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quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Alunos criam softwares educativos para tornar aulas mais dinâmicas

 No ultimo dia 19/10 postamos aqui no blog uma matéria com o título "Elaboração de Política do Ensino Médio, precisa incluir a paticipação dos jovens"   essa matéria é a materialização daquela, nos dias atuais a interatividade tem cada dia mais se tornado imperativo na Educação, o papel do professor é em nossos dias mais de mediador, o organizador do saber disponível.
Grande abraço e boa leitura

Paulo Roberto


29/10/2009 - 01h10

Por Vivian Lobato, do Aprendiz

Ajudar os professores a tornarem suas aulas mais dinâmicas e inovadoras aproximando as metodologias pedagógicas das tendências das novas tecnologias de informação e comunicação. Foi com esse objetivo que estudantes do Ensino Médio desenvolveram softwares educativos que estão expostos na 24ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que acontece até o dia 30/10 em Novo Hamburgo (RS).

“Percebemos as dificuldades metodológicas que os professores enfrentam para tornar o aprendizado mais significativo, dinâmico e útil, especialmente o das áreas científicas”, diz a estudante Lady Reushe, que junto com Rosina Yarlequé desenvolveu o Click Científico Digital – software para o Ensino de Química. Ambas são alunas da Institución Educativa Carlota Ramos de Santolaya, do Peru.

O objetivo do Click Cientifico Digital é ensinar a organização sistêmica dos elementos químicos através da Tabela Periódica. O software é atrativo e muito fácil de usar, além de favorecer a interatividade entre os alunos.

Seguindo a mesma linha, os estudantes Douglas Matelli, Nicolas Hoffmann e Nilson Pereira, do 3º ano do Ensino Médio em Eletrônica da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo (RS), criaram o Soft∑quation – software que auxilia o ensino de Física.

“Quando os alunos vão estudar Física recorrem aos livros, o que torna o momento chato e cansativo, ou pesquisam na Internet, mas sites como a Wikipédia – de conteúdos colaborativos abertos – não passam informação 100% segura para o estudante”, ressalta Hoffmann.

Com uma interface fácil e bem didática, o software foi criado no Microsoft Visual Studio, com programação visual C#. O Soft∑quation tem resumo das matérias, fórmulas e exercícios de múltipla escolha. A novidade é que seu conteúdo é aberto, permitindo ao usuário acrescentar novas equações e comentários para organização pessoal.

“Todo conteúdo antes de ser publicado passa pela avaliação de um profissional da área”, explica Matelli. O usuário pode utilizar o software desconectado da Internet e o programa quase não ocupa memória no computador. Até o fim do ano, o Soft∑quation será disponibilizado de graça para download na Internet.

Inclusão de pessoas com deficiência


As estudantes Janaina Gernhardt e Nicole Davila, do 3º ano do Ensino Médio em Eletrônica da Fundação Liberato, analisaram a situação das pessoas com deficiência auditiva e desenvolveram o Portugando, software que auxilia surdos no aprendizado da Língua Portuguesa.

As alunas montaram em Macromedia Flash MX um software com conteúdo da 4ª série do Ensino Fundamental, cheio de ilustrações e repetitivo para facilitar a memorização. No fim de cada conteúdo, também são disponibilizados exercícios de fixação e joguinhos.

Após o desenvolvimento do software, as estudantes testaram o programa com surdos e professores, que avaliaram o projeto como excelente.

(Envolverde/Aprendiz)

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