Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Recebi de um companheiro, aluno de direito o E-mail abaixo,

Olá, Paulo, como vai?


Aqui é o Edson, representante de uma das turmas de Direito, mais uma vez pedindo um pouco da atenção do senhor.


Bom, tenho visto que a situação de nossa Unig é caótica e com poucas soluções de rumo.
Mas, como estudante de Direito e como aluno, venho neste email propor algumas ideias ao senhor.
O acordo judicial firmado entre a Unig e o senhor - na qualidade de representante da classe dos professores - foi descumprido, porém pago no dia útil seguinte, 11/05. E, pelo acordo, os professores ficariam sujeitos a voltarem suas atividades imediatamente. Pelo visto, alguns não receberam. Mas, o fato do acordo judicial interessar terceiros (alunos), é mister ressaltar que, o fato dos professores que receberam não começaram a trabalhar, pode gerar transtornos na órbita judicial.
Cabe lembrar também que nós do Direito temos uma peculiaridade, que consiste em que nossos professores, em sua maioria, não podem repor as aulas durante as férias, haja visto que estes fazem cursos no exterior, como doutorado. Dessa forma, se torna praticamente impossível adiar mais o retorno das aulas.
Outra coisa importante é o perigo iminente de nós, alunos, estarmos correndo o risco de perder o período!
A meu ver, se há este perigo - e realmente há - não vislumbro necessidade de união de natureza, mesmo que seja só aparente, corporativista, já que nessas horas o brocardo "se não dá pra salvar todos, que se salvem alguns!" deve ser lembrado.
Ou não há o perigo de perdermos o período?
Perguntei isso por email e até pessoalmente, e o senhor não me respondeu.Do ponto de vista jurídico, diante de todos estes acontecimentos, sugiro ao senhor que busque junto ao Ministério Público e à Juíza do Trabalho comunicar a nossa situação de maneira até mesmo formal, para que haja uma solução definitiva. Há meios legais pacíficos que podem resolver nossa situação de forma rápida, segura e eficiente.


Um contato com o MEC também é muito importante nessa hora. Deixar pra depois só vai gerar mais problemas e continuar a greve não é vantagem para nenhum lado.Torcemos para que o senhor, como representante legal dos docentes e líder desse movimento, venha a reger as medidas cabíveis necessárias, imediatas e prudentes para a solução de nossos problemas, e que esta greve - que nos é muito estranha ter se iniciado apenas neste ano - acabe.


Um abraço.
Que Deus o abençoe.___


Edson José do Carmo


Ad Majorem Dei Gloriam

Essa foi a minha resposta, faço questão de publicar o E-mail e a resposta, pois essa dúvida pode ser de muitos e é bom que todos saibam que tem gente que se preocupa e trata das questões com seriedade.
A primeira coisa Edson, é que a greve só se começa quando se acumula forças e há condições objetivas, isso só ocorreu esse ano, no meio do período. 
A segunda questão é que o acordo judicial diz caramente, Se compromete a executada a realizaro pagamento do salário de março a todos os professores relativo ao mês de março de 2010 na data de 07.05.2010.” Então meu caro acadêmico, a UNIG ainda não cumpriu.



A terceira, se os professores de direito fazem cursos fora do país, cabe ao diretor acadêmico as respostas a essa sua duvida, o que eu te posso afirmar é que as aulas serão repostas, não pode ser diferente.
A quarta é que não há a menor chance de se perder período, haja visto que as Universidades federais entram sempre em greve e isso nunca ocorreu, o que é certo é que perderemos férias, isso não tem jeito. Para a Universidade melhorar o sacrifício tem que ser coletivo.
Quanto as ações jurídicas e legais estamos tocando de forma bastante conveniente e prudente, exatamente para que não percamos tempo e não prejudiquemos mais ainda os professores, os alunos, os funcionários e toda a comunidade acadêmica.
Sem mais um grande abraço, e
QUE AS BENSÂOS DE DEUS E SUA UNÇÂO ESTEJA SOBRE NOSSAS VIDAS.  
Paulo Roberto Pereira Gomes


Visite o site do SINPRO NNF: http://sinpronnf.org.br
Visite o blog do SINPRO: http://sinpronnf.blogspot.com/
Acompanhe o SINPRO no TWITTER: http://twitter.com/sinpronnf

37 comentários:

  1. Olá Paulo, não há uma previsão mais ou menos possível de quando poderão voltar as aulas não?
    Seu blog já é um marco da informação em nossa cidade;
    Não dê bola para as críticas;
    Todos estamos sujeitos a críticas, até Jesus passou por elas...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. EU NÃO ACHO JUSTO SAIR DA UNIG AGORA, PARECE QUE FINALMENTE AS COISAS ESTÃO SE RESOLVENDO...
    TODAS AS UNIVERSIDADES PASSAM POR PROBLEMAS, ESPERAMOS ANCIOSAMENTE POR NOTÍCIAS SENHOR PAULO.
    VAMOS TORCER JUNTOS PARA QUE SEGUNDA FEIRA POSSAMOS TER A NOTÍCIA QUE TANTO ESPERAMOS: A VOLTA AS AULAS.

    MUITO OBRIGADO PELO SEU ESPAÇO DE INFORMAÇÃO;
    SEU BLOG É MUITO IMPORTANTE.

    ResponderExcluir
  3. Também concordo com os comentários acima, até porque quase nenhuma universidade ou faculdade na região tem todos os cursos que a UNIG oferece e as que ainda tem os cursos não tem os períodos todos completados, ou seja, os alunos que estão nos períodos finais tem que voltar a fazer períodos que já completaram na UNIG.

    Não sei qual a vantagem de sair da UNIG no momento...
    Vamos aguardar com calma gente, sei que a greve já está no fim.

    ResponderExcluir
  4. LÓGICO, NÃO SEI QUAL É A VANTAGEM TAMBÉM
    FICAR SOFRENDO EM OUTRAS COM ADAPTAÇÃO E TUDO?

    O QUE TEM DEMAIS ESTUDAR NAS FÉRIAS? JÁ ESTAMOS TENDO UM CERTO DESCANSO AGORA...

    O PESSOAL QUE ESTÁ TRANSFERINDO VAI SE ARREPENDER DEPOIS ESTOU AVISANDO...

    ResponderExcluir
  5. huuum, ESPERO QUE VOCÊS ESTEJAM CERTOS ENTÃO...

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Paulo!

    Sou aluna do 7° período de Direito, por nao morar em Itaperuna eu ouvi um boato que os professores receberam nesta ultima quinta-feira, ou seja, ontem, é verdade?E que as aulas voltariam na segunda!O senhor poderia me esclarecer essa duvida?
    Este blog tem sido o único meio verdadeiro de sabermos as notícias desta greve.
    De antemão gostaria de Parabenizá-lo pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Professor Paulo, sou acadêmica do curso de Medicina e gostaria de saber do senhor qual a medida que vocês tomaram junto ao MEC e quais são as possibilidades reais do que pode acontecer com a nossa faculdade e com nós, alunos. Estamos muito perdidos em relação a tudo, não temos ninguem a quem perguntar pra saber o que é verdade e o que é lenda..
    Obrigado pelo espaço e espero que resolva tudo com urgencia, já que os professores e os alunos sao vítimas dessa quadrilha imunda. Alguem tem que ver isso!!!

    ResponderExcluir
  8. Não as aulas não voltam segunda feira em hipótese alguma, há uma remota possibilidade de voltar na terça.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Paulo, pela resposta.
    Creio que essa dúvida é muito pertinente.
    Obrigado também por nos esclarecer e aliviar um pouco as nossas tensões e medos de perder, na teoria e prática, nosso período.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Mas, ainda nos fica a dúvida na prática, já que até o nosso Coordenador também faz curso durante as férias...
    Acho muito difícil de haver reposição séria..
    Mas enfim, o jeito é aguardar pra ver...

    ResponderExcluir
  11. Paulo muitíssimo obrigada por todas as informações contidas neste blog! Está nos ajudando muito a acompanhar esta situação caótica...por qual infelizmente estamos passando...unidos venceremos...
    Espero...

    Aluna...

    ResponderExcluir
  12. ALUNA DE ODONTOLOGIA14 de maio de 2010 às 09:13

    vai haver reposição igual houve na época da paralisação da gripe suína né? isso parece até piada, não acrdito que ainda estão acreditando nessa ESTÓRIA de reposição! Na época da H1N1 além de não termos a reposição os professorem JOGARAM a matéroa em cima dos alunos de qualquer maneira, nós decoramos o suficiente p passar na prova e estamos aqui hj! A NOVA UNIG devia colocar como propaganda o seguinte! VENHA PARA A NOVA UNIG, ONDE OS PROFESSORES FINGEM QUEM ENSINAM, E OS ALUNOS FINGEM QUE APRENDEM! Tenho medo dos PÉSSIMOS profissionais que nos tornaremos!

    ResponderExcluir
  13. Querida essas coisas só acontecem porque os alunos permitem, respondi em outro comentário, da falta que faz um DA que funcione, falei da falta que nos faz nesse momento o Ralph Anzolim Lichote. Não sei se alguns de vocês o conheceu. Ele fazia e acontecia nessa Universidade.

    ResponderExcluir
  14. Creio que essa bola de neve não vai ter fim. Os salários do ano passado já foram pagos? Os salários desse ano, até fevereiro foram pagos? E quem garante que se pagar em março, irão pagar também o resto do ano de 2010? Se a os "novo dono" da Unig não tem dinheiro agora, até o final do ano é que não vai ter mesmo e os professores irão continuar sem receber. Tem que levar isso para o MEC.

    ResponderExcluir
  15. Mas, Paulo, o sr vai denunciar isso ao MEC, à Justiça ou não?

    ResponderExcluir
  16. Tem alguma coisa escondida em relação ao MEC pq o sindicato NUNCA responde sobre o MEC aqui no blog, pedindo para ligar e falar pessoalmente. Tem algo escondido Paulo Roberto? Assim a gente desconfia né...

    ResponderExcluir
  17. O DARCT finalmente acordou e resolveu atender ao chamado dos alunos q pediam uma posição mais ativa. Vejam como gritos resolvem! Bastou o apertar o presidente pra ele resolver dar a cara a tapa. Políticos são assim. Q funcione com o dono da Unig tb.

    ResponderExcluir
  18. Querido td bem q ninguem perderá d periodo, mas eu tenho um problema msm assim! moro fora e nâo terei como ir para a faculdade, pois meu onibus não irá e ir de carro tds os dias é um gasto muito grande! assim qt mais rápido voltar as aulas melhor é para os alunos de fora, por tanto meu caro Paulo não temos mais como colaborar com os professores e colocarmos o nosso na reta!

    ResponderExcluir
  19. Alguem sabe sobre a reuniao que vai haver hj na unig com os alunos de todos os cursos? Ouvi dizer que eles estam pensando em entrar com um mandato de segurança contra a instituição para garantir o término desse período.

    Alguem ai vai nessa tal reunião?

    Aluno de Farmacia...

    ResponderExcluir
  20. Alguem pode me dizer o que o DARCT realmente acordou para fazer em relação a esse comentario abaixo aqui?

    O DARCT finalmente acordou e resolveu atender ao chamado dos alunos q pediam uma posição mais ativa. Vejam como gritos resolvem! Bastou o apertar o presidente pra ele resolver dar a cara a tapa. Políticos são assim. Q funcione com o dono da Unig tb.

    ResponderExcluir
  21. Sr Paulo minha velha avó dizia : De baixo desse pirão tem carne huahauahua...

    ResponderExcluir
  22. O DARCT por enquanto só prometeu, falou e mais nada. Povo mais incopetente na direção, parece que devem para o Sr dono da UNIG... Pq ate agora vcs nao denunciaram para o MEC??? Se vcs nao fazem os alunos estão fazendo...

    ResponderExcluir
  23. É muito cômodo o Sr.Paulo vim por meio deste blog falar e defender apenas o lado sindicalista dele. Ele junto com alguns de sua classe estão pensando apenas em defender suas "causas" e idéias. E nós alunos estamos sendo o maior prejudicado. Bode espiatório para isso tudo. Em época de eleição e "politicagem" não teria hora melhor pra fazer uma grave dessas. É claro que os professores devem sim receber e terem seus direitos. Mas a maior parte dos salários atrasados já estão pagos na maioria dos cursos da faculdade UNIG, e os que não foram pagos integralmente, já estão pagos pela metade. Muitos professores já não aderem mais essa greve e esse movimento incentivado pelo Sr.Paulo. Alguns aliás foram proibidos por ele mesmo de exercer seu trabalho. No dia que a UNIG pagou parte dos salários os professores que estavam escalados para darem aula para os alunos do 1º período de medicina, que já estão esperando 1 ano e meio quase para iniciarem as aulas. Ainda tiveram que aguentar mais essa atitude impensável do nosso "grande" sindicalista, que legisla em causa própria e quem acaba paganto o "pato" é nós alunos. Sem aulas a um bom tempo, correndo risco de perde o semestre. Vale ressaltar que os alunos que pensam e muitos professores não apoiam esse movimento. Não estou defendendo a UNIG que errou e erra muito e precisa tomar atitude. Mas sim nós alunos que pagamos mensalidade cara em dia e contribuímos com os salários desses professores e estamos sem o serviço oferecido por eles. Por causa de vaidade,política,egoísmo destes que só olham pro seu umbigo e dever DESCUMPRIDO, estamos nessa naú sem rumo. Acordem galera! Essa história ta mais parecendo a do lobo mau e chapelzinho vermelho. Tem gente enganando e fingindo de bobo pra viver. Chega dessa greve oportunista.

    ResponderExcluir
  24. aluna de odontologia14 de maio de 2010 às 12:15

    "Querida essas coisas só acontecem porque os alunos permitem, respondi em outro comentário, da falta que faz um DA que funcione, falei da falta que nos faz nesse momento o Ralph Anzolim Lichote. Não sei se alguns de vocês o conheceu. Ele fazia e acontecia nessa Universidade."



    PAULO,RESPONDENDO O QUE O SENHOR DISSE...
    o senhor vai me desculpar mas permitir ou não que a universidade cumpra o seu DEVER, a sua OBRIGAÇÃO, não é papel do aluno, pois como acabei de dizer é a OBRIGAÇÃO DA UNIVERSIDADE. Só falta agora os alunos terem que dar aula pq até agora TUDO é OBRIGAÇÃO DO ALUNO... Até aonde eu seu as únicas obrigações dos alunos são estudar e pagar a mensalidade... se além disso tivéssemos que obrigar os professores a dar aula, a universidade a repor as aulas, ou seja, exigir que a faculdade cumpra a SUA OBRIGAÇÃO, nós certamente não estaríamos pagando e sim recebendo dinheiro p/ isso.
    Concluindo, não cabe aos alunos agirem para receber o direito de ter todas as aulas, até pq isso é ORDEM DO MEC, e este cobra isso da UNIVERSIDADE, NUNCA DOS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  25. Estou te acordo com o comentário acima, sempre teve salários atrasados e só agora isso acontece? Vai entender.

    ResponderExcluir
  26. só faltava isso, agora estão querendo colocar a culpa da 'não reposição das aulas' nos alunos. Isso é o cúmulo do ridículo! Será que nós alunos deveríamos ter feito o que? manifestações? é, talvez resolvesse tanto quanto está resolvendo agora!
    Quem sabe a culpa do salgado da fac n ser mt gostoso tmb seja dos alunos...A culpa da faxineira não limpar o banheiro direitinho tmb seja nossa... Quem sabe até a própria gripe suína foi culpa nossa!! Ooooh que horror, é tudo culpa nossa!!!
    Desculpa QUERIDO Paulo, mas como já foi dito, o MEC exige o cumprimento dE TODOS os dias letivos da INSTITUIÇÃO, NUNCA cobra isso dos alunos.

    ResponderExcluir
  27. Ao aluno que disse que a greve e oportunista,precisa se informar e ler o Acordo judicial. Nao e dificil entender!

    ResponderExcluir
  28. PARA A ALUNA DO 1º PERÍODO DE MEDICINA
    Esse desespero eu entendo, meu filho é aluno e nós pagamos a mensalidade de venceu em maio, pagamos porque acreditávamos no cumprimento do acordo, a UNIG não cumpriu, o que vocês querem? Que professor seja escravo? Se organizem e cobrem de quem os iludiu, não dos professores. Se vocês pagaram uma grana federal, eu sei que pagaram mesmo, não foi nós que recebemos ou aconselhamos a pagar. Inclusive muitos desses alunos desse 1º período de medicina se articularam com esse blog, para o que os interessavam. Porém antes de pagarem essa grana toda não deram a mínima para as nossas informações. Foram vítimas? Foram, mais nem tanto, sabiam o que poderia acontecer.
    Portanto meus queridos vamos baixar a bola.
    Vou falar mais, a solução que vemos para sairmos da greve na segunda feira, está sendo construídos por alunos, os que querem realmente resolver o problema. Se vocês querem saída se movam na direção certa.

    ResponderExcluir
  29. Não , SE MOVAM VOCÊS! PAREM de fazer com que os alunos resolvam os problemas DE VOCÊS! Já temos os nossos e vcs certamente não resolverão! Não acho que vcs estejam errados fazendo a greve, eu faria o msm, só estou percebendo que vcs INDUZEM o tempo todo os alunos, querendo que pensemos o TEMPO TODO EM VCS, QUE RESOLVAMOS O PROBLEMA DE VOCES, enquanto vcs não pensam nem por 1 minuto nos nossos problemas, Quero deixar claro q se eu fosse professor faria a greve tmb, mas vcs estão COMPLETAMENTE ERRADOS qnd COBRAM dos alunos a solução, NÃO! dA MSM FORMA Q SE DEFENDE QND DIZEMOS Q O ERRO É DOS PROFESSORES, PARE DE COBRAR DOS ALUNOS, OS MAIORES PREJUDICADOS, A SOLUÇÃO! Se vcs querem saída, se movam VOCES na direção certa, NÓS NÃO TEMOS OBRIGAÇÃO N-E-N-H-U-M-A DE FAZER N-A-D-A, O PROBLEMA É DE VOCES, SE MOVAM VOCES

    ResponderExcluir
  30. Não conte coma ajuda dos alunos para vocês receberem um mês de salário nem induzam os alunos à fazer um papel que não nos cabe. Corram vocês atrás dos meses de salários atrasados, eu pago a faculdade se o dinheiro não vai para vocês sinal que vocês nunca se importaram e muito menos se organizaram de tal forma. Pode acontecer o que for ninguém vai ficar na unig mesmo ai que vocês não iram receber mesmo, só estou esperando acabar isso pra pegar a transferência. A greve é oportunista sim conheço muitos professores e sei aqueles que tem um perfil grevista (petista)assim como o senhor.

    ResponderExcluir
  31. Entao esta minoria de alunos que nao sabem o que estao dizendo,deveriam parar de criticar os professores pela greve.

    ResponderExcluir
  32. Meu querido vcs não estão dando conta da real situação, eu sempre estudei em faculdade pública, fiz a graduação o mestrado e meu doutorado. Quando havia greve os alunos participavam junto com os professores, sabiam que suas reinvidicações iriam mudar a situação que naquele momento estava vivenciando. Porém, meus caros alunos da "NOVA UNIG" essa não é uma luta de uma classe isolada e, sim de toda a comunidade da unig. Ao invês de vcs ficarem cobrando dos nossos professores e principalmente do Paulo, vcs deveriam se unir a eles para que essa situação se resolva da melhor forma possível. Ninguém queria estar nessa situação, já que entramos vamos ser mais coerentes com nossas palavras e unir-mos para que tudo volte ao normal. Em relação a perca de período não creio nisso, só vai acontecer que o período vai acabar em julho ou até msmo em agosto quem sabe.

    ResponderExcluir
  33. Oi Paulo ,muito obrigada por ter este espaço para agente saber o que acontece. Mas, vamos ao que interessa sou aluna de ODONTOLOGIA, o curso que tem mais tempo em greve e que só fez duas provas, então estou muito preocupada com a nossa situação, pois ja tentei tranferir para outras faculdades e essas instituições não aceitam mais agente pois ele já estão no segundo bimestre. Então a minha pergunta é a seguinte: Se as aulas não voltarem na terça feira e a UNIG fechar, podemos considerar o período perdido? Obrigada desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  34. O sindicato e os professores já estão indo longe d+. Qual será o motivo de greve só agora? Não tem como entender. Se os salários estavam atrasados há tanto tempo, foram acordar só agora, por quê? Não tem como entender isso, sinceramente. E aluno não tem q resolver problema de faculdade e de professor.Em uma instituição, cada um tem seu papel. E o papel dos professores? Será q vai ser cumprido depois q acabar a greve? Será q estarão dispostos a repor todas as aulas, ainda q o período se estenda até agosto, se for necessário? Ou vão simplesmente jogar a matéria, dar uma aula pior do q a maioria já dá habitualmente e dar fim ao período s/ a verdadeira transmissão de conteúdo, conhecimentos p/ seus alunos? E as provas? Serão umas atrás das outras? Favor, peço prudência aos digníssimos professores e também q saibam, pelo menos agora, se colocar no lugar do aluno e se perguntar: será q eu conseguiria fazer este tanto de prova em tão pouco tempo? Será q eu ficaria satisfeito c/ a porcaria de aula q pretendo dar? Afinal, o professor deve ainda querer suas férias, assistir à copa. Porém, infelizmente, já vi colegas meus dizendo q querem q voltem as aulas p/ terminarem logo o período, pois têm q assistir à copa e querem férias. Q profissionais serão esses? Ser brasileiro não é colocar a copa acima do seu foco, do seu futuro. Gostaria mto de sair da faculdade, qdo me formar, carregando bagagem, ter um mínimo de preparo p/ não ser um profissional medíocre. Chega de profissionais medíocres! Chega de tudo, de reunião, de enrolo, de pensar só no próprio umbigo, de passividade!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  35. E os diretórios? Por q não fazem nada? Eles q deveriam representar os alunos, ou foram eleitos p/ não pagarem mensalidade? É mta vergonha o aluno, p/ obter alguma informação q seja, ter q ir p/ as portas das reuniões e implorar informações,ter q ir nos diretórios,mandar mensagem p/ os digníssimos representates dos alunos, implorando por notícias. Um absurdo, o aluno não precisa passar por uma situação tão humilhante, já estamos humilhados, nos humilhar +, p/ q?

    ResponderExcluir
  36. Acho que voce nao sabe ler ou nao entendeu o comentario do professor acima. Que pena ter alunos do seu nivel. Lembrando a voce que de janeiro ate marco a Unig arrecadou 15 milhoes e pagou apenas duas follhas salariais no valor de 2 milhoes, ou seja o que foi feito com os 13 milhoes? Pense ou tente "pensar" antes de falar dos professores , pois estao corretos em paralizar. E outra, pra tudo tem um limite.

    ResponderExcluir
  37. Como disse no outro fórum, não tem como botar esses donos da Unig na cadeia? Já que até sálarios do ano passado, com o outro dono da UNIG está somado com isso. Olhem quantos salários estão atrasados? Tem que ser feito uma ação judicial tanto para o velho dono , quanto para o novo. Esse dinheiro todo ai arrecadado, o cara tá enfiando aonde? Aff. Dá vontede de saculejar esses donos da UNIG.

    ResponderExcluir