Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Brasil: Estudantes ribeirinhos terão lanchas para ir à escola

A partir do ano que vem lanchas escolares transportarão, de forma segura e confortável, os estudantes da educação básica pública residentes em regiões ribeirinhas. O termo de cooperação para a construção de 600 lanchas foi firmado na quarta-feira (28), entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Marinha do Brasil, em solenidade realizada em Brasília.

O acordo terá duração de dois anos e quatro meses. Das 600 lanchas escolares, 180 serão entregues em 2010; outras 360 em 2011 e as últimas 60, em 2012. O investimento será de R$ 134,5 milhões. As embarcações serão construídas nas bases navais de Val-de-Cães, em Belém (300 unidades), de Natal (200) e de Aratu, em Salvador (100).   

O acordo faz parte do termo de compromisso firmado em 15 de julho deste ano entre o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa para a produção inicial de 1,5 mil lanchas, com meta final prevista de três mil unidades, destinadas a municípios de áreas ribeirinhas.

Terão prioridade no recebimento das embarcações os municípios da região Norte. “Estima-se que 40% dos alunos dessas localidades usem barcos ou canoas para ir à escola”, disse o coordenador-
geral do programa Caminho da Escola, José Maria Rodrigues de Souza. Dados preliminares da Pesquisa Nacional de Transporte Escolar, realizada pelo FNDE, revelam que pelo menos 208 municípios usam embarcações para transportar estudantes.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário