Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

domingo, 13 de junho de 2010

Quarta feira dia 16/06 é dia de Mobilização


Na próxima quarta feira, dia 16/06 teremos na justiça do trabalho, aqui em Itaperuna, uma das mais importantes Audiências da ACP- Ação Civil Pública que no SINPRO NNF – Sindicato dos Professores do Norte e Noroeste Fluminense move contra a UNIG. Essa audiência foi provocada pelo descumprimento por parte da Universidade do ultimo acordo feito em 04/05/2010.
 Nesse acordo a UNIG se compromete a pagar o salário de abril de 2010 até o décimo dia útil do mês de maio e até a presente data não concluiu a folha. No mesmo acordo a UNIG se compromete a pagar o mês de maio até o próximo dia 15/06 e 50% dos salários de fevereiro de 2010 até 17/06. Eu faço uma pergunta, alguém crer que a UNIG honrará esses compromissos?
Em nossa ultima assembléia, dia 02/06 os professores presentes deliberaram que quarta feira dia 16/06 será um dia de mobilização geral, devendo todos estar presentes a audiência da justiça do trabalho. La no bairro Vinhosa. É importante a presença do maior número possível de professores, estudantes, pais de estudantes e interessados afins, pois nessa audiência além do Mistério Público do Trabalho estará presente a AGU- Advocacia Geral da União para que, como representante da União encaminhe a intervenção do MEC conforme termos do art.323, parágrafo único da CLT – Consolidação das leis do Trabalho.
    “ Art. 323. Não será permitido o funcionamento do estabelecimento particular de ensino que não remunere condignamente os seus profes­sores, ou não lhes pague pontualmente a remuneração de cada mês.
        Parágrafo único. Compete ao Ministério da Educação fixar os critérios para a determinação da condigna remuneração devida aos professores bem como assegurar a execução do preceito estabelecido no presente artigo.”
Na intimação a AGU a juíza invoca também a LBD –Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em seus  arts. 8° e 9º, inciso IX.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
TÍTULO IV
Da Organização da Educação Nacional
Art. 8º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.
§ 1º Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
§ 2º Os sistemas de ensino terão liberdade de organização nos termos desta Lei.
Art. 9º A União incumbir-se-á de: (Regulamento)
VIII - assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino;
IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
§ 1º Na estrutura educacional, haverá um Conselho Nacional de Educação, com funções normativas e de supervisão e atividade permanente, criado por lei.
§ 2° Para o cumprimento do disposto nos incisos V a IX, a União terá acesso a todos os dados e informações necessários de todos os estabelecimentos e órgãos educacionais.
§ “3º As atribuições constantes do inciso IX poderão ser delegadas aos Estados e ao Distrito Federal, desde que mantenham instituições de educação superior.”
Então Professores vamos reservar em nossa agendas:
 Data: Quarta Feira dia 16/06  
 Horário: 8h:30min
Local: Justiça do Trabalho (Vinhosa) 
Atividade: Audiência da ACP

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o grosseiro aluno acima ainda não entendeu que não haverá greve neste período. Isto pq OS PROFESSORES decidiram terminar o período AO CONTRÁRIO do que o sindicato estava propondo (retorno da greve) não é mesmo Sr Paulo?

    Talvez agora com AGU e MEC a Unig cumpra a folha. Mas não espero mobilização alguma por parte de professores, alunos ou pais. Somos assim.. acomodados.. ainda mais em época de Copa.

    ResponderExcluir
  4. Na minha opoinião tem 100% de certeza que não saira nenhum pagamento.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de saber o que realmente pode acontecer amanhã???????? Mas uma audiência sem solução concreta????? Até o momento nada que está no papel (determinado judicialmente) foi cumprido, amanhã será escrito mais uma folha, com palavras jurídicas bonitas que não resolverão a vida dos funcionários, professores e alunos??????? As aulas retornarão em agosto ou não??????? Imaginem, alunos fazendo vestibular e no primeiro dia de aula GREVE!!!! Isso é irracional, tanto para quem ainda vai tentar fazer vestibular, quanto para os que estão tentando terminar o curso, e os professores concluírem suas aulas!!!! Queremos certeza, nada mais de palavras de sindicato, justiça, dono da faculdade, etc..... Até agora, apenas palavras jogadas ao vento!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Tá difícil... tá difícil... afinal de contas, qual é a desse pessoal? Vão ficar enrolando com esses pagamentos até quando? Esse impasse já está beirando o ridículo! Quando à questão da greve... é um pouco tiro no pé. Universidade pública pode se dar ao luxo de greve. Na particular só vai servir prá afundar mais ainda o barco. É mais efetivo dar uma coça nesses sem-vergonhas. É um pecado aquele campus tão bonito ser tão desvalorizado. Está tão deprimente aquilo lá... é impresão minha ou o número de funcionários caiu drasticamente de uns 15 dias prá cá?

    ResponderExcluir