Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Protestos de trabalhadores por falta de pagamento em três usinas de Campos


Hoje passei o dia em Campos dos Goytacazes, minha terra natal, e vi que as coisas estão muito difíceis por lá, na verdade nunca foi fácil, mas nesse momento da economia nacional, com o preço do álcool e do açúcar em níveis tão elevados, as usinas só não pagam os salários, por vicio de não pagar e absolutamente nada acontecer. Parece uma doença crônica dos usineiros do Estado do Rio. Isso é intolerável tem que ter um basta.

Geral

Protestos de trabalhadores por falta de pagamento em três usinas de Campos

      Funcionários de três usinas de Campos estão fazendo manifestações nesta quinta-feira  por causa de salários atrasados. Trabalhadores de Santa Cruz, Sapucaia, e Cupim — que fica em Ururaí — estão fazendo protestos em frente às sedes das empresas para reivindicar salários atrasados.
 Clima tenso em Sapucaia

Ricardo Avelino
     Em Sapucaia, a situação é parecida. Cerca de 1100 cruzaram os braços e chegaram a fechar a ponte da estrada que dá acesso a usina. Os manifestantes que colocaram galhos no local e atearam fogo, mas a passagem foi liberada. O clima no local ficou tenso e um confronto entre polícia e funcionários aconteceu. Segundo um gerente, que não quis se identificar, ele foi alvo de pedras jogadas pelos manifestantes.

     Os trabalhadores querem o pagamento de quatro semanas de serviço. Porém existem casos de falta de pagamento do 13º e FGTS, para aqueles que já rescindiram seus contratos. Direção e manifestantes estão reunidos para negociar.


Santa Cruz

Sandra Santos     Em Santa Cruz, cerca de 300 funcionários de duas empresas que prestam serviços à usina colocaram fogo em pneus em frente às duas entradas do prédio. Os manifestantes dizem que ainda não receberam os salários referentes aos meses de outubro e novembro, além do 13º.

     Os trabalhadores impediram a saída de tratores e caminhões para outras sucursais pertencentes ao mesmo grupo, que ficam em São Paulo e Pernambuco, ao retirarem as chaves dos veículos e bloquearem os portões.
      Uma comissão, formada por operários, se reúne com a direção para decidir o que vai ser feito a partir de agora. Mas os trabalhadores insistem em dizer que só retornarão ao trabalho se houver pagamento.
 O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar acompanham o movimento.
 Leonardo BerengerCupim: falta dinheiro de rescisão

     Na usina do Usina do Cupim, que fica em Ururaí, trabalhadores que rescindiram contrato em novembro de 2008 estão no local em busca do pagamento referentes ao valor da rescisão e do 13º do ano passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário