Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

sábado, 2 de outubro de 2010

A “IMPRENSA” INTOCÁVEL

Às vésperas da eleição presidencial deparamos com uma primeira página do jornal O Globo(02/10/10) que no mínimo é um acinte para com os leitores atentos. Para um veículo que se diz nas mãos de um grupo ético, como é o discurso dos que trabalham para e pela rede globo, essa primeira página pegaria até mal, se já não fosse o esperado.
Destino dos votos dados a fichas-sujas ainda é incerto” é a manchete. “TSE deve desfazer confusão só depois das eleições de amanha” é a informação que vem abaixo. O lado direito da página é preenchido com o texto que diz respeito à matéria, onde aparecem nomes de alguns candidatos que poderão ser barrados pela Lei da Ficha Limpa, a exemplo de Paulo Maluf e Anthony Garotinho.
Inexplicavelmente o editor achou por bem não perder espaço nessa primeira página, e para aproveitar bem cada milímetro, no centro da página, colada com a manchete acima, aparece a foto da candidata DILMA, em um acontecimento em família: o batizado do neto. Na sequência aparecem duas outras fotos: uma de MARINA e a outra de SERRA. Abaixo da sequência de fotos vem a informação:” Dilma vai à igreja, Marina canta e Serra dança”, tratando do que fizeram os candidatos melhores colocados para a disputa à presidência, no dia seguinte ao encerramento da campanha na mídia.
Os detalhes são importantes: a foto de MARINA é um pouco menor do que a de SERRA, e as duas juntas (Marina cantando o Hino Nacional e Serra dançando ao som do jingle da sua campanha) ocupam um espaço um pouco menor que a foto de DILMA. Se questionado, o editor bonzinho pode dissertar sobre uma lógica utilizada para as fotos: o tamanho de cada uma delas está proporcional aos percentuais de intenção de voto conquistados pelos candidatos.
No jornal dobrado, forma em que ele fica nas bancas e que chega às mãos do leitor, só se vê a foto (grande) de Dilma, isso porque as fotos de MARINA e SERRA ficam na segunda metade do todo da página. Olhos na manchete, olhos na foto - é automático. Só depois de se fazer a leitura da coluna da direita do jornal é que se consegue dissociar uma coisa da outra.
Talvez alguns fazendo esta análise que faço possam dizer bondosamente que o editor não pecou tecnicamente – que ele de fato só buscou trazer para a primeira página assuntos pertinentes ao dia. Como o espaço é pouco... Acabou parecendo que ficou tudo junto e misturado. Mas, como já aprendemos a algum tempo, no Brasil existem três poderes oficiais e um quarto poder extra-oficial que é a “imprensa” intocável.  
Claudina Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário