Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

AGRAVA QUADRO DA UNIG CAMPUS V - ITAPERUNA


O quadro na UNIG- Universidade Iguaçu CAMPUS V – Itaperuna, está complicadíssimo, os professores estão com dois meses de salários atrasados (na ultima quinta feira dia5/11 pagou-se o mês de agosto) e sem perspectiva de data para receber os outros. A Universidade esta fazendo campanha de arrecadação (dando desconto de 10% aos alunos que pagarem novembro e dezembro juntos). Aí mora o perigo a UNIG se capitaliza não paga os salários em atraso e não terá como pagar também os vincendos. Os Professores, funcionários e alunos da UNIG já se acostumaram a conviver com o caos, esse quadro não muda desde a implantação da universidade aqui em Itaperuna. Era alunos fazendo cursos caros, como por exemplo, o de medicina sem que a Universidade estivesse devidamente autorizada para ministrá-lo, depois os sucessivos atrasos de pagamento e outras irregularidades como por exemplo:
  1. O não recolhimento do FGTS de alguns professores desde 2003;
  2. Não repasse para a receita federal dos valores do Imposto de Renda Retidos na Fonte, submetendo quase que a totalidades desses professores a malha fina da Receita;
  3. Não recolhimento dos valores a serem pagos a previdência social, inclusive os recolhidos dos professores;
  4. Desde 2003 não se paga décimo terceiro salário, com uma única exceção em 2008, por força de um acordo judicial feito com o SINPRO em 26/11/2008;
  5. Em outubro de 2008, completamos 16 folhas de pagamento em aberto para alguns professores, desde 2004;
  6. Não pagamento da multa de 10% no primeiro mês de atraso mais 0,33% ao dia até a data do efetivo pagamento dos salários pagos em atraso a partir de 2009, conforme acordo judicial firmado entre a Universidade e o SINPRO NNF em 26 de novembro de 2008 referente ao processo 01096-2007-471-01-020-2.
  7. Não assinatura do acordo coletivo, em março de 2009, conforme o acordo judicial acima citado.
Tudo isso se atribui a má gestão da família Raunhet, que não tem mais credibilidade para gerir a Universidade e não se dispõe a vende-la, causando enormes transtornos a milhares de pessoas, alunos, professores e funcionários. Em nova Iguaçu a situação ainda é mais grave, já chega a nove salários atrasados só em 2009 e cerca de 45 folhas de pagamento em aberto desde 2004, lá já não tem mais aula, professores, que insistem em trabalhar, estão correndo risco de serem agredidos pelos alunos revoltados com o lamaçal ali instaurado, lá tem aluno entrando na justiça para receberem de volta as mensalidades pagas de meses que não tiveram aula.
O SINPRO NNF- Sindicato dos Professores do Norte e Noroeste Fluminense, está chamando uma assembléia para o próximo dia 17/11 para discutir as medidas a serem tomadas em razão da gravidade do que ocorre  na instituição, certamente os professores decidiram por uma greve, pois o clima está insuportável.
O SINPRO NNF já agendou uma audiência com o Ministério Público Federal e tomou as medidas cabíveis junto à justiça do trabalho, para que a UNIG cumpra o acordo judicial firmado entre o Sindicato e a Universidade em 26/11/2008 para pagamento do passivo de 16 folhas de pagamento que tinha em aberto desde 2004 a 2008. A primeira parcela do passivo a UNIG cumpriu, mas, outros itens do acordo não estão tendo o mesmo tratamento

Os professores não agüentam mais é tudo ou nada.

16 comentários:

  1. Pois é, meu amigo Paulinho!

    Uma coisa é financiar a política e alguns políticos, outra é se meter a fazer apostas ruins e a comprar mandatos a peso de ouro de estelionatários caça-níqueis aqui em Itaperuna, em Nova Iguaçu ou em qualquer lugar do Brasil e do mundo.
    Nós já sabíamos do desastre que seria a Unig há 10 anos. Mas falar da UNIG é assunto proibido em Itaperuna. Todos a defendem com a um bem de utilidade pública. As elites por razões bem diferentes das dos pobres que a idolatram.
    Em junho de 2008, fizemos uma crônica; mas não houve quem a quisesse publicar... está lá no meu blog http://professorzeluiz.blogspot.com/search/label/Faculdades%20de%20Medicina

    Recentemente, também denunciamos de passagem a situação da Faculdade de Medicina da Unig em http://professorzeluiz.blogspot.com/search/label/MEC. Não houve quem lesse e comentasse o texto.
    Má gestão é muito ruim pros negócios; má gestão em família é péssimo.

    Fazer o quê? Se a gente já sabia!...

    ResponderExcluir
  2. Sou Professor do Curso de Medicina Veterinária da UNIG-Itaperuna. A narrativa do Prof. "zeluiz" é real, acredito que representa fielmente a sensação de todos dentro daquela Universidade, que deveria ser uma instituição de excelência em ensino privado. É lamentável e frustrante se deparar com a contagiosa falta de estímulo dos coordenadores, professores, funcionários e alunos.

    Nós, professores, não somos informados sobre os acontecimentos. Todos os meses são realizadas campanhas de arrecadação. A última, estimulava os alunos a pagarem os seis primeiros meses de 2010 com um grande desconto. A campanha terminou, nenhum salário foi pago e o pior ainda está por vir: como pagarão os salários dos professores nos próximos seis primeiros meses.

    Acredito que, na ausência de atitudes em benefício aos professores, o próximo semestre não acontecerá. Vergonha!

    ResponderExcluir
  3. Prezados Senhores,

    Sou professor universitário e estou na luta contra as arbitrariedades e ilegalidades dos gestores do Centro Universitário da Cidade-UniverCidade.

    O pagamento dos salários é parcelado, o FGTS não é depositado desde 2003 e o INSS não é recolhido desde 2006.

    Foi constituída uma ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES para intermediar o movimento e imediatamente foram TODOS demitidos.O SINPRO-RIO está no movimento.

    Conheçam nosso BLOG: www.professorbrasileiro.blogspot.com

    Saudações,

    Professor Brasileiro

    ResponderExcluir
  4. Fui aluno da UNIG desde 2002. Hoje formado trabalho na área da educação. A péssima qualidade de ensino é reflexo da falta de estimulação profissional, uma vez que o pagamento nunca ocorreu em dia. Todos esses fatores me fez ter que correr atrás do prejuízo e estudar muito por fora para passar em concursos. Não é de hoje que esse problema existe, na minha época de estudante, os professores com os títulos de doutores ou foram demitidos, ou se se autodemitiram. Não haviam condições nem de deslocamente até a unidade de ensino pois eles (coitados) não tinham nem dinheiro para colocarem gasolinas em seus carros. Hoje a UNIG forma poucos bons profissinais, não pelo simples fato de ela oferecer condições para estes se tornarem. Mas sim porque os bons alunos que lá se formam são aqueles que já sabem que não podem esperar da instituição os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de suas atividades, ou seja, eles correm atrás do prejuízo, assim como eu fiz. Mas eu digo que isso não é só tarefa nossa pois pagamos caro para ter uma educação de qualidade e não temos.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, agrava a situação cada vez mais, agora estão demitindo os professores, e não há previsão nem para receber, os próprios funcionários dizem para os mesmos entrarem na justiça. Isso é uma excelente unidade de ensino. Há só para relatar o curso de medicina é o único que recebe em dia, afinal só faltas os alunos estarem pagando aos médicos em mãos.

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Pais Preocupados... Como fica a situação da minha filha que cursa o sexto periodo do curso de medicina? Que tipo de diploma ela recebera?

    ResponderExcluir
  7. Faculdade Regida por "Bicheiros" contraventores so podia dar nisso!
    É uma vergonha para nos q somos alunos , essa palhaçada tem q acabar , o futuro de varias pessoas depende da UNIG.

    ResponderExcluir
  8. Sempre vesti a camisa da UNIG dando o sangue nas aulas e sem motivo aparente me mandaram embora (para minha alegria) e com muitos sálarios em atraso. O processo é inevitável e se depender de mim a UNIG continuará sem dinheiro para pagar os atuais professores (infelizmente). Acho q a maioria da arrecadação atual da UNIG Itaperuna é para pagar ações na justiça. Porque q não fecha logo esta MERDA onde os alunos fingem q aprendem e os professores fingem que ensinam e a UNIG finge que paga. Sinceramente, a UNIG já está queimada no BRASIL como uma facul de merda que só forma porcaria. Não adianta o aluno tentar correr atras do prejuízo se matando de estudar por fora se não têm o direcionamento adequado do professor.

    ResponderExcluir
  9. FORMEI NA UNIG, E ANTES HAVIA PROBLEMAS COMO ESSE MAS A QUALIDADE DO ENSINO NÃO ERA MUITO AFETADA. HOJE EM DIA, ESTÁ CAÓTICA A SITUAÇÃO. A UNIG DE ITAPERUNA PERDEU GRANDES PROFESSORES DOUTORES POR NÃO PAGÁ-LOS EM DIA. LEMBRO-ME BEM DE UM PROFESSOR DE GEOLOGIA E MEIO AMBIENTE QUE VIA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, VIAJAVA MAIS DE 100KM PARA TRABALHAR E QUE ARCOU COM SUAS DESPESAS DE COMIDA E GASOLINA POR UM ANO INTEIRO SEM RECEBER. ELE SAIU, É CLARO NÃO AQUENTOU ESSA SITUAÇÃO. OS ALUNOS PERDERAM UM GRANDE PROFESSOR. ASSIM COMO ELE MUITOS OUTROS MESTRES ESTÃO PASSARAM E OS QUE ESTÃO LÁ PASSAM GRANDES DIFICULDADES. PAGAR OS PROFESSORES É UM DEVER, COMPROMISSO, COM A EDUCAÇÃO. ELES SÃO OS PILARES SE ESTÃO ABALADOS A EDUCAÇÃO NÃO SE MANIFESTA. CONCORDO COM A GREVE DESSES PROFISSIONAIS. ELES SÃO TÃO VÍTIMAS QUANTO OS ALUNOS. OU ELES PAGAM OU FECHAM AS PORTAS, A FINAL NÃO DEVERIA SER O OBJETIVO DE UMA UNIVERSIDADE EDUCAR? POIS BEM, ESPERO QUE COM A MUDANÇA DA ADMINISTRAÇÃO AS COISAS POSSAM MELHORAR. QUE DEUS ABENÇÕE OS PROFESSORES E OS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  10. A UNIG tinha tudo para ser a melhor instituição de ensino da região. A sua estrutura é gigantesca. Laboratórios, bibliotecas infinitamente melhores que qualquer instituição de ensino superior de Itaperuna. Contudo, os problemas internos da instituição são tão graves que essas coisa passam quase que despercebidos. As outras intituições de ensino de Itaperuna, só estão crescendo devido aos problemas que a UNIG vem enfrentando. Para que a cara da UNIG se torne nova deve-se mudar muito, em especial, pagar os professores em dia. Há professores tão insatisfeitos que gastam a metade de sua aula falando dos salários atrasados, falta de ética? Não sei, acho que é desespero. E como um desesperado consegue dar boas aulas? Em todos os cursos, sem excessão, todos os professores estão com seus salários atrasados, em pelo menos uns 6 meses. Lá é assim, paga-se um mês e demora-se uns 4 meses para pagar o outro. Bom, assim não dá. Para onde está indo o dinheiro que os estudantes pagam à instituição. Não é direiro de quem paga ter educação.
    Eu desisti de estudar na UNIG, começei um curso lá e depoiis que vi a tamanha bagunça decidi: Meu dinheiro, tão suado não irá para essa instituição sem respsito para com os seus estudantes. Se o problema fosse recente tudo bem, mas esse problema já se manifesta há anos. Desde que a Unig instalou-se em Itaperuna. Perdeu-se muitos bons professores com titulos expressivos como doutores e mestres.

    ResponderExcluir
  11. Nem todos que formam na UNIG são ruins, eu formei em Ciências Biológias nessa instituição e passo em todos concursos que faço,Detalhe: Eu concorro com alunos de federais. Quem faz a faculdade é o aluno. É certo que a UNIG está longe de ser uma instituição séria mas não podemos descriminar todos os alunos que se formam lá.

    Tem muito professor que posta aqui agredindo a instituição e os alunos. Esses professores deveriam ter mais ética, pois são eles os responsáveis também pelo sucesso de um aluno. Tive bons professores lá, mas o que tive de professor de bio que dava uma aula de merda era sem noção. Por questão de ética não citarei os nomes mas certamente muitos deles devem ter postado aqui.

    ResponderExcluir
  12. Falar mal da Unig é muito fácil, mas devemos colocar as qualidades da UNIG também em foco, há muitos problemas também em outras instituições de ensino. Acho que o único problema da UNIG é a falta de pagamento de seus funcionários. Se isso for solucionado, essa instituição será a maior da região. Pois a sua estrutura é infinitamente melhor que a Redendor e a Fundação São josé.

    ResponderExcluir
  13. Sou aluna da UNIG curso de Direito e irei me transferir, fiquei sabendo que a Estácio de Campos está propondo montar uma turma intensiva para que possamos recuperar o semestre que se não tomarmos uma providência será perdido, o telefone de lá é 22-27377007 ou 22-2737701, tentem também não vamos ficar que este prejuízo. fui muito bem recebida na Instituição e me transpareceu muita seriedade n que fazem.

    ResponderExcluir
  14. Estrutura não forma ninguém, Sócrates ensinou na praça e formou homens, nós alunos não nos formamos, mas sim pegamos papéis.
    Eu não acredito que há 5 anos ou mais as pessoas ainda se valem pela estrutura.

    ResponderExcluir
  15. Fui aluna da Unig em 2006 em fisioterapia, me transferí para o Rio de Janeiro onde continuei meus estudos. Hoje navegando pela internet me deu uma vontade de visitar a Unig que eu havia deixado anos atrás e com muitas saudades, me entristecí!!! só noticias ruins.... Gente como uma faculdade daquela tenha chegado a esse ponto? e os professores tem toda a razão.Quando a gente trabalha é esperando no fim do mês o salário.
    Triste...muito triste.

    ResponderExcluir
  16. meu ex marido foi professor de gealogia na UNIG foi dispensado sem receber salarios, e fgts. nosso filho que tem direito por ordem judicial de seus ganhos, até agora está vendo navios.

    ResponderExcluir