Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O CAMPUS V DA UNIG PARA GERAL


Hoje dia 26/04/2010 o CAMPUS V da UNIG parou, esses tem sido momentos muito difíceis para todos nós professores, na verdade ninguém queria parar, todos foram tolerantes ao máximo, porém, não teve jeito o “velho” novo dono da UNIG não cumpriu o que prometeu e a Universidade parou.
O Sr. Antonio José o “velho” novo dono da UNIG esteve em Itaperuna no ultimo dia 15/04/2010 e mais uma vez fez promessas furadas, dessa vez foi de que pagaria os salários de fev. e mar./2010 até 20/04 e que até 10/05 pagaria o mês de abriu para todos os professores. Na verdade e como esse blogueiro o previa não pagou. E até hoje 26/04 e pior não deu satisfação a ninguém.
Hoje dia 26/04 primeiro dia letivo após o feriadão, depois de passarmos os feriados nos comunicando por telefone e via rede, e os professores mostrando-se muito indignados com tamanha falta de respeito e consideração, chegamos pela manhã no CAMPUS, fomos à sala do diretor pra termos uma informação oficial da Universidade. Fomos informados pela secretária de que o professor Juliano, havia ido para Nova Iguaçu, juntamente com os coordenadores do curso de direito e odonto, professores Leandro e Elias e que quem estava respondendo pelo CAMPUS era o professor Sérgio coordenador do curso de farmácia. O professor Sérgio falou-me que o que tinha a dizer é que os professores, Juliano, Leandro e Elias haviam ido para Nova Iguaçu, juntos com o professor André Monteiro a busca de solução, mas busca de solução não atende aos professores que já estão indignados com tamanha humilhação.
Como estava previsto fizemos uma reunião com os professores às 9 horas mais tivemos um pequeno problema, baixa presença, muitos professores, já indignados, preferiram ficar em casa nem foram a Universidade, só que isso deu pouca representatividade a reunião. Então resolveu-se marcar uma grande reunião para amanhã as 9h:00min, lá no CAMPUS, para que possamos de forma mais sólida tomar decisões, mais ninguém foi para a sala de aula. À noite reunimos todos os professores, tínhamos uma presença muito maior, reforçamos a convocação para reunião de amanhã as 9h, mais também não houve aula.
Fizemos também uma reunião com os alunos hoje às 14h que foi altamente produtiva e enriquecedora, já pela manhã os alunos cumpriram bem o seu papel, fizeram um barulhaço que se repetiu a noite, fizeram faixas, manifestações tudo em apoio ao movimento dos professores.
Os professores pararam e continuarão parados até que o Sr. Antonio José cumpra o prometido: Pagamento de dois salários, fev. e mar./2010; não desconto do ponto dos professores de odonto e veterinária que iniciaram o movimento; estabilidade de 6 meses para todos os professores lotados no CAMPUS V no dia 26/04/2010, para contrapor ao assédio moral que impera pelo CAMPUS; pagamento em dia a partir do mês de abriu de 2010; além do compromisso do pagamento dos passivos de 2009 em até 6 meses a partir do fim da grave.
Bem professores, estamos convocando TODOS LÁ NO CAMPUS AMANHÃ CEDO ÀS 9h.

19 comentários:

  1. Parabéns ao prof Paulo, momentaneamente sentimos um pouco de justiça, vamos nos unir e solicitar o nosso pão, parabens a todos e o sindicato.

    ResponderExcluir
  2. E o que justifica invadir as salas do curso de Medicina com um comportamento de primatas ou tribais, impedindo que houvesse aula e rasgando provas à força?
    Sou a favor de todas as reinvidicações e causas lutadas pelos professores e alunos. Dou minha cara a tapa e procuro fazer parte da comissão de frente em todos os problemas, entretanto, sem perder a razão e a educação.
    Espero que essa grosseria seja evidenciada no blog.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo professor paulo, gostaria agora que você justificasse a baderna que fizeram com Medicina, estamos em provas, e devido a sua mobilização com alunos de outros cursos, essas foram canceladas, isso prejudica muito a nós, será que temos culpa??

    ResponderExcluir
  4. Vcs são mto desinformados msm né...
    Qual professor deve continuar dando aula sem receber...
    Vcs não são prejudicados... vcs q prejudicam a universidade,kkkkkkkkkkkk, devido ao péssimo desempenho de vcs no ENADE a UNIG passou em diversos canais de TV com fama de ter um ensino precário de medicina e issu queimou a imagem da Universidade em geral...
    Vcs tem é q entrar na luta, pois um professor bem pago dá o melhor dele em sala de aula...
    APRENDAM ISSUUU TURMAAAAA...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, como foi dito no meu comentário anterior, todos somos a favor das reivindicações e luta que os professores e alunos fazem, porém, jamais da forma que está sendo feita, com agressividade verbal, injúrias quanto aos alunos da medicina, e por vezes agressões físicas.
    Eu entraria no seu grupo pra lutar e reinvidicar por salários atrasados e reajustes justos, mas de forma alguma invadiria como um vândalo uma turma qualquer, sem aviso prévio e arrancaria as provas de outros estudantes que são tão prejudicados quanto vocês.
    A sua forma de escrever com chacota e risos toscos já conota o seu perfil e como deve estar engajado na situação a qual luta.
    Os alunos da medicina não tem culpa dos salários atrasados e outros problemas, portanto não venha invadir o espaço dessa forma.
    Se cair um fio de cabelo na sua sopa toda vez que é servido, chame o gerente do restaurante. E lembre-se que os alunos e professores da medicina não são os garçons, nem o gerente do seu problema.

    Lutar por seus direitos é uma coisa, já destruir aparelhos, cadeiras, soltar bombas, agressâo física e moral contra outros alunos e colegas já passa a ser coisa de marginal.

    O professor Paulo Roberto faz a sua reinvidicação, de forma explícita e organizada e incisivo, porém em momento algum perde a educação. Espero que isso sirva de exemplo e que atitudes como as de hoje não se repitam para que não percam a razão, que está completamente ao lado de vocês.

    ResponderExcluir
  6. Queria deixar claro que tenho certeza que os professores e a comissão de frente dessa greve NÃO estiveram de acordo com o papelão relatado nos jornais locais. Esses se envolvem com o que é de direito e dever.

    ResponderExcluir
  7. Realmente não é certo alunos invadirem salas de aula para impedir que provas sejam aplicadas. Porém, caro aluno,uma coisa deve ficar clara: o curso de medicina não tem privilégios algum no campus V da UNIG. Fica parecendo, com o seu comentário, que com vcs está tudo bem, e isso não é verdade. Esses professores tb estão com várias folhas em atraso.E o curso de medicina causou muito transtorno realmente.Me admiro muito esses profissionais estarem trabalhando, quando eles são os primeiros a dizerem que não funcionam sem pagamento e colocam a maior "banca". Se vcs, alunos da medicina, não sabem os alunos que precederam vcs no curdo de medicina já revindicaram muito pelos seus professores, com apitos, nariz de palhaço, etc. Uma vez, me lembro muito bem disso, correram atrás do prefeito, na época o Jósé carlos, dentro do campus. Então queridos alunos da medicina vamos abrir o olho. Isso realmente não justifica o que ocorreu hoje, mas vcs tb não estão em situação mais privilegiada que seus colegas de outros cursos. Que a justiça possa ser feita e que a UNIG prospere!

    ResponderExcluir
  8. reinvidicar direitos e melhorias e certo para qualquer cidadão. a propria greve e algo protegido por lei. lei essa q rege nossa democracia. democracia essa vai de encontro as atitudes dantescas que ocorreram oji no campus de nossa faculdade, e que denotam naum democracia, e sim ANARQUIA. concordo q a situaçao dos professores e lastimavel e humilhante, para uma classe que tem o nobre papel de nos nutrir de conhecimentos e nos preparar para o futuro. melhorias devem ser feitas nesse sentido, melhorias pra ontem, e naum promessas desarrasoadas. ficar aki debatendo o merito do curso tal, e o merito do curso de medicina so cria mais atrito no momento em q questoes deveriam ser DEBATIDAS e pleiteadas com humanidade, e naum selvageria. a covardia com a qual se fala VOCES DO CURSO DE MEDICINA e a mesma covardia pela qual esse ANONIMO naum tem coragem de colocar o nome dele aki. na verdade naum existe regalia pra ninguem, todos estamos no mesmo barco. porem uns lutam com a cabeça, e fazem o correto quando este deve ser feito. outros lutam com maos e apitos. vir aki desmerecer um curso ou outro e ridiculo no momento em q todos estao perdendo. o mesmo ridicularismo que invadir uma sala em que alunos q desconheciam tal movimento foram alvezjados com barulhos e palavroes no momento da feitura de suas provas. A LUTA E VALIDA, MAS A FORMA COMO FOI FEITA NAUM!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Boa colocação.
    Mas em que momento os alunos e professores de medicina foram alertados sobre essa paralização?
    Quem disse que nós alunos e professores não estaríamos de acordo com essa greve?
    Bastava procura o Diretório Acadêmico do curso, fazer uma reunião com os alunos e professores e a partir daí iríamos chgar numa data comum para a paralização.

    A medicina é tão prejudicada quanto qualquer outro curso. No começo desse período letivo nós perdemos alguns professores por conta desse problema.

    Eu, particularmente, reinvindico sempre quanto sinto que a mensalidade que pago em dia (mais de 2.500 reais) não está tendo retorno mínimo. E outros alunos também o fazem.

    Convidem outros cursos para particpar da manifestação. Estamos todos no mesmo barco.

    A propósito, quem aqui está colocando a medicina como superior? Os alunos de medicina não foram informados dessa paralização, e se fossem, não seria durante uma prova que começariam.
    Reivindicação não é baderna.

    ResponderExcluir
  10. É lamentável, mas realmente vcs ainda não são capazes de entender. Talvez, quando estiverem mais maduros, entendam.

    ResponderExcluir
  11. vc nao tem o que falar pra justificar e ta falando de maturidade
    hahaha

    ResponderExcluir
  12. Bem pessoal, na hora do lamentável incidente lá no CAMPUS eu estava reunido com os professores, recebi a noticia com lamento e tristeza. Nós os professores somos radicalmente contrario aos possíveis excesso, embora entendamos que nas manifestações tudo pode acontecer. Porém entendo que o responsável por tudo isso, é a direção geral da Universidade, os alunos pagam suas mensalidades em dia e não estão recebendo o que deveriam receber aulas. Os professores só nos últimos sete meses receberam apenas um salário. Isso sem falar em passivos de até 16 salários entre 2004 a 2008. Então pessoal nada de entramos na pilha de que estudantes do curso tal, é isso e o do outro curso é aquilo, somos todos; alunos, professores e a comunidade vitimas de um inimigo comum. A gestão incompetente da UNIG.

    ResponderExcluir
  13. lastimavel a afirmacao do aluno de medicina de chamar os demais cursos de subcursos, falta de etica e uma total arrogancia. É assim que vs vao tratar os seus pacientes com o conhecimento da injuria. denegrir outras profissoes e nao ter visao transversal é tornar a saude vulgar a ponto de se determinar a vida humana como um mero cliente uq paga as contas e esquecer que o conhecimento e holistico e nao determinista e reduzir o universo a sua visao de mundo padronizar os problemas e por isso que cada vez mais temos alunos com o rei na barriga que se acham os donos da verdade e do conhecimento. Lutem pela vida pela iqualdade nao discriminem o conhecimento. mostrem se possuem a superioridade encarando as diferencas e apredendo com as mesmas nao vociferando contra os homens , contra a vida sejam humanos pois e de humanidade que se faz a vida ate mesmo que nao sao Deuses quem sabe assim nao precisam mudar tanto o seu codigo de etica. alioas sabem o que e etica entao porque nao a praticam.

    ResponderExcluir
  14. Enfatizo o termo que usou para definir a afirmação desse aluno de medicina: LASTIMÁVEL!
    Entretanto, foi UM aluno, que não deixa de ser UMA pessoa que desde já e assumo ser preconceito, deve se tratar de uma pessoa não tão boa.
    Não acho justo falar que todos os alunos tenham essa imagem.
    E observem como vocês se comportam na defensiva quanto à importância do curso de vocês, que eu nem sei qual é. Esse blog não está discutindo isso. A questão é outra.
    Você critica esse comportamento dos futuros médicos. E cadê a sua crítica para o comportamento agressivo dos estudantes durante a manifestação?

    Alunos invadiram a sala de aula de uma professora com nariz de palhaço com apitos, gritos e pulos como se fosse uma comemoração. Mas eu perguntoo que essa professora e o curso da medicina tem com isso?

    Esses mesmos alunos que fizeram isso provavelmente se calariam frente ao responsável por essa administraçao tacanha da UNIG. Se calariam por covardia ou por falta de conteúdo, pois não sabem nem pra quem reclamar.

    REIVINDICAÇÃO NÃO É BADERNA E GREVE NÃO É FERIADO!

    Esse seria um bom título para um próximo post.
    Parabéns pelo blog, Paulo Roberto. Espero poder conhecê-lo e caminhar civilizadamente rumo a uma UNIG justa para alunos e funcionários.

    ResponderExcluir
  15. Gente, esses comentários me causam tristeza. Ver alunos tão prepotentes diante de uma situação gravíssima como esta que estamos vivendo na universidade. Se colocam acima do bem ou do mal. Que horror! Não tentem se explicar mais, ta ficando cada vez pior.

    ResponderExcluir
  16. Estamos todos discutindo por um único interesse o o anônimo aí de cima vem falar de prepotência.
    Deveria assinar seu nome e participar das discussoões. Opiniões são sempre bem vindas.
    Caso não goste do conteúdo, simplesmente não leia.

    ResponderExcluir
  17. - COMUNICADO -

    O Presidente do Diretório Acadêmico de Direito da Unig Campus V- Itaperuna RJ, THIAGO SILVA DE OLIVEIRA, vem através deste informar aos alunos do Curso de Direito e demais acadêmicos da supracitada instituição de ensino superior que no dia 26 de abril de 2010 (segunda-feira passada), foi deflagrada greve na referida instituição haja vista a situação de atraso no pagamento dos salários dos e professores e funcionários em geral.

    No dia 26 de abril de 2010 (terça-feira), aconteceu uma reunião na sede do sindicato dos professores localizado no Edifício Policenter, onde estive presente juntamente com o presidente deste sindicato, o Sr. Paulo Gomes e acadêmicos dos diversos cursos da instituição. Nesta ocasião, foram expostas informações sobre a venda da UNIG, dívidas trabalhistas pendentes, etc.

    O que se constata é que há protelação por parte dos novos donos em resolver as questões que já vinham se arrastando desde a gestão passada, entre elas, o problema do pagamento dos salários atrasados de professores e funcionários em geral. A situação se tornou insustentável o que ocasionou a paralisação já há muito alardeada.

    Nesta oportunidade, informo ainda que haverá uma audiência na Justiça do Trabalho no dia 4 de maio de 2010, próxima terça-feira, às 16h 30min para tratar das dívidas trabalhistas pendentes. Aqueles que quiserem estar presentes para se inteirarem dos fatos, poderão fazê-lo.





    Thiago Silva de Oliveira
    Presidente do DAD

    ResponderExcluir
  18. NOTA:


    O QUE TEMÍAMOS ACABOU ACONTECENDO!

    Esperávamos que a venda da UNIG fosse a luz no final do túnel que brilharia para a resolução de todos os problemas, porém a luz de esperança não brilhou, mas sim, se apagou com os fatos ocorridos na última segunda-feira (26/04/10).

    Quando ainda estava na presidência do Diretório Acadêmico de Direito, gestão 2008/2009, eu, Rodrigo Tinoco Rosa, protocolei no Ministério Público Federal pedido de Intervenção na Unig já prevendo, na ocasião, a insustentabilidade da situação que a instituição estava atravessando. Tal pedido se encontra hoje arquivado.

    Espero que neste momento difícil, possamos reverter tal situação, pois a UNIG é uma riqueza para o nosso município e também é uma fonte de emprego e conhecimento para o povo Itaperunense e de toda a região Noroeste Fluminense.

    Destarte, esperamos que o slogan da nova UNIG seja, de fato, novo, trazendo um novo conceito para esta Instituição de Ensino Superior que há muito vem sofrendo com a incoerência e incongruência de uma administração equivocada.

    Ressaltamos aqui que o que se diz novo não pode conter fragmentos do que seja velho, mas sim, fazer jus ao novo nome. A Nova UNIG só será nova quando realmente respeitar o direito de todos e cumprir com seus deveres de forma austera e responsável.

    Ratifico, aqui, meus protestos de indignação pela atual condição desta instituição e minhas estimas de que surja das cinzas, como a fênix, uma verdadeira Nova UNIG.


    Rodrigo Tinoco Rosa

    ResponderExcluir
  19. Os professores estao certos, afinal nao sao relógios, mas estou um pouquinho preocupado...as aulas quando voltarem, como os nossos professores aplicarão as provas? Dia sim , dia não; 2 no mesmo dia ou 3, ou, se lembrarão que precisaremos de tempo para estudar? Pretendo concluir O MEU CURSO COMO TODOS OS OUTROS NÉ!!!

    ResponderExcluir