Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

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Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O TRÂNSITO EM ITAPERUNA



     No dia 07/10/2009, uma proposição do vereador Zampier foi aprovada na câmara de vereadores de Itaperuna solicitando a transformação do trecho da Rua Assis Ribeiro, entre a Av. Cardoso Moreira e 10 de Maio, em calçadão - uma área reservada só para pedestre. A idéia é boa pela possibilidade de trazer mais dinamismo para o comércio e facilitar a vida dos transeuntes, que sem dúvida alguma caminham com dificuldades em alguns trechos das calçadas da rua que é o coração do nosso comércio; se bem trabalhado pode ser um espaço agradável e um novo cartão postal da cidade.
      Agora o que não pode deixar de ser pensado é o que fazer com as quase 36 vagas de estacionamento de automóvel e de mais de 50 de motos que a referida proposição tira do trânsito, da sociedade.
     O boom econômico que vive o Brasil, principalmente no setor automotivo e financeiro, aliados a política econômica estável desenvolvida pelo governo federal, permitindo financiamentos de longo prazo,  tem feito crescer de forma gigantesca o número de automóveis e motocicletas rodando pelas cidades. O problema que fica é que o mesmo crescimento não tem se dado na infra-estrutura urbana, o que tem causado grandes prejuízos para o trânsito. Na capitais já se tornaram comuns engarrafamentos de 100 e até 200 km. Em Itaperuna a coisa também tem se agravado. Não se consegue estacionamento no centro da cidade de jeito nenhum em horário comercial.
     O que nós achamos grave é que a cada reforma (melhoria) urbana proposta, tira-se vagas sem propostas alternativas para a questão das vagas para veículos. No governo passado foi construído o terminal urbano próximo da Caixa Econômica e a reurbanização até a agência do banco  Itaú da Cardoso Moreira que nos tirou também umas 40 vagas de estacionamento e agora essa   proposição também nos surrupia outras tantas.
     Nosso transporte coletivo é ruim, irregular e muito caro para nossa economia, e a empresa que opera na cidade já pede aumento, o que inibe a não utilização de veículos particulares. Um morador do Loteamento Bedim ou do Caiçara, se usar o seu próprio transporte (carro) vai e volta ao Centro da cidade com um custo menor que apenas o da passagem de ida de ônibus e sem a longa espera por um coletivo. Isso sem levar em consideração que se esse morador usar uma moto, que é muito mais economia e agilidade.  
     Este texto tem apenas a intenção de contribuir com cuidados para uma vida melhor e mais humana em nosso município. Não somos de forma alguma contrário às reformas, só cremos que elas precisam ser pensadas como um todo.
·         Por que não pensarmos num corredor cicloviário usando a parte plana da cidade que nos leve da UNIG (pela parte dos fundos) passando pelo Loteamento Bedim, até ao loteamento Caiçara? Essa é uma alternativa viável, saudável, econômica e em defesa da vida.
·         Um estacionamento específico para motocicletas, no centro da cidade (rua das motos).
·         Uma audiência pública com a concessionária de transporte coletivo para redefinição de tempo de espera.
·         Implantação de cobrança de estacionamento rotativo, com preço reduzido para carros emplacados em Itaperuna, com o objetivo de reduzir a evasão fiscal.

Um comentário:

  1. ê, paulo roberto...quanto tempo...

    um abraço, e bom saber que também milita nesse espaço de guerrilha virtual...

    um abraço...

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