIGIADA NO MEIO EM QUE ATUA???
    CUIDADO,PARA NÃO SE TORNAREM PROFISSIONAIS COMO OS "COMPETENTES GESTORES" DESTA UNIVERSIDADE, QUE CONSEGUIRAM ARRUINAR UMA UNIVERSIDADE LINDA, COM UMA ESTRUTURA MARAVILHOSA E QUE DAQUI A POUCO NÃO SERVIRÁ MAIS NEM DE ABRIGO PARA OS POMBOS. RSRSSRSRSR

    ResponderExcluir