Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Professor da UNIG CAMPUS – V – Itaperuna, um chamado a refrexão.

O quadro da UNIG - Universidade Iguaçu nunca foi tão grave, vivemos momentos de profunda incerteza é informação pra lá conta-informação pra cá e não muda nada. A cúpula (gerente acadêmico e coordenadores) daqui de Itaperuna, Campus V tenta se articular para resistir ao máximo, mas cada dia o esforço é mais em vão.
O que me causa maior estranheza nesse processo é a inércia dos professores, ou estão com a mais absoluta capacidade de pensar; o que é plenamente justificável em momentos muito difíceis, pois a depressão é eminente; ou estão com medo e aí eu particularmente não sei de quê.  Pois estamos descendo perambeira abaixo e sem controle nenhum.
O SINPRO NNF convocou uma assembléia para o dia 17/11 e a presença foi insignificante, 15 professores. Será que nossos companheiros, os professores vão deixar que os “outros” decidam seus destinos sem ao menos colocar sua opinião.
Em dezembro do ano passado eu estava visitando os professores da UNIG para comunicar-lhes das vantagens do acordo judicial que acabávamos de fazer numa sala de professores quase fui agredido por colegas insatisfeitos com aquele acordo, posso entender o desabafo dos companheiros, naquele momento inicio de dezembro se quer tinham recebido os salários de agosto, e é mais fácil esculhambar o Sindicato e os sindicalistas de que apenas reclamar dos salários atrasados com a Universidade, nossa relação é fraterna e temos muito mais capacidade de passar por cima dos justos desabafos mesmo eles sendo direcionado nas pessoas erradas. Aquele acordo permitiu que pela 1ª vez desde 2002 os professores da Universidade recebessem um décimo terceiro em dia e mais salários em dia desde o de novembro de 2008 até o de abril de 2009.

A partir de maio/2009 a UNIG começa a perder o rumo novamente, salários voltam a atrasar e chegamos em novembro com 3 salários em atraso só do ano de 2009. A gestão atual da Universidade se esgota é preciso que entre em cena um terceiro agente; um comprador, um sócio, um gestor profissional, uma empresa de capital para injetar recursos na Universidade saneá-la e vende-la.

A gestão profissional fracassou, em novembro de 2008 foi contratada uma empresa o ILAPE - Instituto Latino-Americano de Planejamento Educacional, mais a experiência fracassou, pois, os Raunhetes queriam continuar mandar nos gestores como se fossem seus empregados. Assim é claro que não funciona, em maio sai o ILAPE, por discordar da ingerência dos Raunhetes na gestão da Universidade. Depois surge um “Comprador Estrangeiro” o fato foi comemorado com fogos, rufos de tambores, soar de trombetas e churrasco, nem passou uma semana de tanta festa o “negocio” foi desfeito, voltamos a estaca zero, inicia-se um processo de novos sonhos, pesadelos e devaneios.

No inicio da semana, mais precisamente segunda feira dia 16/11/2009, surge um novo interessado uma empresa de capital, o “negocio” é anunciado de forma cautelosa sem o glamour e sem a ribalta do primeiro anuncio, um agente da empresa visitou o Campus V na terça feira dia 17, daí até hoje o silencio é sepulcral.

A assembléia do dia 17/11 foi transformada em assembléia permanente e nosso próximo encontro será dia 24/11 terça feira às 11h 30m. vamos trabalhar para termos uma presença mais significativa. É normal professores da UNIG, nos perguntarem o que o sindicato esta fazendo? Agora eu devolverei a pergunta, o que você professor esta fazendo? Se cochilar o cachimbo cai, já dizia minha vó, e isso nós não vamos deixar acontecer, só temos uma sida, nos organizar. Essa é a palavra de ordem ORGANIZAR-MOS.

2 comentários:

  1. Os alunos de medicina campus V estão ao lado de vocês professores. Porém, tentem pensar também em nosso lado. Se isso persistir todos saíremos prejudicados, inclusive com os alunos de medicina não formando o prazo normal, podendo até perder as provas de residência médica no final do ano. Tenham considerações com os alunos também
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Mas hoje foi definido que a justiça achou ilegal essa paralização dos professores e se os professores não volatrem a dá aula pagariam uma multa ao dia, e agora josé?O que os queridos professores vão fazer? Vão continuar com essa greve e prejudicar ainda mais os aluno, acho que os professores estão adorando ficar atoa e nem estõal igando muito pra Unig fazer o pagamento.

    ResponderExcluir