Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

CARTA ABERTA AOS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS DA UNIG-CAMPUS V

Companheiros, 
O Sindicato dos Professores do Norte Noroeste Fluminense - SINPRO-NNF - através da presente vem informar a comunidade acadêmica a situação da UNIG após decisão judicial da 1ª Vara do Trabalho deItaperuna que decretou intervenção do MEC.
O SINPRO-NNF desde 2005 vem entanto dialogar com os diretores da UNIG. Inicialmente foi realizado acordo do passivo perante o Ministério do Trabalho que foi descumprido. Em 2007 foi impetrada uma AçãoCivil Pública na Vara do Trabalho onde foi realizado um acordo judicial que novamente foi descumprido,inciando-se a seguir processo de execução que pela terceira vez foi descumprido. Face a constância no descumprimento dos acordos por parte da UNIG e o fato de professores possuírem mais de 20 folhas salariais em aberto, deu-se inicio a recente greve do corpo docente. 
Tendo em vista o descaso da atual administração da UNIG (inclusive com o judiciário) e a importância da instituição para região, a douta juíza decretou a intervenção do MEC, que foi apoiada pelo procurador do Ministério Público do Trabalho, para que a UNIG tenha condições de superar a crise e voltar a cumprir sua função social.
A intervenção que ocorreu por motivos administrativos e não acadêmicos foi a melhor solução para que as pessoas que realmente estão interessadas na recuperação financeira da universidade não fossem prejudicados. 
A intervenção, segundo o procurador do Ministério Público do Trabalho, já ocorreu em outras instituições educacionais como por exemplo a PUC de Nova Friburgo. Vale ressaltar que a intervenção não tem o condão de macular a imagem da instituição, mas sim ter uma administração transparente para que todos os problemas sejam solucionados. 
O Interventor será um servidor público nomeado pelo MEC que irá apresentar relatórios de toda sua gestão e será auxiliado por uma comissão composta por 4 membros nomeados pelo Sindicato dos Professores e pelo Sindicato dos Auxiliares de Ensino. 
O SINPRO-NNF vem reiterar seu compromisso com a classe docente informando que não medirá esforços para que seja realizado um processo transparente de recuperação da UNIG.
Itaperuna 21 de Junho de 2010.

Diretoria Colegiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário