Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MPE: Candidato a deputado estadual Comte Bitencourt é denunciado


Rio - O Ministério Público Eleitoral enviou uma representação por conduta vedada eleitoral ao deputado estadual candidato à re-eleição Plínio Comte Leite Bittencourt (PPS) e a  secretária municipal de educação de Itaperuna, Maria Luiza Lacerda. O candidato realizou uma reunião política com as diretoras de escolas municipais e outros profissionais de ensino nas dependências da secretaria de educação.                   O encontro ocorreu em época de recesso escolar, as 9h, e teve como objetivo realizar propaganda política em favor do deputado.
Comte Bittencourt fez uma palestra, na qual procurou enaltecer seus feitos enquanto deputado estadual, expondo sua plataforma de atuação como parlamentar, destacando suas iniciativas. Os convidados receberam formulários para cadastramento e diversos impressos que falavam sobre a atuação do candidato na presidência da Comissão de Educação da Alerj.
A equipe de fiscalização da propaganda eleitoral esteve no local e comprovou que a reunião realmente aconteceu. Os fiscais gravaram o encontro e apreenderam exemplares do formulário e do impresso distribuídos, além disso, foram feitas fotos das instalações.

Ação

           As fotos anexadas mostram que a reunião foi realizada nas dependências de prédio público, tendo a secretária de educação de Itaperuna abusado de sua função pública para beneficiar Comte Bittencourt, praticando conduta vedada.
Maria Luiza, em resposta ao ofício enviado a ela questionando o motivo do encontro e da presença do candidato, negou que as diretoras da rede pública municipal de ensino tivessem sido convidadas, tendo inclusive, afirmado que não houve sequer reunião, e sim um encontro espontâneo.
A finalidade eleitoreira do encontro pode ser comprovada ao ouvir a gravação. Em uma longa e sinuosa palestra, o candidato menciona suas diversas realizações na área da educação, como forma de aproximar o eleitorado composto de profissionais da rede pública de ensino de suas convicções políticas, de maneira a incutir na opinião dos ouvintes a percepção de que o candidato é o mais apto para atender aos anseios da classe do magistério.
As penas previstas são multa para os dois denunciados, a secretária e o candidato, e cassação do registro ou diploma de Comte à re-eleição.

NOTA DO BLOGUEIRO:
É preciso que se saiba que existem regras. Embora não seja a rotina da prefeitura de Itaperuna. É muita insolência, a secretária dizer que o encontro foi espontâneo.
Encontro espontâneo com agenda e público, Senhora secretária? Faz por menos.

Um comentário:

  1. Senhor,
    esse candidato é Presidente da Comissão de Educação e fez audiências públicas e reuniões por todo o estado, ao longo desses 4 anos. Ele foi o primeiro deputado a levar uma audiência sobre educação para fora das paredes da Alerj, visitando diversos municípios e ajudando a resolver problemas das escolas públicas. Parece que para vocês, quem não faz nada pelo nosso estado é quem tem valor. Taí o governador, que mandou carta e prometeu mundos e fundos para a nossa categoraia e até hoje não fez nada. Entra no site dele e antes de falar, conheça o trabalho dele: www.comte.com.br

    ResponderExcluir