Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Professores da UNIG ratificam decisão judicial, só voltam quando todos receberem.


A UNIG mais uma vez tenta dividir os professores, pagou os salários de abril apenas aos professores dos cursos de direito e de odontologia, porém a categoria de forma muito madura e sábia manda o seguinte recado para os donos da Universidade: - A luta de um é de todos, só voltamos quando todos receberem.
Portanto a GREVE CONTINUA pelo menos até amanhã, quando teremos nova assembléia.
Ao final da assembléia permaneci na Universidade até toda da manhã, quando fui informado de que estavam sendo providenciado para hoje a conclusão do pagamento da folha de abril. Caso isso se confirme o fim do impasse acaba e aí de forma sábia os trabalhadores terão que discutir os próximos meses.
A comissão que se destituiu tem que ser repensada, mesmo que não seja com os mesmos nomes, o certo é que o barco não pode continuar a deriva, tem que ter um timoneiro, alguém que de o rumo.
É dever dos trabalhadores (professores e não professores), da UNIG CAMPUS V, apontarem uma saída para não permitirmos que daqui a uns meses estejamos em uma situação desconfortável como a vivida nesse momento.
Temos também que assumir de forma coletiva o compromisso com nossos estudantes, de reposição das aulas com conteúdos de qualidade, avaliações criteriosas e uniformes, para que nossos estudantes não se sintam prejudicados com matérias jogadas de qualquer maneira.   

51 comentários:

  1. O que os alunos devem fazer para o semestre que vem? Trancar a faculdade e esperar que se resolvam as pendangas e pagamentos atrasados? Ou fazer a matrícula pra o próximo período e os "donos da UNIG" continuarem a não repassarem a grana para os professores e vir outra greve? E fora os pagamentos atrasados do ano passado. Sugiro que quando esse semestre terminar que decidam isso logo para eu não jogar o meu tempo e dinheiro fora no próximo semestre.

    ResponderExcluir
  2. entãoo a greve continua..

    pow..
    férias nem vamos ter né?
    me lasquei com isso..

    pelo amor de DEUS..resolvam logo isso.

    e quanto aos professores de direito que fazem DOUTORADO na Argentina nas férias?

    algum assunto desse na reunião de hj também?

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, faça igual eu pegue transferência...

    ResponderExcluir
  4. Sr Paulo o texto abaixo me deixou preocupado:

    "o fim do impasse acaba e aí de forma sábia os trabalhadores terão que discutir os próximos meses"

    Certo que devem discutir e resolver os próximos meses, mas findando o impasse VOLTEM AS AULAS antes de qualquer outro assunto.

    ResponderExcluir
  5. PROFESSORES PENSAM NOS SEUS RESPECTIVOS BOLSOS!!

    E QUEM PENSA NO BOLSO DOS ALUNOS ?

    ResponderExcluir
  6. Acho que agora a situação está se resolvendo, acredito nisso!

    Não vou arriscar a pagar um montão de dependências em outras faculdades e me atrasar muito mais do que um mês para me formar, é ruim hein...!

    Além disso é claro que os professores sabem que terão que repor as aulas para não sermos prejudicados. Isso é garantia dos alunos, senão a greve será ilegal!

    Quem se lembra, ano passado o semestre que era pra começar em agosto só começou em setembro por conta da gripe H1N1? Fechamos o semestre com todo conteúdo, apesar do atraso!

    Pois é... Acho que esse um mês de greve serviu pra colocar as coisas nos eixos, porque se atrasar salário de novo os professores mostraram que vão parar de novo! E isso significaria perda de alunos, assim penso!

    ResponderExcluir
  7. BOTA A MÃO NA CABEÇA QUE VAI COMEÇAR...
    O EMBROMATION O EMBROMATION O EMBROMATION...

    BEM VINDOS A NOVA UNIG

    ResponderExcluir
  8. Professores vocês devem cobrar a multa de 20% tambem, quando nós atrasamos a mensalidades eles cobram!!!!

    ResponderExcluir
  9. NOVA UNIG = NOVA MAQUIAGEM = MESMA PORCARIA = KERO ME FORMAR LOGO!!!!!

    ResponderExcluir
  10. CARO ANÔNIMO DO H1N1.. ASSIM NÓS PENSAMOS.. OS GESTORES DA UNIG JA PROVARAM KI PENSAM UM POUCO DIFERENT.. SOH UM POUKINHO.... ;P

    ResponderExcluir
  11. é sempre assim... sinto muito a UNIG naum tem jeito maisss...
    as transferências vão ser em massa..

    ResponderExcluir
  12. Relmente trocar de faculdade nem sempre é a melhor opção, contudo, também não podemos ficar a deriva.

    ResponderExcluir
  13. Sr. Paulo e professores o texto realmente preocupa. Eu acredito na luta de Vocês!!! Mas!
    Tem aluno dizendo:'Vou pegar minha transferência'. 'Vou mudar de universidade'.
    Eu entre outros, cursamos Engenharia de Petróleo, um curso que não se acha na próxima esquina.
    Resolvendo o impasse. Procure pensar um pouco nos alunos.

    ResponderExcluir
  14. Concorso com o aluno da Engenharia de Petróleo, porém, eu sou aluna do prouni e não é qualquer faculdade que está aceitando a bolsa não... Então estou sem opção até para transferência! E sobre o 2º semestre de 2009, nem todos acabaram o anos com todo o conteúdo programático, pelo menos no meu curso, houve um 'embomation' e uma correria para encerrar a matéria que ninguém conseguiu aprender nada e não foi um semestre proveitoso a ninguém! Unig, pelo amor de Deus, paguem aos professores, para que possamos concluir nosso semestre e até nossos cursos! =/

    ResponderExcluir
  15. Viva a Unig!!!
    Viva a Unig!!!
    Viva a Unig!!!
    Viva a Unig!!!
    Viva a Unig!!!
    Viva a Unig!!!
    Viva a Unig!!!
    Viva a Unig!!!

    ResponderExcluir
  16. só lamento para quem fica nesse barco,por que to vazando...se quiserem empresto minha boia porque não vou precisar mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Caro Professor,

    Tenho uma pergunta a fazer para o senhor e seus colegas de trabalho...Na época pouco antes da greve, nós alunos sentiamos de certa forma o desânimo de grande parte do corpo docente. Gostariamos de saber quanto as aulas: Elas serão mais proveitosas? Pois, nem o horário os professores cumpriam; chegavam tarde, saiam cedo, explicavam tudo correndo, não completavam com a matéria exigida pelo MEC...Respeitava-os pois não estavam recebendo e de certa forma estavam desgostosos com a situação...Mas e agora? Será que haverá mudança nesta parte também? Tivemos muitos prejuízos com isso e sou só um aluno estudioso. Tenho até como citar alguns cursos que estão dessa forma: Farmácia e Enfermagem 2º e 3º período respectivamente. Nós também ficavamos desgostosos com a situção, veja por esse lado: Você acaba sua faculdade e descobre que não aprendeu tudo que deveria...
    Então peço ao senhor que fale com os colegas quando a greve acabar eles comecem a dar tudo de si.Acredito que são ótimos professores.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  18. Engenharia de Petróleo nãos e acha em qualquer esquina né...
    e vcs fazem na UNIG...
    Quando vc vão fazer estágio...
    vão se forma sem estágio, nem pra oferecer estágio a UNIG tewm como...
    ela não tem credibilidade pra fazer convenios com empresas... pensemmmm...

    ResponderExcluir
  19. caros amigos, tendo em vista essa situação, creio que o problema esta apenas começando, ja que os donos da UNIG nao demosntram boa vontade e nem recursos suficientes para resolver isso, nao tiro a razão dos professores, afinal, eles precisão receber pelo seu trabalho. por mais rapido que isso se resolva, nao existe forma alguma de repor as aulas sem que percamos alguma coisa, ja dei meu periodo como perdido, e como tenho visto, semestre que vem, muitos alunos terão saido com medo de uma nova greve, isso so diminui a receita da UNIG, isso quer dizer que haverá menos dinheiro para pagar os professores. Tendo em vista essa possibilidade gostaria de perguntar ao professor paulo oque os professores farão diante disso, ja que com essa receita atual, nao estao recebendo.

    ResponderExcluir
  20. Antônio Cândido (Aluno do curso de medicina)18 de maio de 2010 às 13:17

    ÓTIMA OBSERVAÇÃO FEITA PELO PEDAGOGO PAULO ROBERO: "Temos também que assumir de forma coletiva o compromisso com nossos estudantes, de reposição das aulas com conteúdos de qualidade, avaliações criteriosas e uniformes, para que nossos estudantes não se sintam prejudicados com matérias jogadas de qualquer maneira".
    SÓ ESPERO QUE ISSO REALMENTE ACONTEÇA, JÁ QUE, NÓS ALUNOS, ALÉM DE ESTARMOS APOIADO O MOVIMENTO DOS PROFESSORES, ESTAMOS SENDO PACIÊNTES COM TODO ESSE IMPASSE.

    ResponderExcluir
  21. Pessoal, se houver transferência em massa, realmente a faculdade irá fechar, porque não vai ter dinheiro pra pagar as dívidas. Mas será essa a melhor saída?

    ResponderExcluir
  22. Temos também que assumir de forma coletiva o compromisso com nossos estudantes, de reposição das aulas com conteúdos de qualidade, avaliações criteriosas e uniformes, para que nossos estudantes se sintam prejudicados com matérias jogadas de qualquer maneira.

    pra q a gente se sinta prejudicado??
    EU JA SABIA!
    hauehauea

    ResponderExcluir
  23. Sabe como deve ser a reposição de aulas? Trabalhos extra classe. Ai,o aluno trabalhador que já não tem tempo para estudar vai ficar mais lascado ainda.

    ResponderExcluir
  24. Paulo boa noite!Infelizmente até agora 18:30hs não entrou nenhum pagamento na conta, parece que não estão e não vão cumprir com o que foi informado.

    ResponderExcluir
  25. Nada de pagamento na conta 18:10!

    ResponderExcluir
  26. Paulo vc se formou na UNIG??

    ResponderExcluir
  27. Também não penso em trocar de faculdade e ter que fazer um monte de dependência e não vou fazer, mas que isso seria ilário seria. Fico imaginando aquela imensa faculdade, A MAIOR DA AMÉRICA LATINA, sendo implodida. Em outras palavras, é claro que a transferência não é a melhor opção, principalmente para quem faz cursos, como o nosso amigo aí, de engenharia de produção, ou eu, de odontologia, cursos complicados para se transferir, mas que seria ótimo ver essa faculdade jogada as moscas, ah! Como seria! É um sepulcro bem pintado, bonito e cheio de pedras de mármore.

    ResponderExcluir
  28. Gente, se todos cairem fora, não tem jeito com a UNIG!

    Mas se voltarem as aulas, e a maioria continuar, podemos dar a volta por cima. Os professores continuam empregados, a gente não precisa mudar de cidade, aumentar as despesas, e continuamos a caminhada na UNIG.

    ResponderExcluir
  29. Criancinhas, não sejam tolas. A faculdade mesmo voltando, como vamos continuar por lá? Inseguros sem sabe se no próximo semestre terá outra greve?

    Uma coisa a se levar em consideração, é se vamos conseguir fechar esse semestre a tempo de fazer transferência pra outra faculdade. A Redentor está oferecendo 50% de desconto para transferência. É uma boa oportunidade.

    Se essa greve de praticamente um mês foi só pra receber 2 meses de salários, imagina o que não pode acontecer pra receber o restante, que chega a mais de 20 pagamentos atrasados. Vocês tem ideia do tamanho do fundo desse poço?

    ResponderExcluir
  30. Colegas, a situação é a seguinte:
    Conhecemos a qualidade de ensino da Unig não é de hoje. Essa greve foi apenas uma greve declarada, pois quantas vezes chegamos em sala de aula e não tinha professor? Quantas vezes tinha professor e esse mesmo não tinha a mínima vontade em dar aula e nos passar conhecimento?
    A REALIDADE é essa, colegas.
    E a realidade ainda vai além, eles continuam com muitos pagamentos atrasados. O humor dos professores vai continuar igual ao que nós já conhecemos.

    A Unig nunca foi e nunca será a MELHOR instituição de ensino. Alguns optam por ela por ser na sua cidade, outros porque é o único vestibular que conseguem passar, ou até mesmo por pura comodidade, afinal, é muito tranquilo passar de semestre na UNIG e obter o tão esperado diplona ''de baixo dos braços''.

    Temos que ter em mente essa REALIDADE!
    Então, caros colegas, o que tenho a dizer, é fato conhecido de vocês, só estou aglomerando aqui pra que possam refletir melhor sobre qual decisão tomar a respeito da faculdade. SE TRANSFERE ou CONTINUA NELA.

    Vale lembrar, que também não adianta trocar 6 por meia dúzia, que seus problemas podem aumentar com isso. Há várias universidades na região que também não estão dignas de receber nosso dinheiro suado. Então, vale a pena pensar bem, pesquisar, e fazer orçamentos pra ver se cabem no seu bolso, uma vez que trocar de faculdade, pode trazer maiores gastos e tempo. São adaptações, ritmo, professores, colegas, tudo diferente.

    Outra opção, é continuar na faculdade, seguir até o fim, com fé que tudo de certo. Se a grande maioria continuar, podemos pensar posito, pois o Dono da Unig, uma vez que realizou os pagamentos desse ano aos professores de nova Iguaçu e agora vem pagando aos de Itaperuna, demonstrou interesse em continuar com a faculdade. Colocou também quadros novos, pintou a universidade toda, etc.

    Então, caros colegas, desejo que todos façam a melhor escolha, e indepentente dela, BOA SORTE a todos.

    ResponderExcluir
  31. SOU ALUNO.. A GREVE AGORA TEM QUE TER FIM POSITIVO PARA OS PROFESSORES.. PORRA JA VIEMOS ATÉ AQUI, VAMOS ATE O FINAL... SOU ALUNO.. PAGO MINHA MENSALIDADE EM DIA E APOIO A GREVE.. ALGO TERIA QUE SER FEITO.. ACREDITO QUE OS ALUNO DA MEDICINA COMO EU ENTENDEMOS E APOIAMOS ESTA GREVE ..MA T VÃO PENSAR EM NOS DANDO AULA COM TODO CARINHO E COMPREENSÃO RESPEITANDO NOSSOS TEMPOS DE ESTUDOS POIS O SEMESTRE SE PRECISA DE NOTA PARA PASSAR.. NAUM ADIANTA .. A MEDICINA COM VCs!

    ResponderExcluir
  32. Boa noite a todos!
    Acho que ainda é cedo para pensar em qualquer atitude e depois correr o risco de se arrepender.
    A UNIG não é a única Universidade que passa por essa situação e tb não é a única a estar em uma greve.
    Creio que os alunos da UNIG é que são muito desinformados e podem correr o risco de trocar de problema.
    Verifiquem se para onde estão pretendendo ir já não passaram por isso, até nas federais rola greve.
    Acredito que tudo vai se resolver e no máximo trocamos o mes das férias.

    ResponderExcluir
  33. è relativamente fácil condenar os professores que receberam seus salários de abril por não retornarem às aulas... entendemos que os alunos estão sim , e muito, prejudicados. Mas pedimos que tentem avaliar a condição do professor que desde setembro do ano passado, esteve em sala de aula sem receber absolutamente nada!!!!
    quem será assim tão prejudicado???

    ResponderExcluir
  34. esse site é bom pra informar-nos, mas não serve como base a opnião de ninguem aqui. cada um vê de uma forma, ve seu interesse. preocupem com a melhoria geral da faculdade.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite a todos!
    Acredito que tudo vai se resolver e voltar a normalidade e a UNIG não é a única Universidade que faz greve, dentre outras até as federais.
    Creio que não é hora de pensar em mudanças porque pode ser uma mudança de problema.
    Vamos resolver uma coisa de cada vez e o máximo que pode acontecer é ter mudado o mes das férias e estarmos na UNIG em Julho.

    ResponderExcluir
  36. MUITOOO OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOO...
    Custa nos informarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr...
    estamos FERRADOSS...
    nessa história os Alunos são os q mais estão perdendooo, não só aulass, mas e a vergonha q estamos vivenddoooo........

    ResponderExcluir
  37. Acreditem neste fato, os agiotas da cidade estão consumindo o dinheiro que entra de pagamento!!!

    ResponderExcluir
  38. Engenharia de Petróleo tem em Campos, Macaé.. Pelo menos forme numa faculdade decente! Pra quem não notou: a embromaxion da Unig vai continuar no semestre que vem. E quem ficar, vai PERDER de período, certeza :D "boa sorte".

    ResponderExcluir
  39. Participei de tudo q aconteceu hj lá na UNIG CAMPUS V ,ela ñ é isso q muitos ai estão falando !
    Como toda universidade tem problemas + tb tem seu lado bom...

    ResponderExcluir
  40. Me fale o lado bom da UNIG?

    ResponderExcluir
  41. O corpo docente, de altíssima qualidade.
    O corpo discente em grande maioria, de altíssima qualidade e empenhados na busca de de solução para os problemas.
    Estrutura a melhor da região.
    Hospital conveniado de altíssima qualidade.

    ResponderExcluir
  42. Ah agora existe um monte de gente falando mal da UNIG porque vai sair haha

    Eu só sairia da unig pra ir pra uma federal, como isso não é possível não trocaria a UNIG por uma faculdade,
    além de todas se igualarem a UNIG ainda são faculdades, trocaremos uma Universidade (mesmo passando pelos problemas, que aliás todas passão, absolutamente todas tem problemas e não venham me dizer que não passam porque passam sim) por uma faculdade?

    Vocês quem tem isso mente, então transfiram logo de uma vez, acho melhor a UNIG ficar sem essas pessoas que tomam atitudes desesperadas sem raciocinio lógico. Quando agimos pela emoção e pela adrenalina temos mesmo essas atitudes que nos arrependemos depois, é típico das pessoas descontroladas. Procurem um psicólogo pois pessoas assim não conseguem tomar decisões em seus trabalhos, em suas profissões.

    Acho a UNIG e ótima e vou continuar nela, é a minha opinião e daí? Vão mesmo pra faculdades haha e deixem a nossa Universidade limpa, pois ninguém precisa de alunos ingratos...

    Paulo total apoio a greve e a mobilização, professores tem seu direito e fizeram valer esse direito, é a forma mais correta para a evolução da sociedade. Seu blog é ótimo, parabéns.
    Não estou preocupado, sei que irão repor as aulas e teremos uma Universidade muito melhor agora em diante.

    ResponderExcluir
  43. Na ultima paralizaçao, gripe H1N1, atrasamos as aulas, e nem vem me falar que as mesmas foram repostas, pq nao foram!!!
    Outra coisa se antes ou professores estavam desmotividados em lecionar, agora quem desanima com a UNIG somos nos, nao culpamos os professores pq eles estam certissimos, porem é uma falta de vergonha uma faculdade com uma estrutura dessa deeixar isso acontecer!!!
    Já passou da hora da UNIG de Nova Iguaçu ser desvinculada da ded Itaperuna, pois afinal nossos problemas daqui vem de Nova Iguaçu.
    Acara cabe aos administradores fazer seu serviço e saber administrar como lhe é devido!!!!!
    Esperamos a volta as aulas sem nos transferir pq ja que estamos na chuva é para se molhar neh...pois infelizmente nao temos muita opçoes para irmos!
    Agora por favor... os professores tem que passar a ministrar suas aulas como lhe eh devido sem enrolation!!!!!

    ResponderExcluir
  44. A UNIG NUNCA REPÔS AULAS , PELO MENOS NÃO PARA O QUINTO PERIODO DE MEDICINA?
    COMO VAMOS ACREDITAR Q VAI REPOR ESSAS Q FORAM PERDIDAS DEVIDO À GREVE???
    VÃO JOGAR MATERIA EM CIMA DA GENTE E NÓS Q TEMOS Q NOS VIRAR. SEMPRE FOI ASSIM ATÉ MESMO COM OS FERIADOS, IMAGINA COM QUASE UM MES DE GREVE!!!

    ResponderExcluir
  45. AH TÁ MAIS IAI EU ESTOU NO ULTIMO PERIODO TENHO UMA ENTREVISTA DE EMPREGO NO EXTERIOR NO FINAL DE JULHO...NOSSA FORMATURA ESTAR MARCADA PARA DIA 16/06/2010...IAI COMO QUE EU FICO? SÉRA QUE VOU COLA GRAU MESMO NESSE DIA? E SE NÃO, VOU PERDER UMA OPORTUNIDADE DE EMPRGO POR CAUSA DA UNIG SENDO QUE MINHAS MENSALIDADES ESTÃO EM DIA, E EU COM ISSO SE OS PROFESSORES NÃO ESTÃO RECEBENDO, EU ESTOU EM DIA COM O MEU CONTRATO, E O PIOR QUE VAI SAIR PREJUDICADO É EXATAMENTE QUEM ESTA EM DIA. ESTOU REVOLTADA COM ISSO, UMA FALTA DE RESPEITO COM OS ALUNOS

    ResponderExcluir
  46. Professores, vcs já deveriam ter feito esta greve há muito tempo, nem mesmo deveriam ter iniciado o período com tantas dívidas. Mas entendo que a perda do emprego é um fantasma muito forte.

    Acredito que ao finalizar esta greve teremos uma Universidade mais fortalecida, onde os principais profissionais (professores lógico) se valorizarão muito mais.

    Não aceitem jamais que a situação ocorra novamente. Não podemos compactuar com esta canalhice.

    Aluno da UNIG

    ResponderExcluir
  47. Meu caro amigo aí em cima, você falou tudo. Provou que a UNIG tem alunos de qualidade. Também penso igual a você, vamos dar volta por cima e quem ficar não vai se arrempender. Tem meu total apoio. Viva a nova unig.

    ResponderExcluir
  48. Quem administra a instituição é irresponsável,durante todos os anos que estudo na UNIG tem sala de aula ampla, clínica odontológica bem organizada e professores cumpridores de seus direitos e obrigações, apesar de não receberem a contraprestação pelos seus serviços,não por inadimplência dos alunos,mas por gestão irresponsável daqueles que estão afundando uma instituição que já formou profissionais altamente qualificados.
    Parabéns professores e muito obrigado por sua dedicação e esforço.Que a justiça prevaleça.Esperamos o retorno as aulas,com os professores coroados pelo êxito de suas conquistas e com a certeza de que são amados,respeitados e por que não dizer:idolatrados pela grande maioria de seus alunos que efetivamente frequentam as aulas.

    ResponderExcluir
  49. ATENÇAO ALUNOS DA UNIG NOVA IGUAÇU MANIFESTAÇAO NA SEXTA FEIRA AS 7 HS DA NOITE. TODOS LÁ SEM BAGUNÇA SÓ QUEREMOS NOSSOS DIREITOS E UMA SOLUÇAO! A MÍDIA JÁ FOI ADICIONADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  50. GISELE - 8 PERIODO MEDICINA19 de maio de 2010 às 20:06

    os professores de medicina de nova iguaçu sao um bando de trairas, eles voltaram as aulas so pq foram pago o curso de medicina.....pelo jeito nao contem mais com eles, eles so pensam no seu proprio nariz....

    ResponderExcluir
  51. ATENÇAO ALUNOS!!!!!!!!MANIFESTAÇAO SEXTA-FEIRA DIA 21/05/10 ÀS 19HS TODAS AS TURMAS DE DIREITO ESTARAO LÁ.
    OBRIGADA!
    UNIG DE NOVA IGUAÇUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir