Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

terça-feira, 4 de maio de 2010

PROFESSORES DA UNIG: A OMISSÃO DE MUITOS PERMITE QUE POUCOS DECIDAM.


Ontem foi um dia terrível, a tal proposta não chegava nunca, já no finalzinho da tarde por volta da 17h:50min, recebi uma ligação da direção: - Passe aqui que vamos apresentar a proposta. Tínhamos uma assembléia convocada para as 18h apenas cinco professores presentes, esperamos até as 18h30min, horário decidido na assembléia que deflagrou a greve como sendo de nossa avaliação diária, chegaram mais dois professores, e olhem que na segunda a noite trabalham no CAMPUS, mais de trinta professores. Depois de iniciada a reunião chegaram mais uns três e entre os presentes haviam alguns que não trabalham na segunda a noite no CAMPUS. Portanto quero refrescar a memória dos nossos nobres companheiros professores universitários: greve é greve, folga é folga, feriado é feriado e férias são férias. Não confundam.
Voltando a tal proposta, recebi, li e relutei em apresentá-la ou melhor me neguei a apresentá-la. Demos inicio a reunião informando aos presentes da proposta que foi apresentada mais que não teríamos como aprecia-la por absoluta falta de confiabilidade. Perguntei aos coordenadores presentes se algum se dispunha a apresentá-la foi quando um deles nos informou para desconsiderá-la e que outra proposta estava sendo preparada. Mesmo assim os presentes pediram para ler o seu conteúdo o que foi feito e era o seguinte:
1.                 Voltarmos ao trabalho após o pagamento do mês de março ser efetuado, provavelmente hoje.
2.                 Pagamento de fevereiro ser pago em quatro parcelas: 25% em 10 de maio, junto com o pagamento de abril; 25% em 10 de junho junto com o pagamento de maio; 25% em 10 de julho, junto com o pagamento de junho e 25% em 10 de agosto, junto com o pagamento de julho.
3.                 Não desconto dos dias parados de nenhum professor que participou do movimento desde que as aulas sejam repostas.
4.                 Estabilidade de seis meses a todos os professores lotados no CAMPUS V da UNIG.
5.                 Garantia de negociação do passivo de 2009 no decorrer do segundo semestre de 2010, ou como determinação da justiça.
6.                 Garantia de um pagamento mensal até o décimo dia do mês subseguente ao vincendo.
Aí não teve jeito, o debate rolou e a grande maioria dos professores presentes achou a proposta rasoavel, desde que, houvesse credibilidade, de parte de quem a fez. Extra oficialmente nós sabíamos que era mais ou menos por aí que ia passar, mais esperávamos que a proposta chegasse com o dinheiro na conta e não para confiarmos mais nessa.
Bem pessoal hoje as 16h:30min lá na justiça do trabalho, no bairro Vinhosa teremos audiência da ACP – Ação Civil Pública que o SINPRO move contra a UNIG e que trata de nossos salários atrasados, nosso passivo e como qualquer acordo que a UNIG venha a propor terá necessariamente que passar pela homologação da justiça é de bom termo que o seja apresentado até lá. Como teremos nessa audiência a presença do MPT – Ministério Público do Trabalho esse poderá ser um dia decisivo em nosso movimento, muita coisa pode acontecer. Fiquemos atentos.
Hoje em razão da audiência não teremos nossa reunião de avaliação das 18h:30min, pois cremos que a audiência vai acabar tarde.
Amanhã quarta feira, as 8h:00min (pela manhã) teremos lá no CAMPUS mais uma assembléia que poderá decidir os rumos do movimento. A presença  de todos os professores é imprescindível.
Só para lembrar a alguns professores que o Sindicado não aceita e não rejeita nada, a propósito em assembléia de professores da UNIG, só votam os dirigentes sindicais que são professores da Universidade, eu particularmente não voto, quem decide os rumos desse movimento são os professores da UNIG, em assembléia e mais ninguém. Então não sejamos radicais virtuais e anônimos. Um dos pontos que mais prezamos em nossa pauta de reivindicação é a estabilidade provisória exatamente para garantir a livre expressão e manifestação dos professores.

35 comentários:

  1. Olá Paulo, gostaria de dar os Parabéns a vc pelo movimento e pedir que vc que tem um contato mais próximo dos dirigentes da UNIG, coisa q nós alunos passamos longe, nem sabemos se o novo dono é vermelho, amarelo, branco ou preto... Se informasse com eles qual o plano deles para levantar o nome da faculdade, já que msm os próprios alunos da UNIVERSIDADE, grande maioria já vai pedir transferência (é oq todos em perfeito juízo vão fazer... Será q eles estão pensando q é assim... Paga alguns meses os professores e pronto... Eu pelo menos dou mto valor ao meu dinheirooooo... estudei na UNIG esse tempo todo acreditando na sua melhora mais agora naum acredito mais.... Oq me diz Paulo??
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. mas então? começa ou não a aula hoje?

    ResponderExcluir
  3. Hoje sem chance, há possibilidade de retorno amanhã, depende a audiência e da assembléia.

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar, que creio, que os professores que não comparecem as reuniões, como eu, não devem ter dinheiro para as despesas de deslocamento ao Campus, a maioria são de fora da cidade, como eu, a km. Estou anciosa para uma resolução e achei que faltou na proposta deles mais um item: se isso tudo que propuseram não se cumprir faremos nova paralização.

    ResponderExcluir
  5. Que isso tudo que propusseram não vai se cumprir isso é fato. Novas greves virão e no maximo que os professores receberam é esse dinheiro para voltar as aulas. A unig esta atolada em juros, devendo muito e os donos não abrem mão do lucro...
    É pegar ou largar... Todos antes de trabalhar na UNIG sabiam de como a Universidade se posta, não é atoa que é considerada sem sombra de dúvidas a pior faculdade do Brasil...

    ResponderExcluir
  6. Professores se aceitarem uma proposta dessas vcs merecem o que a UNIG estão fazendo com vcs...

    ResponderExcluir
  7. O mais engraçado que as obras na Nova Unig não param. Pinturas, outdoors, tudo. Enfim, aquilo é só de fachada mesmo... Chega a ser revoltante..

    ResponderExcluir
  8. Essa proposta é uma vergonha!!!
    Professores se deem o valor...Trabalhar dessa forma não dá.
    Vão pagar esse um mês e pronto...O enrolo vai começar novamente!E nós alunos sofreremos mais uma vez com a greve!

    ResponderExcluir
  9. Paulo bom dia! Infelizmente nao pude estar na assembleia, mas e muito triste ouvir uma proposta nesse sentido. A cada dia somos mais humilhados e desrespeitados pela direcao da Unig.Nos queremos trabalhar,os alunos precisam estudar,mas precisamos ser tratados com integridade e como profissionais. Esta proposta e vergonhosa e nao podemos admitir mais este fato, porque sabemos que a direcao tem condicoes de no minimo pagar os salarios de fevereiro e marco. Espero bom senso das pessoas que terao a oportunidade de tomar a decisao, sabendo que o ser humano e falho, mas DEUS e Poderoso , e Nele e a minha esperanca.

    ResponderExcluir
  10. Falta de respeito com alunos o que a direção da faculdade e os proprios professores estão fazendo. Quase nenhum professor ir em uma assembleia para decidir o futuro, deixando assim que poucos aceitem o que a UNIG empor é inadimissivel e humilhante. Espero que os alunos vejam essa atitude e pensem algumas vezes antes de protestar e se expor para defender professores... Cada um tem o que merece e aceitem esse acordo e estão mais uma vez humilhando a propria categoria.

    ResponderExcluir
  11. HOJE TERA NOVA REUNIAO COM A DIREÇAO DA UNIG....
    SERÁ SO PROPOSTA NOVAMENTE????!!!! 13 HORAS NA UNIG, COM O DIRETOR JULIANO E PROVAVELMENTE COM O "DONO"!!!!!

    ResponderExcluir
  12. VERGONHA, REALMENTE É VERGONHOSO SER PROFESSOR DA UNIG, POIS SOMOS HUMILHADOS, SÃO OBRIGADOS A ACEITAR HUMILHAÇÕES, PARA COMER..

    PELO MENOS DOIS SALÁRIOS, OS ALUNOS ESTÃO CORRETOS!!!!!!!
    CHEGA DE HUMILHAÇÃO!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. É verdade o Sr. Antonio José e o Sr. José Carlos já estão em Itaperuna, se tem reunião as 13h, nós do SINPRO, não fomos convidados. È com os coordenadores, eu espero e torso para que eles apresentem algo aceitável. Caso contrário à universidade vai acabar a responsabilidade é só deles. Nós do Sindicato estamos abertos ao diálogo.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Paulo. Infelizmente não foi possível estar na reunião de ontem a noite, mas amanhã, com certeza, estarei lá. Nós estamos nos comunicando com os professores para que pelo menos um número razoável compareça.Temos que nos mobilizar para sairmos desta situação, porém as resoluções tem que resolver a nossa situação e não adiar problemas, não podemos aceitar qualquer promessa. Já confiamos em algumas que não foram cumpridas.Vejo que se aceitarmos essa proposta, mês que vem estaremos com o mesmo problema, e mobilizar todos os professores para uma nova greve será muito desgastante, mais do que já está sendo. E não devemos nos esquecer que dia 10 vence o mês de abril. Como ficará essa situação? Temos que pensar em tudo. Obrigado por tudo e até amanhã.

    ResponderExcluir
  15. ahhh querer dois meses ate vai, mais agora querer o mes de abril e os atrasados estao querendo demais.... rs

    ResponderExcluir
  16. É totalmente inacreditável que existam empresários deste porte,onde a prioridade não é a empresa háanos assistimos isso,1 empreendimento de anossendo jogado fora acada ano.Somos todos um bando de miseráveis,nos nessa situação rídicula e a administração com essa visão no terceiro milenio achando que sãomuitoesperto.mentalidade denovayguaçu msmo.

    ResponderExcluir
  17. Professor Paulo relamente receber apenas 1 mes entre vários realmente é muito pouco, espero qeu apresentem melhor proposta, pois assim não esta sendo possível. Ja estamos em maio e o salário de abril, prof Paulo vamos nos manter juntos
    obrigado

    ResponderExcluir
  18. vamos manter a greve eles não vão pagar 2 salarios e apenas 1 ja vence o abril, e como ficara, nova greve?

    ResponderExcluir
  19. Hoje tem audiencia? e o ministério público?
    um salario é muito pouco, somos humilhados, cade as leis?
    pelo menos 2 salarios, ou continuamos parados

    ResponderExcluir
  20. Que falta de respeito com professores e alunos, devemos manter a greve a propsota é medíocre. Nossos alunos estão corretos, é uma questão de mostrarmos a eles que educação tambem é feita com carater e reivindicações justas;

    ResponderExcluir
  21. professor Paulo o senhor esta sendo muito importantes para todfos nos docentes não tenho dinheiro para estar na assembleia mais tem minha aprovação, gostaria de deixar minha insatisfação com esta proposta, é uma vergonha.
    Professor

    ResponderExcluir
  22. Essa proposta nao pode ser aceita. Houve uma reunião na Unig hoje as 13hs e nem todos ficaram sabendo. Acho que é mais uma articulação para enfraquecer os professores. Vamos votar contra esta proposta.

    ResponderExcluir
  23. A questão é: Poucos professores comparecendo as reuniões e audiencias, ou seja, poucos falando por muitos. A unig de tão malandra é capaz de articular um jeito para que esses poucos votem a seu favor, desqualificando a opinião da maioria ausente.

    ResponderExcluir
  24. Prefiro que a greve dure mais uma, duas semanas se for preciso, mais q ao final se resolva tudo e não se tenha mais greves. Pagar apenas 2 salarios, na minha opinião, já é um absurdo... Agora pagar somente um chega a ser engraçado. Ja foram tantas promessas não cumpridas, ate na justiça... O pagamento agora tem que ser real, so voltar a greve depois que o dinheiro estiver na conta pq confiar nos donos da UNIG infelizmente é impossivel...

    ResponderExcluir
  25. Realmente, mesmo que a Greve dure mais tempo, é necessario que se resolva tudo, porque depois eles não pagam e a greve volta... me desculpem aqueles que acreditam em alguma prosposta, podem até pagar os dois meses, mas os atrasados? duvido muito...

    ResponderExcluir
  26. Os trasados não irão pagar,apenas na justiça e dois pagamentos seria o mínimo que nem isso irão realizar. No inicio foi dito em pagar 2, agora após virar o mes é pagar apenas um. Fracamente aceitar essa proposta e a total desmoralização.....

    ResponderExcluir
  27. Alguem tem alguma notícia da audiencia? tem proposta??!!?!

    ResponderExcluir
  28. Quem participou da audiencia,como ficou ecomo a justiça se posiciona diante de acordos acertados na justiça,e que não cumpridos? Não consigo entender? Alguem pode explicar?!
    Agradeceria.Deve ter algum professor do direito que entenda isso.

    ResponderExcluir
  29. Alguem sabe alguma novidade????

    ResponderExcluir
  30. Nada de acordo, nada de salário!!
    É procurar novo emprego e a justiça.

    ResponderExcluir
  31. VIVA A UNIG!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Parece que na audiencia ficou estabelecido que ate sexta feira eles pagam um salario para os professores e depois acaba a greve... Pelo menos um salario na mao é galera...

    ResponderExcluir
  33. Pessoal, vamos entender; a greve acaba tão logo a UNIG depositar um salário na conta dos professores. No próximo dia útil começam as aulas. Os coordenadores, liderados não sei por quem mais todos são responsáveis, fizeram uma sandice, expuseram o representante da Universidade a um constrangimento e agora por força de decisão judicial terão que se relacionar conosco para encontrarmos uma saída negociada para o passivo. Vejam que coisa chata?
    Mais as aulas voltam no máximo até terça feira.

    ResponderExcluir
  34. Entaõ vamos lá, não dá para nao ir as areuniões, assembleias e depois ficar chorando o leite derramado. A proposta é ruim sim, mas pior e não acertamos um perspectiva de solução.
    Só a noswsa participação efetiva, inclusive voltando as aulas o mais rápido possível pode mudar este quadro.Pessoal tem muita gente falando besteira, muita gemte não sabe de nada. Pensa que manter uma estrutura desse porte compreende só salário. Concordo que salários de professores e funcionários é prioridade zero, mas contudo, não podemos fechar os olhos para o entorno. Temos agora, uma oportunidade impar para participarmos da gestão, todos, corpo docente, discente e coordenadores e direcionarmos os recursos. Nunca tivemos uma proposta sequer perto deste avanço. Ficarmos remoendo se vão cumprir ou não, é perda de tempo. Ou acreditamos, ou pedimos para sair, inclusive, se a demissão for indireta recebemos os atrazados até mais rápido. Somos capazes, qualificados, bem titulados, não creio que termos dificuldade em nos reposicionar no mercado. Exceto...... se fizermos parte daquele grupo, que infelizmente é grande, dos que não trabalham, dos que não são qualificados, dos que só estão na UNig por força de uma relação promiscua com os antigos donos e etc.....
    OU ACREDITAMOS E JUNTOS VAMOS CONSTRUIR UMA SOLUÇÃO OU PEDIMOS PARA SAIR. NAÃO TEM JEITO.
    Por fim quero manifestar o importante papel do SINDICATO, nunca visto antes. Ninguém nunca ousou tanto antes. ANONIMO CONSCIENTE E COM PARTICIPAÇÃO ATIVA NO MOVIMENTO.

    ResponderExcluir
  35. Acho que o Paulo deveria tirar esta frase de DEVER CUMPRIDO do seu blog (rsrsrsrs). O dever ele faz, a UNIG é que não cumpre. Meus amigos professopes de Itaperuna, porcurem saber a situação da UNIG em Nova Iguaçu, a situação dos que foram demitidos, vocês devem estar bricando de serem professores universitários se continuarem pensando que vão receber o que eles realmente devem. Ninguém vê dono nenhum por que não existe. Os donos são os mesmos, a política e a mesma, não existe dinheiro sulficiente para pagar tudo que devem, se fizerem outro emprestimo bancario, aí a pouca grana que entra vai para o brejo. Fiu demitido em fevereiro e até hoje não fizeram a homologação. Acordem, não existe mais jeito para nada. O que eles estão fazendo é continuar enrrolando, ganhando tempo, fazendo todos de palhaços.

    ResponderExcluir