Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Visita do “novo” velho dono da UNIG a Itaperuna: Muita informação e nenhuma solução.

      Ontem às 13h em ponto o “novo” velho dono da UNIG começou a reunião que teria com os professores e o SINDICATO (pelo menos em horário o homem é pontual).Logo de inicio disse: - a culpa é minha pelo atraso dos salários, são decisões que o gestor tem que tomar e errei na avaliação, mas tenham a certeza, na próxima terça feira dia 20/04 pagarei para todos os professores duas folhas de pagamento, fevereiro e março, portanto 2010 ficará em dia. E voltou a afirmar: - a partir de maio até o décimo dia pagarei a folha do mês anterior. Deu mais informações de como anda a Universidade e abriu o microfone para os presentes na plenária e o silencio foi sepulcral. Ficaram todos atônitos, mais promessas e salário que pode aliviar a tensão e o sacrifício da grande maioria só na próxima terça feira.
      O difícil é o professor acreditar em mais uma promessa. Um representante do sindicato e falou da pouca credibilidade da instituição junto aos professores, pois são inúmeras promessas não cumpridas e que o silencio sepulcral era reflexo da absoluta falda de confiabilidade em mais uma promessa. Ao que o Sr. Antonio José respondeu que não haveria o que fazer.
     Nós, queremos, torcemos e alguns têm profunda necessidade que essa não seja mais uma promessa frustrante para a categoria. Porém....
     Os nossos bravos companheiros de odontologia e veterinária vão manter as paralisações até que as promessas sejam efetivamente cumpridas, aos outros cursos falta à mobilização que eles também não querem construir e vão na linha da terrível submissão, a situação mais grave é dos professores do curso de direito, de onde eu particularmente esperava muito mais, teve pouquíssima presença na reunião com o Sr.Antonio José e apenas uma presença na assembléia que o SINDICATO fez logo após a reunião oficial da Universidade. A única intervenção feita por um professor de direito na reunião foi para desestabilizar o SINDICATO dizendo para o Sr. Antonio José que o silencio sepulcral do plenário era mais um voto de total confiança em suas promessas e não desconfiança como afirmara o representante do SINDICATO.
     Picuinhas a parte, vamos ao que interessa. A boa noticia trazida pelo “novo” velho dono da UNIG é que já na próxima segunda feira, dia 19/04 vai iniciar a turma de medicina com os 43 ou 44 alunos aprovados no ultimo vestibular de 2008, como já anunciamos vai ter perda de férias, sábados letivos e etc. Mais tudo bem, todos temos consciência que é com luta que se vence e disposição é o que não falta no corpo acadêmico do CAMPUS V a outra boa noticia é que diferente do que foi publicado no CAMPUS V foram aprovados MEC 60 alunos por semestre e não por ano. Portanto em junho novo vestibular para mais 60 vagas nesse segundo semestre.
     Agora é aguardar, até terça feira, vamos pagar pra ver.

4 comentários:

  1. Sou aluno do curso de odontologia e estamos realmente muito preocupados com a nossa situação. Sexta-feira recebi uma ligaçao da UNIG dizendo que haverá aula na segunda.Porém hoje fiquei sabendo que os professores irão retornar apenas segunda e terça na esperança que a unig cumpra o prometido e pague 2 salarios na terça. Se isso não acontecer nossos professores irão paralizar novamente. E eles ja mostraram que fazem isso mesmo. Estamos mesmo preocupados pq se a unig nao pagar o que será de nós na proxima semana?

    ResponderExcluir
  2. Meu Caro, eu creio que se o “velho” novo dono da UNIG não cumprir mais essa promessa é chegada a hora de todos nós reagirmos juntos, Sindicato, Professores e Alunos. Os professores de Odonto são hoje a vanguarda de luta da UNIG CAMPUS V, vamos os alunos de odonto serem a vanguarda também, porque não? Até porque quando os salários dos professores estiverem na normalidade os seus desempenhos certamente vai melhorar e muito.
    Pelo que fui informado as professores de odonto voltarão ao trabalho hoje. Segunda feira dia 18/04.
    É impossível ter qualidade de ensino com mais de 20 folhas de pagamento sem receber e esse é o quadro para a grande maioria dos professores do CAMPUS V.
    São 16 folhas de 2004 a 2008, mais 5 de 2009 e as 3 de 2010. Imagine a situação do seu professor? Contas atrasadas, cartão de credito estourado, cobrador na porta, pagando juros exorbitantes e a UNIG não ta nem aí. Pode isso? Sua mensalidade não esta em dia?

    ResponderExcluir
  3. Sou aluno da Unig desde 2008, e não tenho muito em que me orgulhar dizendo que estudo lá. É uma pena, a infraestrutura da Unig e muito boa porém, concreto e árvores não dão aula.
    FACET

    ResponderExcluir
  4. oi sou aluna da unig estou no primeiro periodo de odontologia,e gostaria de saber quando ira voltar as aulas???

    ResponderExcluir