Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Lixo é assunto sério, não se deve brincar.


     Ontem 11/11 por volta das 14h, um grupo de 60 garis fez uma manifestação em frente à casa do prefeito de Itaperuna, Sr. Claudio Cerqueira Bastos, o Claudão, que mora na principal avenida da cidade, a Cardoso Moreira.
     A manifestação foi motivada por: salários atrasados, há dois meses; baixos salários, os garis ganham R$ 485,00 com os descontos recebem em turno de R$ 420,00 e sem receberem nenhum centavo de insalubridade e/ou periculosidade; excesso de carga de trabalho, a empresa que recolhia o lixo no governo passado trabalhava com 320 garis, a empresa que colhe i lixo atualmente, a Jommar Ambiental, começou com 250 trabalhadores e hoje opera com mais ou menos 180 trabalhadores. Esse é o quadro de penúria que vive esses trabalhadores e conseqüentemente toda a população de Itaperuna.
     Durante a manifestação, os garis foram surpreendidos, com a presença da força policial chamada pela esposa do prefeito para conter “os vândalos”. Mais uma vez vemos movimentos mais que legítimos de trabalhadores, que clamam por serem ouvidos sem tratados como caso de policia.
     Os garis poderiam ter optado por uma paralisação dos trabalhos, o que certamente causaria maiores transtornos para a sociedade como acumulo de lixo e proliferação de doenças, mais não, fizeram uma manifestação pacifica para serem ouvidos pelo mandatário maior da cidade e mesmo assim policia neles.
     Esse assunto tem que ser tratado com rigor e encarado pelo poder público, não com força policial, mas com a força do poder político, do dialogo do entendimento na busca de soluções. Se tiver que ser usado a força policial certamente não é contra os garis e sim contra a Jommar Ambiental.
     O assunto dominou a pauta da reunião de ontem na Câmara Municipal de Itaperuna, todos unanimemente defenderam que tem que ser buscado uma solução para esse problema, ficou de irem todos em comissão ao prefeito na busca de solução imediata. Os garis e a sociedade aguardam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário