Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

domingo, 27 de junho de 2010

A PROFESSORA FUTURÓLOGA ACERTOU NA MOSCA

Lembram-se, em nossa assembléia realizada no dia 09/03/2010 lá no prédio do Bedim, uma professora fez a seguinte avaliação conjuntural: A UNIG SÓ VAI PAGAR NO MÁXIMO 3 SALÁRIOS NESSE SEMESTRE. O resultado está aí, com uma agravante, a avaliação era de que eles pagariam as 3 folhas para os professores, eles conseguiram estender a perversidade, só pagaram 3 folhas aos funcionários também.
O interessante dessa história é que quando falávamos desse assunto na sala dos professores, a época, um dos coordenadores presente me disse: - Isso nós não vamos permitir. O duro é que permitimos, vejam o quadro do que a UNIG pagou nesse semestre:
Para professores
Pagamento de janeiro
Folha concluída no final de março.
Pagamento de fevereiro
Pagou no final de março a folha do curso de medicina. Aos outros cursos nada.
Pagamento de março
Folha concluída em 17 de maio
Pagamento de abril
Iniciou o pagamento em 17/05 e ainda não pagou 50% da folha.
Pagamento de maio
Não pagou nada a ninguém
Pagamento de junho
?   ?   ?   ?    ?
Para funcionários
Pagamento de janeiro
Folha concluída
Pagamento de fevereiro
Folha concluída
Pagamento de março
Folha concluída
Pagamento de abril
Só pagou o vale transporte em 23/06
Pagamento de maio
Não pagou nada a ninguém
Pagamento de junho
?   ?   ?   ?    ?

Como se pode ver o quadro é gravíssimo, esse pessoal que assumiu a gestão da Universidade em janeiro são muito pior que os antigos gestores, que também era péssimo. Os novos gestores só fizeram uma coisa, aprofundaram o caos.
A intervenção judicial é sem dúvida a melhor saída. Porém sua implementação pode ser lenta e penosa. O interventor teria que assumir ainda esse mês de junho, até porque em 1º de julho iniciam-se as matriculas para o segundo semestre, quando os carnês são pagos sem desconto, além dos velhos descontos para os estudantes pagarem o semestre inteiro, que agora poderão ser até mais generosos, pois essa grana eles levam e o interventor ficará de saias justas para dar as respostas necessárias aos professores, funcionários e estudantes.
 Dessa forma podemos nos preparas, o interventor vai navegar em céu com muita turbulência. Nossa ajuda e apoio serão fundamentais.

9 comentários:

  1. E ai?...Como ficarão nossas famílias sem alimentos, nossos credores?O que direi aos meus filhos quando me pedirem o leite no café da manhã?
    Estão travados nesta briga por STATUS..PODER e sequer lembram-se que o grupo (funcionários) que faz a Universidade funcionar esta ao léu..A maioria dos professores possuem vínculo em outro lugar e nós funcionários?Tudo isso, por um ridículo capricho.

    ResponderExcluir
  2. Professor que foi feito de bobo29 de junho de 2010 às 20:59

    várias vezes pediram a nós professores para fazermos campanhas de antecipação de pagamentos para que os salários fossem pagos.
    Fomos feitos de otários todas as vezes!!!
    Os alunos não deveriam pagar mensalidades até que o MEC assumisse, porque senão o dinheiro vai desaparecer novamente.
    PORTANTO ALUNOS, NÃO PAGEM SUAS MENSALIDADES ESTE MÊS. AGUARDEM O MEC OU ENTÃO ESSES "DONOS" DA UNIG METEREM A MÃO NO BOLSO.
    CHEGA DE AGIOTAGEM!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Paulo, apos mais uma madrugada sem dormir e a cada dia assistindo as gravidades de cada colega de trabalho tentando todos manter compromissos não sei mais com quem,venho te pedir para intervir com a juiza por mizericordia de todos os trabalhadores e familiares para nomear outro interventor urgente, ois o mec pelo que me parece não vai ser rápido e isso nos parece mais disastroso ainda, ou que ela propria ajuste outra medida que seja em favor dos funcionarios. ´Por favor Paulo,a minha intenção é tentar todo dia manter a calma mas tá sendo um esforço de todos sem tamanho, será que conseguiria fazer essa juiza entender que precizamos de uma atitude que seja eficaz, pos me parece que essa não foi a mais acertada. A cada dia que passa nos estamos adoecendo de verdade em todos os sentidos. Será que alguem é capaz de enchergar isso???!!! Conto com a sua força e sabedoria. Só sei que essa não foi a decisão mai eficiente pra nós. Aguardo noticia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Vai ser uma debandada em massa dessa faculdade com essa intervenção.O que deveria ser feito é ser criada uma conta para os alunos pagarem e esse dinheiro ser usado para pagar as dívidas.O lucro então ser repassado aos donos.

    ResponderExcluir
  5. E as mesmas pessoas continuar administrando?

    ResponderExcluir
  6. Ouvi dizer que não vai ter intervenção. A juíza deu 60 dias para os donos pagar os funcionários. Piada! Lamentável, mas não tem como trabalhar na UNIG... Solução para todos é pedir para sair, pois nem com greve o problema foi solucionado. E no Brasil dever aos funcionários não é crime, mesmo que estes passem fome.

    ResponderExcluir
  7. Porque todo este silêncio? O que está acontecendo realmente debaixo dos bastidores?
    Dizem que vão pagar dois salários dia 12 deste mês?É mentira ou verdade?
    Sabemos que um salário para os funcionários não será suficiente...
    A realidade é que o dinheiro está entrando no caixa e resta saber se realmente está indo para a conta em juízo, senão este dinheiro irá para o beleleu..
    Somente Deus agora com poder infinito para intervir na UNIG, pois este ninguém, mas ninguém corrompe e passa para trás..
    Deus nos de força e equilíbrio pois com Ele podemos contar.
    Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  8. VERDADE OU MENTIRA
    Uma nova onda de rumores que está circulando pelo campo l nova Iguaçu dá conta de que a família Raunheitti vendeu a unig.
    A unig foi comprada pela Schincariol de tanguá no dia 07/07 por R$ 91 milhões e mais as dividas ativas, um valor que a companhia declarou posteriormente ser exagerado. Os novos boatos surgiram graças a uma conversa em que o funcionário eliab declarou que sua esposa também funcionaria escutou uma conversa do chefe do departamento pessoal.
    De acordo com o novo episodio da venda, acredito que não passa de uma nova empreitada do diretor financeiro Felipe Raunheitti. Basta pensa um pouco está na época de renovações e de novos vestibulares.
    - Podem-se enganar todos os alunos por algum tempo, pode enganar-se alguns funcionários todo o tempo. Mas não se podem enganar todos por todo o tempo. - O trabalho é mais importante e é independente do que o capital. O capital é apenas o fruto do trabalho, e não existiria sem ele. O trabalho é superior ao capital e merece a consideração mais elevada. Por, isso, espero que todos de mãos juntas declarassem a paralisação geral no campo l de nova Iguaçu, para que haja intervenção judicial é sem dúvida a melhor saída. -... que todos nós aqui presentes solenemente admitamos ... Que esta instituição... Venha gerar uma nova Liberdade, e que a família Raunheitti, pela universidade e para seus funcionários jamais possa administrar esta instituição da face da terra. "(...) O que importa agora é resgata lha do fundo do poço.
    rodrigo

    ResponderExcluir