Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A CONAE – Conferencia Nacional de Educação, fase estadual no Rio de Janeiro


A CONAE – Conferencia Nacional de Educação, teve sua fase estadual no Rio de Janeiro nos últimos dias 27, 28 e 29 de novembro no colégio Pedro II no bairro de São Cristóvão. Foi um evento extremamente cansativo, só para se ter uma idéia, ficamos toda a sexta feira para aprovar o regimento interno, os trabalhos na sexta encerrou-se às 19h 30m. Daí pra frente os atrasos só foram aumentando, resultado, dos seis eixos que seriam discutidos:
1)      Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional.
2)      Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação.
3)      Democratização do Acesso e Permanência e Sucesso Escolar.
4)      Formação e Valorização dos Profissionais da Educação.
5)       Financiamento da Educação e Controlo Social.
6)      Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

Nenhum eixo teve tempo de ver todas às emendas que vieram das Intermunicipais, e o mais grave o eixo seis, exatamente o que trata das discriminações nem se quer teve o tempo que os outros eixos tiveram. A solução encontrada pela comissão organizadora da fase estadual, foi provocar um outro encontro no dia 09/12, para que os inscrito no referido eixo, juntamente com os delegados eleitos a fase nacional concluam os trabalhos do eixo, bem como concluam o que faltou dos outros eixos.
Esse encontro será no SINPRO-Rio das 8H as 17h. O SINPRO-Rio, fica na Rua Pedro Lessa, 35 – Cinelândia- Centro do Rio de Janeiro, ponto de referencia atrás da Biblioteca Nacional.

DOS DELEGADOS A FASE NACIONAL
Os últimos momentos da fase estadual foram às eleições dos delegados para a nacional da CONAE. O estado do Rio de janeiro tem direito a eleger 140 delegados desses 9 saíram da Intermunicipal de Itaperunaa  que incluem além de Itaperuna as cidades de Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antonio de Pádua, São José de Ubá e de Varre Sai. Esse foi sem dúvida alguma um grande feito, pois pelo número de delegados que nossa região tinha não daríamos para eleger sequer um delegado, esse foi um grande trabalho de construção do pessoal do SINPRO NNF. Foram eleitos:
de ITAPERUNA – os professores, Paulo Roberto Pereira Gomes, José Carlos Maciel Alvarenga e o estudante Alan Budrim; de Laje do Muriaé o professor Robsom Terra; de Natividade a vereadora e professora Dra Ivete Martins Bohreer Kabouk; de Porciúcula a professora Ângela Maria Grippe; de Pádua o professor Jansem Cunha; de São José de Ubá o secretário de educação professor José Cosme Andrade Lima e de Varre Sai a professora Maria Letícia Ramos de Oliveira.
A conferencia nacional se dará enre os dias 23 a 27/04/2010 em Brasília.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Gente essa é o máximo, a voz de Lula vende.


Uma peça publicitária do papel higiênico Neve, usa a imitação da voz do Lula, anunciando a PAC da economia, na verdade a palavra é pack, que siguinifica  embalagem, fala da embalagem econômica do papel higiênico Neve. Essa peça publicitária esta no ar desde ontem em varias emissoras de rádio de todo o Brasil.
Na gravação, a “voz” de Lula diz que vai falar do pack “que vai trazer mais economia para os brasileiros” e que vai chamar a ministra “que é a maior responsável por esse sucesso”. “Ué, cadê a ministra?”, diz o “presidente”, que é seguido por uma voz feminina que grita ao fundo: “Alfredooooo”, referindo-se ao mordomo que sempre marcou as propagandas da marca de papel higiênico.
Rindo, o imitador do presidente prossegue: “vou aproveitar que a ministra está em uma conferência com o Alfredo pra falar do Pack econômico Neve com 16 rolos. Nunca antes na história desse país o povo teve tanta maciez”.
A peça foi criada pela agencia DPZ, e nela o humorista Beto Hora imita a voz do presidente.
 Homenagem
Para o diretor de criação da peça, Fernando Rodrigues, a propaganda é uma espécie de homenagem ao presidente Lula. “Usar o Lula é um tributo à imensa popularidade dele, ele é um cara extremamente popular, simpático. Nunca na história desse país tivemos um presidente tão popular”, disse, por telefone ao G1
“Estamos torcendo muito para Lula ter gostado. A gente imagina que não tenha muito porque não gostar, porque ele é muito bem-humorado e a peça não tem nada de desrespeitoso”, afirma o diretor.
 Além de Rodrigues, a criação da peça é assinada em parceria pelo diretor Diego Zaragoza e pelo redator Kleber Fonseca.
Não tem jeito o sofrimento da oposição só vai aumentando. Só faltava essa



terça-feira, 24 de novembro de 2009

Professores da UNIG: – Vamos fazer acontecer.


     Como dizia Wandré:  “Que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora. Não espera acontecer”, como velho militante e que aplaudiu e muito o poema musicado Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores, e dele sofri muitas influências continuo com esse principio ainda hoje e convoco meus companheiros professores da UNIG a caminharmos juntos Pois “Caminhando e cantando, E seguindo a canção. Somos todos iguais, Braços dados ou não, Nas escolas, nas ruas, Campos, construções, Caminhando e cantando, E seguindo a canção...

      Temos que seguir e construir juntos a nossa utopia, não podemos permitir que pessoas, por mais bem intencionadas que sejam, sonhe nossos sonhos nós também podemos “fazer acontecer” já estamos atrasados não podemos acreditar “nas flores vencendo o canhão” vamos juntos buscar a saída, não dá pra “viver sem razão”, temos que dar sentido a vida, aos sonhos é hora de acordar.

     O poeta também disse: “Nas escolas, nas ruas Campos, construções Somos todos soldados Armados ou não Caminhando e cantando E seguindo a canção Somos todos iguais Braços dados ou não...” dessa lição só nos resta darmos os braços e seguirmos juntos.

     Hoje não temos “A certeza na frente A história na mão” mais podemos construí-la para seguirmos “Aprendendo e ensinando Uma nova lição...”.

     Agora é fazermos nossa parte o SINPRO tem hoje as 16h tenho audiência com o Ministério Público do Trabalho em Campos, para tratar do débito com os professores da UNIG CAMPUS V – Itaperuna.

     Como estamos em assembléia permanente estamos convocando todos os nossos professores para uma nova reunião na próxima terça feira dia 1º de dezembro as 11h 30m, no salão de reunião do edifício POLICENTER situado à Rua Tomaz Teixeira dos Santos, 98 no 5º piso.

“Quem sabe faz a hora. Não espera acontecer”.

 

Diretoria Colegiada do SINPRO NNF

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Professor da UNIG CAMPUS – V – Itaperuna, um chamado a refrexão.

O quadro da UNIG - Universidade Iguaçu nunca foi tão grave, vivemos momentos de profunda incerteza é informação pra lá conta-informação pra cá e não muda nada. A cúpula (gerente acadêmico e coordenadores) daqui de Itaperuna, Campus V tenta se articular para resistir ao máximo, mas cada dia o esforço é mais em vão.
O que me causa maior estranheza nesse processo é a inércia dos professores, ou estão com a mais absoluta capacidade de pensar; o que é plenamente justificável em momentos muito difíceis, pois a depressão é eminente; ou estão com medo e aí eu particularmente não sei de quê.  Pois estamos descendo perambeira abaixo e sem controle nenhum.
O SINPRO NNF convocou uma assembléia para o dia 17/11 e a presença foi insignificante, 15 professores. Será que nossos companheiros, os professores vão deixar que os “outros” decidam seus destinos sem ao menos colocar sua opinião.
Em dezembro do ano passado eu estava visitando os professores da UNIG para comunicar-lhes das vantagens do acordo judicial que acabávamos de fazer numa sala de professores quase fui agredido por colegas insatisfeitos com aquele acordo, posso entender o desabafo dos companheiros, naquele momento inicio de dezembro se quer tinham recebido os salários de agosto, e é mais fácil esculhambar o Sindicato e os sindicalistas de que apenas reclamar dos salários atrasados com a Universidade, nossa relação é fraterna e temos muito mais capacidade de passar por cima dos justos desabafos mesmo eles sendo direcionado nas pessoas erradas. Aquele acordo permitiu que pela 1ª vez desde 2002 os professores da Universidade recebessem um décimo terceiro em dia e mais salários em dia desde o de novembro de 2008 até o de abril de 2009.

A partir de maio/2009 a UNIG começa a perder o rumo novamente, salários voltam a atrasar e chegamos em novembro com 3 salários em atraso só do ano de 2009. A gestão atual da Universidade se esgota é preciso que entre em cena um terceiro agente; um comprador, um sócio, um gestor profissional, uma empresa de capital para injetar recursos na Universidade saneá-la e vende-la.

A gestão profissional fracassou, em novembro de 2008 foi contratada uma empresa o ILAPE - Instituto Latino-Americano de Planejamento Educacional, mais a experiência fracassou, pois, os Raunhetes queriam continuar mandar nos gestores como se fossem seus empregados. Assim é claro que não funciona, em maio sai o ILAPE, por discordar da ingerência dos Raunhetes na gestão da Universidade. Depois surge um “Comprador Estrangeiro” o fato foi comemorado com fogos, rufos de tambores, soar de trombetas e churrasco, nem passou uma semana de tanta festa o “negocio” foi desfeito, voltamos a estaca zero, inicia-se um processo de novos sonhos, pesadelos e devaneios.

No inicio da semana, mais precisamente segunda feira dia 16/11/2009, surge um novo interessado uma empresa de capital, o “negocio” é anunciado de forma cautelosa sem o glamour e sem a ribalta do primeiro anuncio, um agente da empresa visitou o Campus V na terça feira dia 17, daí até hoje o silencio é sepulcral.

A assembléia do dia 17/11 foi transformada em assembléia permanente e nosso próximo encontro será dia 24/11 terça feira às 11h 30m. vamos trabalhar para termos uma presença mais significativa. É normal professores da UNIG, nos perguntarem o que o sindicato esta fazendo? Agora eu devolverei a pergunta, o que você professor esta fazendo? Se cochilar o cachimbo cai, já dizia minha vó, e isso nós não vamos deixar acontecer, só temos uma sida, nos organizar. Essa é a palavra de ordem ORGANIZAR-MOS.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Tribunal de Justiça do Rio mantém sistema de cotas em universidades

Essa é uma decisão importantíssima tomada pela Corte máxima do Estado do Rio, em defesa da igualdade, inclusão e da isonomia, estou muito feliz...


      Estado pioneiro

No entanto, nesta quarta-feira (18), ao julgar o mérito da ação, o desembargador Sergio Cavalieri, relator da ação, adotou em seu voto os pareceres da Procuradoria Geral do Estado e da Procuradoria de Justiça em favor da constitucionalidade da lei.
       Por maioria de votos, os desembargadores acompanharam a posição do relator, para quem a norma aprovada pela Assembléia Legislativa não fere o princípio da igualdade.
Segundo Cavalieri, a "igualdade só pode ser verificada entre pessoas que se encontram em situação semelhante". E emendou: "Há grupos minoritários e hipossuficientes que precisam de tratamento especial. Se assim não for, o princípio da isonomia vai ser uma fantasia".

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mulher é apedrejada até a morte por adultério.


Tem coisa que nos deixa atônitos, mais essa foi demais, dando uma passada de olho nas noticias da tarde me deparei com essa barbárie, uma mulher condenada a morte a pedradas e uma platéia de 200 pessoas assistindo a execução.
Eu fico a imaginar, como é viver com um absurdo desse e ninguém se incomodar? Esse bárbaro crime ocorreu na ultima terça feira dia 15/11/2009 perto da cidade de Wajid na Somália.  Um juiz de um grupo militante islâmico afirmou que uma mulher foi apedrejada até a morte por ter um relacionamento extraconjugal. O namorado dela recebeu cem chibatadas pela mesma infração, segundo ele. O xeque Ibrahim Abdirahman, juiz do grupo al-Shabab, afirmou que a vítima, de 20 anos, teve um caso com um homem solteiro de 29 anos e deu à luz um bebê que já nasceu morto.
Esses bárbaros militantes controlam boa parte do sul somali. Eles instituíram uma versão conservadora da lei islâmica na região. Este foi pelo menos o quarto apedrejamento até a morte por adultério na Somália no último ano. Foi a segunda vez que uma mulher foi morta por esse motivo, no mesmo período.
Agora eu pergunto, até quando a comunidade internacional vai ficar noticiando este tipo de barbárie sem se manifestar? Isso não é possível. Alguém tem que agir, algo tem que ser feito. Confesso que estou atônito e pergunto, o que podemos fazer?

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Carta de Anita Leocádia Prestes a Lula



     Esse assunto é de interesse de todos os democratas. Não podemos deixar que o poder executivo nacional se submeta, aos devaneios do STF, comandado por um nazista, truculento Sr. Gilmar Mendes. Entendemos que a Suprema Corte deveria ter uma postura independente e de defesa dos direitos. Mais não é o que ocorre no Brasil, recentemente a mulher do presidente dessa corte foi contratada para trabalhar no escritório do advogado do banqueiro Daniel Dantas, isso é só mais um elo entre o Presidente do STF e o banqueiro envolvido em toda sorte de corrupção.

     Voltando ao que interessa postamos a carta endereçada ao presidente Lula postada por Anita Leocádia Prestes, filha de Olga Benário e Carlos Prestes.



Exmo. Sr. Presidente da República
Luiz Inácio Lula da Silva.

     Na qualidade de filha de Olga Benário Prestes, extraditada pelo Governo Vargas para a Alemanha nazista, para ser sacrificada numa câmera de gás, sinto-me no dever de subscrever a carta escrita pelo Sr.  Carlos Lungarzo da Anistia Internacional (em anexo), na certeza de que seu compromisso com a defesa dos direitos humanos não permitirá que seja cometido pelo Brasil o crime de entregar Cesare Battisti a um destino semelhante ao vivido por minha mãe e minha família.


     Atenciosamente,
     Anita Leocádia Prestes

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
O Que Acontece nas Prisões Italianas?
Carlos Alberto Lungarzo
Anistia Internacional (USA)
MI 2152711
Aproveito para agradecer a Susanna Marietti, da Sociedade Italiana Antígone, por seu assessoramento na redação desta matéria.

     Se Cesare Battisti fosse finalmente extraditado, ele seria destinado, com certeza, a uma prisão de alta segurança pelo resto de sua vida. A cínica condição colocada por alguns dos juízes que votaram em favor da extradição, lembrando orgulhosamente que as tradições brasileiras não permitem recolher um prisioneiro por mais de 30 anos, será, para as autoridades italianas, algo menos que papel higiênico de baixa qualidade. O ex ministro Mastella, o ministro La Russa e outros, já disseram aos familiares de supostas vítimas do condenado que "aquele palhaço passará a vida toda na cárcere"
Isto pode ser uma questão puramente formal, porque, se tudo desse errado, na pior das alternativas (que eu não ouso nem pensar neste momento), Battisti teria a têmpera de não dar aos abutres daqui o prazer de entregá-lo vivo nem aos urubus da lá o prazer de caçá-lo. De qualquer maneira, é importante que todos saibam como são as condições de um preso na Itália atual.
Prisão Perpétua
     O nome ergástolo, que é dado na Itália à punição por reclusão até o fim da vida, não foi adotado por acaso. É o mesmo nome que usaram os medievais, quando a língua oficial da nobreza era o latim, que por sua vez tirou esta palavra do grego: "ergástolo" quer dizer trabalho forçado, que era o castigo ao qual estavam submetidos, até pouco tempo atrás, os presos por vida. Note-se que na Itália é frequente usar nomes medievais e não modernos para os fatos relativos à vida prisional: a própria prisão é chamada "galere" inclusive em linguagem culta, não apenas como gíria, em homenagem aos tempos em que os presos morriam remando nos barcos (galere) sob as chicotadas dos mestres. Este homenagem à Idade Média nas prisões italianas poderia ser apenas um anacronismo de linguagem, mas não é: pelo contrário, é um sintoma de que o sentimento em relação com os internos é o mesmo, e de que as condições sob as quais vivem são quase iguais. De fato, são um pouco menos horríveis porque um choque elétrico é menos doloroso e mais reversível que um esquartejamento.
     Não é verdade que a condena por vida repugne os sentimentos humanitários unicamente nos países mais avançados. Inclusive sociedades com longa tradição de violência e intolerância têm abolido esta macabra filha doentia da pena de morte. É verdade que países laicos humanistas, com extremo liberalismo e naturalismo, como Noruega, a máxima pena por qualquer crime não pode passar de 21 anos. No entanto, mesmo em estados que foram muito diferentes, e praticaram até épocas recentes grandes genocídios, como a Croácia, a Espanha e a Servia, os movimentos humanitários conseguiram colocar as penas de prisão por baixo de um limite de 30 ou ainda 25 anos, como em Portugal.
     As autoridades italianas costumam dizer que a prisão por vida é apenas "virtual", porque um prisioneiro que tenha cumprido 26 anos de prisão com boa conduta pode ganhar a liberdade. Mas, isso é falso. Existe uma eventualidade de que isso aconteça, mas os próprios advogados de prisioneiros desconhecem casos concretos em que tenha sido aplicado este benefício, e apenas podem dizer que ouviram falar. De maneira nenhuma consiste numa regra, e segundo os boatos, aos duas ou três vezes em que esta cláusula foi aplicada, foram necessários complexos trâmites e enormes esperas, desde que, obviamente, os casos de liberação aos 26 anos tenham realmente existido.
Por exemplo, Antonino Marano, internado na Carcere dell'Ucciardone, em Palermo, Sicília, já cumpriu 43 anos de prisão sem qualquer esperança de ver-se livre algum dia. Casos que excedem os 30 anos são muito comuns, e estão relatados numa carta que os condenados a prisão perpétua enviaram a Lula depois da outorga de refúgio a Battisti.
O Regime 41 bis
     Itália é muito diferente do resto dos países formalmente democráticos no tratamento do crime político. Em todos esses estados, o crime político (mesmo que sua definição ofereça sempre algumas dificuldades sutis) é aquele que se faz por alguma convicção e não por interesse pessoal e, portanto, é tratado com certa maior gentileza que o crime comum. Até no Brasil, com sua tradição de barões, militares e escravocratas, o crime político merece algum trato diferencial, como se deriva da lei 9474/97, tão debatida nestes dias.
     Na Itália é exatamente o contrário. Os mafiosos, salvo quando perdem a amizade com as autoridades, podem sair livres logo. Para um ladrão comum é mais difícil. Já um preso político pode passar anos num sistema brutal pelo mesmo crime.
     O regime 41 bis tomou seu nome do artigo 41-bis do Ato Administrativo Prisional 354 (AAP354), que permite aplicar ao Ministro de Justiça ou do Interior uma forma de disciplina prisional que deixaria maravilhado a Meister Eymerich, o famoso inquisidor alemão do século 15. Antes de exagerar em nossa indignação, pensemos, porém, que uma selvagem e sádica forma de prisão semelhante ao 41 bis se aplica no Brasil com o nome de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que foi calorosamente defendida pelo críptico advogado Thomas Bastos (o primeiro ministro de justiça do presidente Lula) e resistiu todas as críticas de organizações de Direitos Humanos.
     Talvez seja justo dizer que este RDD é mais parecido ao americano e, na prática, menos brutal que o italiano, e se aplica com menos freqüência. O AAP354 foi publicado no 26 de julho de 1975, uma época em que as Brigadas Vermelhas já eram ativas, mas ainda não tinham cometido os atos tipicamente terroristas de 1978, já sobre uma nova liderança da que se sempre se supus que tinha sido infiltrada pela polícia.
     Nessa data, a primeira fase das BV estava quase acabada, pois seus principais núcleos tinham sido desmontados, e ainda não tinha surgido Prima Linea (o que aconteceria no ano seguinte), que foi novo pesadelo da repressão. O grande terrorismo (os stragi) produzido pelo operativo Gladio já existia desde 1969. Não é necessário dizer que o 41-bis não visava punir este tipo de terrorismo, pois seus realizadores não foram nem mesmo submetidos à justiça comum, salvo, nos últimos anos, alguns poucos que foram judicialmente poupados (salvo Vincenzo Vinciguerra, um terrorista fascista que assassinou três policiais e ganhou o ódio da corporação).
     Outro detalhe interessante é que desde 1975 até 1992, um período relativamente longo, nunca as autoridades italianas se interessaram por aplicar este sistema á Máfia. Só em junho desse ano, quando foi assassinado o juiz Giovanni Falcone, o establishment entendeu que as sociedades criminosas tinham saído de sua habitual função história de ser parte complementar do sistema, e o sistema prisional do 41-bis foi aplicado a eles.
     Portanto, quando o sistema foi inventado, em 1975, o objetivo não era combater nem a máfia, nem o terrorismo fascista, mesmo que fosse parcialmente. O sistema estava dedicado exclusivamente aos grupos revolucionários e aos movimentos sociais, que no ano de 1974 tinham estado enormemente ativos.
     É fácil descrever o sistema 41-bis. Ele mantém o preso numa cela estreita, na qual pode ser sempre vigiado desde fora, sem absolutamente nenhum direito de praticar qualquer forma de recreação, atividade cultural, comunicar-se com outras pessoas mesmo por carta, telefone ou qualquer outro meio. Seu único "privilégio" é receber alimentação, atenção médica (se o prisioneiro morrer logo acaba a diversão de juízes, policiais e carcereiros), e uma visita por mês que pode variar de 10 a 30 minutos, através de um intercomunicador e vários painéis de vidro, de um familiar de primeiro grau.
      Seria ridículo dizer que este sistema e desumano, porque animal nenhum vive nessas condições. O sistema é infrabiológico, um invento de mentes sádicas e maniqueístas que reproduzem as torturas medievais.
Repúdio do 41 bis
      Em Novembro de 2007, a Corte Européia de Direitos Humanos condenou a Itália pelas condições brutais de prisão sob o sistema 41-bis. Este fato é notável, pois sendo Itália principal base da NATO, os organismos europeus tendem a preservá-la de críticas. Por unanimidade, a corte decidiu que o 41-bis violava os artigos 6 e 8 de Convenção Européia dos DH (o direito a ter um julgamento limpo e o direito à vida familiar e privada). Entretanto, a condenação não fala em torturas. Pela data da manifestação da Corte é quase certo que Itália estaria executando ações de tortura proxy em benefício da "guerra ao terror", e o organismo europeu evitou levantar problemas políticos.
     Entretanto, mesmo nos Estados Unidos, onde o tratamento de imigrantes ilegais é muito duro, alguns juízes das barras (equivalentes da OAB) de Califórnia e Texas se recusaram a entregar a Itália criminosos de alta periculosidade. Uma juíza de Los Angeles, que firma com a sigla D. D. Sitgraves, considerou que o tratamento do sistema 41-bis é uma forma sistemática e contínua de tortura.
Tortura
     Em tempos recentes, a tortura tem sido associada com personalidades patológicas, e especialmente com sujeitos afetados de transtornos sexuais. No documentário experimental La Torture feito por um grupo de jovens franceses em 1972, para resumir informações sobre os torturadores de Argélia, se destaca este aspecto: O torturador é quase sempre místico, identifica o sexo com a maldade, e sua forma mais comum de relacionamento sexual é o estupro, pois isso lhe permite satisfazer-se fingindo de está "punindo" a sexualidade. O fato encontrou confirmação em algumas poucas pesquisas que puderam fazer-se com os torturadores da ditadura argentina. A personalidade do moderno torturador é compatível com a do torturador inquisitorial: seu maior objeto de ódio são pessoas fracas, mulheres, crianças, gays e membros de outras raças.
      Apesar disso, mesmo nos países católicos como França, Espanha e Portugal, a tortura tem sido colocada no código penal. Na Europa, em diversas datas, a tortura foi considerada crime específico (independente de lesões, morte ou estupro) nos pequenos estados balcânicos, na Austria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, Islândia, Letônia, Eslovênia, Eslováquia, todos os países escandinavos, a totalidade do Reino Unido, Holanda, Polônia, Alemanha, Suíça, Suécia, Hungria e Turquia. Também nos pequenos estados como Luxemburg.
      Itália, como todos os países europeus assinou a convenção de Estrasburgo de 1987 sobre prevenção da tortura. Entretanto, ao ser um dos poucos países da região que não a considera crime, punir diretamente os torturadores não é possível.
     Em 2008, os lugares onde se comprovaram mais frequentes atos de tortura aplicados contra detentos provisórios (pessoas detidas por falta de documentos, vadiagem ou pequenos furtos) são Gênova, Turim, Treviso, Velletri, Florença, Forli, Frosinone (a prisão onde esteve Battisti), Lecce, Livorno, Milano, Padua e Peruggia.
     Raramente se relatou o uso de instrumentos especiais de tortura. Em geral, os tormentos aplicados são afogamento, chutes, pancadas e impactos com objetos quaisquer (panelas, garrafas, etc.) Os casos que conduzem a morte são investigados. Atualmente não há, porém, nenhum incriminado.
Segundo o informativo, "Horizontes restritos", mesmo entre os que não estão sujeitos ao sistema 41-bis, o índice de suicídios é alto. De janeiro de 2000 a março de 2009, houve 501 suicídios entre internos de todo o país. Não se sabe que proporção corresponde a presos políticos.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Grave acidente no RODOANEL em São Paulo


     Ontem, 13/11/2009 às 21h36:Parte de obra do Rodoanel cai sobre carros na Régis Bittencourt.Pelo menos três pessoas estão gravemente feridas após três vigas de sustentação de um viaduto em construção do trecho sul do Rodoanel caírem sobre três veículos - um caminhão e dois carros - na altura do km 277, da rodovia Régis Bittencourt, em Embu das Artes, na Grande São Paulo.
     O estranho é que a grande imprensa passa de passagem, por um fato tão grave como esse, a matéria esta longe de ser assunto principal dos Jornalões, da Globo, da Band, e etc, existe uma quarta viga ameaça cair as autoridades estão propondo a demolição da mesma.
O interessante é que nesse grave episódio a imprensa não procura culpados, seria a Dilma, o Lula, o PT ou que sabe o SERRA. Vamos acompanhar essa matéria na Blog esfera, certamente mais informações teremos e com maior confiabilidade.
José Patrício/Agência Estado
Foto por José Patrício/Agência Estado
Local onde uma carreta e dois carros foram atingidos por três vigas que caíram do Rodoanel Mário Covas (trecho sul), por volta das 21h de hoje

Situação das vítimas
     As três pessoas que ficaram feridas após a queda de três vigas das obras do Rodoanel foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para o hospital.
O Pronto Socorro de Embu das Artes informou que Luana Augusto, de 21 anos, chegou ocom escoriações e segue em observação médica. Outra vítima identificada como Carlos Fernando Rangel, de 38 anos permanece no Hospital de Itapecerica da Serra, onde chegou com um corte profundo na coxa e com um braço quebrado, informou a Secretaria do Estado da Saúde.
     A vítima que deu entrada, apenas com escoriações, no Hospital Geral de Pirajussara, localizado no município de Taboão da Serra, é  o caminhoneiro Reginaldo Aparecido Pereira, de 40 anos.  Reginaldo segundo o Corpo de Bombeiros, teria visto uma das vigas caindo e pulou do caminhão. 

Você testemunhou o acidente em obra do Rodoanel?

      Por conta do acidente a pista sentido São Paulo está totalmente interditada para o tráfego e o congestionamento já atinge mais de cinco quilômetros. O trânsito está sendo desviado para dentro do município de Embu das Artes.

Parte da pista sentido Curitiba da Régis Bittencourt foi liberada por volta das 23h45.

      No sentido São Paulo, a rodovia está interditada desde as 21h e tem cinco quilômetros de lentidão. O desvio pode ser feito pelo quilômetro 280.


Rodoanel

      O Rodoanel vai circundar toda a Grande São Paulo, interligando as rodovias que chegam à capital: Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Anchieta, Imigrantes, Ayrton Senna, Fernão Dias e Dutra.

      O objetivo do empreendimento é desafogar o trânsito da capital, fazendo com que caminhões e carros não precisem atrevessar a cidade para acessar as vias que ligam a capital ao interior e ao litoral do Estado.

Congresso promulga emenda que amplia recursos da educação

A emenda também assegura o direito ao ensino básico gratuito para os jovens de 4 a 17 anos
O Congresso Nacional promulgou nesta quarta-feira, em sessão solene, a Emenda Constitucional 59, que amplia os recursos da educação ao excluir do cálculo da Desvinculação de Receitas da União (DRU) os recursos destinados a essa área. A emenda também assegura o direito ao ensino básico gratuito para os jovens de 4 a 17 anos. Hoje, a universalização abrange apenas o ensino fundamental.

A emenda foi aprovada pela Câmara em setembro (PEC 277/08) e pelo Senado na semana passada.

De acordo com a emenda, a DRU será gradualmente reduzida ao longo de três anos para o setor educacional. Em 2009 e 2010, serão descontados, respectivamente, 12,5% e 5%. Já em 2011, não haverá mais a desvinculação.

Emenda histórica
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse na sessão que essa emenda é "histórica". Ele lembrou que esta foi a segunda emenda constitucional relacionada à educação promulgada no governo Lula. A primeira, de 2007, criou o Fundeb, o piso nacional do magistério, reformulou a repartição de recursos do salário educação e ampliou o ensino fundamental obrigatório de 8 para 9 anos.

Já a emenda promulgada hoje reformula outros quatro pontos: reivincula recursos retirados da educação, assegura o direito ao ensino básico gratuito para as pessoas de 4 a 17 anos (hoje a universalização abrange apenas o ensino fundamental, de 6 aos 14 anos); obriga o Legislativo a incluir no Plano Nacional de Educação uma meta de investimento público em educação pública como proporção do PIB; e amplia a abrangência das chamadas atividades suplementares para todos as etapas da educação básica.

"São oito mudanças que colocam nossa Constituição em um outro patamar", declarou Haddad.

Compromisso
O relator do substitutivo da comissão especial da Câmara, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), declarou que a promulgação resgata o compromisso do Legislativo e da sociedade brasileira com todo o País.

"Devemos encarar a educação como projeto de nação, de sociedade, de Estado, e não deste ou daquele governo. Eu sou deputado de oposição e tenho orgulho, neste momento, de assistir a um ato de afirmação que este País pensa no seu futuro, nos seus filhos e na sua sociedade", disse.

Fonte: Agência Câmara

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Teoria conspiratória – do “Apagão”


     Essa historia de apagão aos moldes que foi me soou muito estranho aos ouvidos, e conseqüentemente eu precisava produzir um texto sobre o assunto. Lendo meus emails encontrei esse do Eduardo Guimarães que veio de encontro a minha linha de raciocínio, portanto estou reproduzindo. Às vezes sou muito criticado por achar que a conspiração em tudo, mas coincidência demais também pode ser ingenuidade. Creio que no mundo da política há muito mais planejamento do que acaso.
Paulo Roberto
11/11/2009
Análise política



Teoria conspiratória

 
 
 
 
 
 
     Fiquei impressionado com a eficiência da imprensa. Às três da manhã, quando a energia elétrica retornou, havia montes de matérias nos portais de internet sobre um “apagão” que se abateu sobre vários Estados do Sul e do Sudeste no fim da noite de ontem. E os jornais todos saem hoje com matérias amplas sobre o assunto.
     Detalhe: a falta de luz começou depois das 22 horas, muito próximo do fechamento das edições do principais jornais do país, que mostraram-se incrivelmente mobilizados para coberturas tão emergenciais. Pareceu até haver um esquema de “cobertura” muito bem montado.
     O termo “apagão”, que foi o que vi no G1 e no UOL, deverá ser generalizado e explorado à farta pela mídia. Ela tentará vincular um episódio isolado e desencadeado por causa desconhecida ao racionamento de energia que ocorreu no fim do governo Fernando Henrique Cardoso devido a falta de investimentos em geração de energia naquela época.
     A exploração de um episódio isolado, porém, terá vida curta... Mas será que terá mesmo? E se o episódio não for isolado e outros apagões misteriosos voltarem a ocorrer?
     Chama atenção, assim, como os portais da grande mídia parecem ter organizado um plantão especial nas redações de ontem para hoje. Há uma fartura de informações em matérias longas que, repito, parecem ter precisado de um poderoso aparato jornalístico para ser produzidas
     A colunista Eliane Cantanhêde, da Folha de São Paulo, por exemplo, em plena madrugada produziu uma conversinha sobre “empurra-empurra entre Itaipu e Furnas”. Eu poderia jurar que a matéria estava pronta quando acabou a luz em metade do país.
      Aí entra em cena informação divulgada pelo jornal paraguaio ‘ABC Color’ de que a primeira peça que caiu no dominó elétrico seria... de São Paulo.
     Claro que tudo pode não passar de teoria conspiratória minha, mas é bom ficarmos atentos. Já imaginaram que maravilha seria, para certos grupos políticos, se outros episódios como esse continuassem acorrendo? Haveria como dizer, no ano que vem, que Lula também produziu um apagão como o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
     É por isso que quero recomendar ao menos ao Ministério das Minas e Energia que investigue a fundo as causas desse apagão supostamente desencadeado em São Paulo. Acredito que alguns políticos são capazes de “pisar no pescoço” de qualquer um que ameace o sucesso de seus projetos políticos, como sempre diz Ciro Gomes.
     Aliás, bom mesmo seria pôr a Polícia Federal na parada. Sabotadores de linhas de transmissão podem ser contratados e poderiam agir com facilidade num país como o nosso. Sucessivos cortes de energia são tudo o que certa oposição descerebrada poderia querer no momento em que afunda nos próprios dejetos.


Escrito por Eduardo Guimarães às 04h49






Lixo é assunto sério, não se deve brincar.


     Ontem 11/11 por volta das 14h, um grupo de 60 garis fez uma manifestação em frente à casa do prefeito de Itaperuna, Sr. Claudio Cerqueira Bastos, o Claudão, que mora na principal avenida da cidade, a Cardoso Moreira.
     A manifestação foi motivada por: salários atrasados, há dois meses; baixos salários, os garis ganham R$ 485,00 com os descontos recebem em turno de R$ 420,00 e sem receberem nenhum centavo de insalubridade e/ou periculosidade; excesso de carga de trabalho, a empresa que recolhia o lixo no governo passado trabalhava com 320 garis, a empresa que colhe i lixo atualmente, a Jommar Ambiental, começou com 250 trabalhadores e hoje opera com mais ou menos 180 trabalhadores. Esse é o quadro de penúria que vive esses trabalhadores e conseqüentemente toda a população de Itaperuna.
     Durante a manifestação, os garis foram surpreendidos, com a presença da força policial chamada pela esposa do prefeito para conter “os vândalos”. Mais uma vez vemos movimentos mais que legítimos de trabalhadores, que clamam por serem ouvidos sem tratados como caso de policia.
     Os garis poderiam ter optado por uma paralisação dos trabalhos, o que certamente causaria maiores transtornos para a sociedade como acumulo de lixo e proliferação de doenças, mais não, fizeram uma manifestação pacifica para serem ouvidos pelo mandatário maior da cidade e mesmo assim policia neles.
     Esse assunto tem que ser tratado com rigor e encarado pelo poder público, não com força policial, mas com a força do poder político, do dialogo do entendimento na busca de soluções. Se tiver que ser usado a força policial certamente não é contra os garis e sim contra a Jommar Ambiental.
     O assunto dominou a pauta da reunião de ontem na Câmara Municipal de Itaperuna, todos unanimemente defenderam que tem que ser buscado uma solução para esse problema, ficou de irem todos em comissão ao prefeito na busca de solução imediata. Os garis e a sociedade aguardam.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Aprovado 14º salário para professor

Embora o texto me pareça um tanto confuso, a idéia é boa. A Companheirada deve acompanhar esse tema com atenção. A matéria foi transcrita do Boletim Congresso em Foco.


10/11/2009 - 13h15


Aprovado 14º salário para professor

Pagamento será feito ao profissional que elevar em 50% o Ideb da escola em que trabalha
Renata Camargo

     A Comissão de Educação aprovou nesta terça-feira (10) o projeto que institui o 14º salário para professores da educação básica do ensino público. A proposta do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), aprovada na forma do substitutivo do relator, Marconi Perillo (PSDB-GO), segue para análise das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e Assuntos Sociais (CAS).

     Terão direito a receber o 14º salário aqueles professores que elevarem em 50% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola. O Ideb é um indicador para avaliar a qualidade de ensino das escolas públicas. Ele é obtido a partir do cruzamento de informações de desempenho dos estudantes em exames padronizados com dados sobre a aprovação dos alunos.

     “O incentivo é para os professores e, ao mesmo tempo, melhora a qualidade da educação das crianças. Ao tempo que melhora a situação do professor, melhora as notas e o desempenho dos alunos. O professor só vai receber se o aluno tiver nota melhor na escola na avaliação que o MEC faz", explica Cristovam Buarque.

     De acordo com o projeto, também será pago 14º salário para profissionais de educação básica que alcançarem o Ideb igual ou superior a sete. O pagamento desse benefício, segundo a proposta, deverá ocorrer até o final do semestre subsequente ao da publicação dos resultados do Ideb.


terça-feira, 10 de novembro de 2009

É bom abrir o Olho


     O corpo acadêmico da UNIG CAMPUS V – ITAPERUNA, Gerente acadêmico e coordenadores de cursos, há aproximadamente dois meses, em uma reunião com a direção do SINPRO NNF, nos informou que CAMPUS V, a partir daquela data agiria com independência, nesse dia foi deflagrada uma campanha de arrecadação na boca do caixa oferecendo descontos vantajosos para alunos com mensalidades atrasadas e com cheques já vencidos. A campanha deu certo, os alunos responderam eram filas quilométricas no caixa da Universidade, só que salário para o professor que é bom, NADA, ou melhor nadica de nada.


     Agora meio envergonhados o corpo acadêmico foi obrigado a reagir quando dois membros da família Raunhet, vieram para Itaperuna, para “verificar” os resultados na nova campanha, pague novembro e dezembro juntos com 10% de descontos. Os membros da família Raunhet foram praticamente expulsos do CAMPUS pelo corpo acadêmico, mas os alunos também não responderam a nova campanha, o dinheiro não chega às contas dos professores e os alunos que não são tolos percebem isso claramente.


     A atitude do corpo acadêmico é boa, até porque se não fizessem isso ficariam desmoralizados.


     Os professores têm uma série de dúvidas, além de setembro e outubro em atraso como ficarão os pagamentos de novembro, dezembro, décimo terceiro e a parcela de R$ 780.000,00 a ser paga em 10/12/2009 conforme acordo judicial feito com o SINPRO.


     O SINPRO NNF buscará essas respostas até a nossa assembléia do dia 17/11 as 16h e 30m, no salão de festas do edifício Poli-center.

AGRAVA QUADRO DA UNIG CAMPUS V - ITAPERUNA


O quadro na UNIG- Universidade Iguaçu CAMPUS V – Itaperuna, está complicadíssimo, os professores estão com dois meses de salários atrasados (na ultima quinta feira dia5/11 pagou-se o mês de agosto) e sem perspectiva de data para receber os outros. A Universidade esta fazendo campanha de arrecadação (dando desconto de 10% aos alunos que pagarem novembro e dezembro juntos). Aí mora o perigo a UNIG se capitaliza não paga os salários em atraso e não terá como pagar também os vincendos. Os Professores, funcionários e alunos da UNIG já se acostumaram a conviver com o caos, esse quadro não muda desde a implantação da universidade aqui em Itaperuna. Era alunos fazendo cursos caros, como por exemplo, o de medicina sem que a Universidade estivesse devidamente autorizada para ministrá-lo, depois os sucessivos atrasos de pagamento e outras irregularidades como por exemplo:
  1. O não recolhimento do FGTS de alguns professores desde 2003;
  2. Não repasse para a receita federal dos valores do Imposto de Renda Retidos na Fonte, submetendo quase que a totalidades desses professores a malha fina da Receita;
  3. Não recolhimento dos valores a serem pagos a previdência social, inclusive os recolhidos dos professores;
  4. Desde 2003 não se paga décimo terceiro salário, com uma única exceção em 2008, por força de um acordo judicial feito com o SINPRO em 26/11/2008;
  5. Em outubro de 2008, completamos 16 folhas de pagamento em aberto para alguns professores, desde 2004;
  6. Não pagamento da multa de 10% no primeiro mês de atraso mais 0,33% ao dia até a data do efetivo pagamento dos salários pagos em atraso a partir de 2009, conforme acordo judicial firmado entre a Universidade e o SINPRO NNF em 26 de novembro de 2008 referente ao processo 01096-2007-471-01-020-2.
  7. Não assinatura do acordo coletivo, em março de 2009, conforme o acordo judicial acima citado.
Tudo isso se atribui a má gestão da família Raunhet, que não tem mais credibilidade para gerir a Universidade e não se dispõe a vende-la, causando enormes transtornos a milhares de pessoas, alunos, professores e funcionários. Em nova Iguaçu a situação ainda é mais grave, já chega a nove salários atrasados só em 2009 e cerca de 45 folhas de pagamento em aberto desde 2004, lá já não tem mais aula, professores, que insistem em trabalhar, estão correndo risco de serem agredidos pelos alunos revoltados com o lamaçal ali instaurado, lá tem aluno entrando na justiça para receberem de volta as mensalidades pagas de meses que não tiveram aula.
O SINPRO NNF- Sindicato dos Professores do Norte e Noroeste Fluminense, está chamando uma assembléia para o próximo dia 17/11 para discutir as medidas a serem tomadas em razão da gravidade do que ocorre  na instituição, certamente os professores decidiram por uma greve, pois o clima está insuportável.
O SINPRO NNF já agendou uma audiência com o Ministério Público Federal e tomou as medidas cabíveis junto à justiça do trabalho, para que a UNIG cumpra o acordo judicial firmado entre o Sindicato e a Universidade em 26/11/2008 para pagamento do passivo de 16 folhas de pagamento que tinha em aberto desde 2004 a 2008. A primeira parcela do passivo a UNIG cumpriu, mas, outros itens do acordo não estão tendo o mesmo tratamento

Os professores não agüentam mais é tudo ou nada.