Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

terça-feira, 8 de junho de 2010

- Refrescando a memória dos professores e funcionários da UNIG CAMPUS V -


Alguns gestores e coordenadores da UNIG-CAMPUS V estão tentando debitar na conta deste blogueiro, o não pagamento dos salários de abril devidos pela instituição aos seus professores e funcionários. Eles estão tentando fazer uma conexão do não pagamento por parte dos estudantes, das mensalidades do mês de maio, ao não pagamento dos salários. Está sendo dito que o blog anunciou a possibilidade de uma greve e que por esta razão os estudantes não pagaram as suas mensalidades, acarretando com isso dificuldades para a UNIG honrar seus compromissos com professores e funcionários.
Voltam com a velha máxima: “estudantes não pagam mensalidades e consequentemente a universidade não paga os salários”. Se isso fosse verdade, não estaria a UNIG devendo 22 salários a maioria de seus professores, uma vez que desde sempre, a grande maioria dos estudantes sempre cumpriram com as suas obrigações financeiras para com a instituição.
Se voltarmos apenas ao semestre passado, onde a UNIG pagou à maioria dos professores apenas 3 das 7 folhas de pagamento que lhes eram devidas (julho, agosto e setembro/2009), não honrando com os meses de outubro, novembro, dezembro e o 13° salário, o falso argumento cai por terra. Naquele período, todas as mensalidades estavam sendo pagas rigorosamente pelos estudantes, inclusive com campanhas financeiras de arrecadação estimuladas pelos próprios professores, que acreditavam que se os estudantes pagassem suas mensalidades os salários seriam regularizados.
Já em 2010 quase 500 dos 800 estudantes de medicina pagaram seus semestres adiantados. Também estudantes de outros cursos foram atraídos para essa prática em razão dos descontos oferecidos. Mesmo com as mensalidades tendo sido arrecadadas até o mês de abril na maior normalidade, professores e funcionários só receberam 2 salários (funcionários janeiro e fevereiro e professores janeiro e março).
Então, caros colegas, fica claro que esse argumento nada mais é do que uma tentativa de desacreditar o sindicato e seus dirigentes e de justificar o injustificável.  É lógico que os professores não vão cair nessa. Eles sabem muito bem que esses factóides não merecem crédito.
É só refrescar a memória.     

12 comentários:

  1. Por essa e outras é que nunca deveríamos ter voltado a trabalhar sem o cumprimento o acordo judicial. Falhamos em acabar com a greve.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, bom dia!!
    Na minha opinião, isso de greve só esta prejudicando os alunos e professores. Com greve os alunos não pagam e aí sim piora ainda mais a situação da nossa faculdade.
    O coordenador de medicina, Prof. Dr. Eugenio Carlos disse com todas as letras: Parem de olhar blog, medicina nunca esteve em greve e não ira ter mais. Essa sim é uma atitude correta, incentivando os alunos a continuarem e pagarem tudo corretamente.
    Paulo Roberto, o senhor acha realmente que irá ter nova greve em agosto?? Podia conversar com os professores sobre o assunto e se quisserem fazer greve, que seja no começo do periodo e nao no meio, prejudicando assim os alunos. Espero uma resposta. Ah e a respeito do quitamento do periodo, o desconto é muito bom, vc acha que poderiamos sair prejucidaos de alguma maneira?
    Grato

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, isso de greve só esta prejudicando os alunos e professores. Com greve os alunos não pagam e aí sim piora ainda mais a situação da nossa faculdade.
    O coordenador de medicina, Prof. Dr. Eugenio Carlos disse com todas as letras: Parem de olhar blog, me
    ----------------------------------------------
    Comico o ultimo comentário, nem acredito q vc é um aluno de medicina. Se vc vem aqui e escreve um comentários descredenciando o BLOG e depois ainda tem coragem de fazer perguntar ao blogueiro, é pra rir né.
    Esse blog foi o unico meio que tivemos em meio asse vendaval de obter informações, pois a UNIG nunk nos informou nada, eles querem mesmo q esse blog acabe e agente fique sem nenhuma informação com sempre ficamos, sem saber oq se passa na UNIG...
    é issu q vcs querem né... fingir q esta tudo bem... entrem no site da UNIG e vejam a nota divulgada, agradecendo aos professores... é uma vergonha....
    www.unig.br
    Quem vai prestas vestibular pra UNIG??
    AO ENTRAR NO SITE JÁ SE DEPARA COM UMA DESSAS...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu não posso fazer previsão de futuro. Só sei que a greve não interessa a ninguém, mais é uma ferramenta que os trabalhadores têm e se necessário for poderá usá-la.
    A UNIG parece-me que poderá passar por mudança realmente, de qualquer maneira, uma instituição combalida financeiramente, como é a situação atual da UNIG é um risco muito grande qualquer pagamento antecipado. Essa pratica não é boa para os professores e funcionários, é boa para a instituição e poderá ser para os estudantes, se tudo correr bem. Mais, como diz o dito popular “prevenção e caldo de galinha não faz mal para nenguém”.

    ResponderExcluir
  5. NOTA
    A Universidade Iguaçu – Campus Itaperuna, através de sua Direção de Campus, agradece ao corpo docente por sua postura profissional, ética e responsável, e por mais uma demonstração de respeito aos seus alunos e confiança na Instituição.

    Mesmo quando as dificuldades possibilitam as tentativas de gerar instabilidade, os professores e funcionários desta Instituição garantiram aos alunos a normalidade das atividades acadêmicas do Campus V.

    Direção do Campus V- Itaperuna

    Pergunto ao Sr. Paulo é pra rir ou pra chorar?

    ResponderExcluir
  6. EM AGOSTO TEM GREVE SIM! VAMOS VOTAR PELO NÃO RETORNO...SE BEM QUE NEM DINHEIRO PARA GASOLINA EU TENHO NÉ.

    ResponderExcluir
  7. Olá boa tarde!
    Em reunião de professores no sindicato, foi aprovado o não retorno da greve por respeito a voces alunos, no intuito de NÃO prejudica-los e podermos fechar o periodo iniciado. Contudo, a universidade alega que não nos paga porque voces alunos não pagaram, isso é uma vergonha, um absurdo. Em fins de julho temos que reunir pra decidir isso para em agosto entrarmos em greve ou não.

    ResponderExcluir
  8. so acho q depois de tudo os professores estao pegando muito pesado nas provas..
    isto e uma merda...
    eu nao pago o mes de maio nao...

    ResponderExcluir
  9. A nota do site da UNIG postada aqui como comentário e o anônimo pergunta se é pra rir ou pra chorar? Eu nem sei, depende do estado de espírito no momento em que se ler a nota. Agora que é mais uma enganação, disso não tenho a menor dúvida.
    Ao anônimo que disse que não vai pagar o mês de maio, digo-lhe; estás correndo um sério risco, pois tens um contrato assinado com a universidade. As mensalidades do meu filho eu paguei maio e junho

    ResponderExcluir
  10. Paulo por favor, a quais mudanças vc se refere no comentário q fez???
    Mudanças boas?? A chances de ocorrer??

    ResponderExcluir
  11. Sobre as mudanças postarei possivelmente ainda essa semana, ou melhor, já tenho postado. A presença permanente no CAMPUS do filho do Antonio José, postei no twitter a vinda do Aloísio Gama todas as quartas feira em Itaperuna, entre outras informações que estou concluindo para postar em breve.
    Agora se serão boas ou ruins só o tempo nos permitira emitir posição.

    ResponderExcluir
  12. Bom, só peço um pequeno favor, sr. Paulo: mantenha-nos informados sobre a possibilidade de greve em agosto e se os salários estão sendo pagos. De nada adianta o sr. Aloísio Gama vir todas as quartas ao campus e os salários continuarem em atraso. Se for para tomar alguma atitude, que as tome agora, antes que, além do não pagamento das mensalidades, haja uma debandada de alunos. Como o sr. mesmo falou, prevenção e caldo de galinha... e no caso, a prevenção pode ser acabar sendo a saída de grande parte dos alunos. O que, pelo comportamento da instituição, parece ser seu desejo. No mais, mais uma vez agradecemos o grande serviço de nos manter informados.

    ResponderExcluir