Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Eleições em escola


Fica uma pergunta, quando esses ventos vão soprar por aqui, no estado do Rio?
14/12/2009 - 07h12

     Diretores recebem cartilha sobre gestão escolar

Os 2.690 diretores eleitos, em outubro, nas escolas estaduais começam a tomar posse a partir desta segunda-feira (14/12), e recebem orientações da Secretaria da Educação (SEC) sobre gestão escolar. Os gestores que assumem em janeiro de 2010, com mandato até o final de 2012, receberão informações sobre gestão de recursos humanos, gestão financeira, organização de matrículas e turmas, e legislação. As posses ocorrerão até o dia 21 deste mês em nove regiões do Estado, abrangendo todas as escolas das 30  Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
     As cerimônias de posse iniciam nesta segunda, 14, quando assumem 800 diretores de instituições da Capital, das regiões de Guaíba, São Leopoldo, Osório, Canoas e Gravataí. Na terça, 15, 617 diretores de escolas localizadas nas regiões de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Vacaria, Carazinho, Passo Fundo, Erechim e Soledade assumem seus cargos.
     Dia 16, quarta, tomam posse 508 diretores de estabelecimentos de ensino das regiões de Ijuí, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Três Passos, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Santa Rosa e São Borja. Na quinta-feira, 17, 123 diretores assumem a gestão das escolas estaduais das regiões de Uruguaiana e Santana do Livramento.
     Os 388 diretores das escolas estaduais nas regiões de Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Estrela e Cachoeira do Sul tomam posse na sexta, 18.  Finalizando, na segunda-feira, 21, 254 diretores das regiões de Pelotas, Bagé e Rio Grande assumem seus cargos.

(Envolverde/Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul )

Um comentário:

  1. Paulo, meu amigo!
    Eu e você sabemos que eleição nem sempre é sinônimo de democracia (e que democracia nem sempre significa Justiça, o que é pior ainda). No caso de diretores de escola, aqui em nosso estado, sabemos como ocorrem as eleições... com o mesmo vício antropológico do nosso sistema político - ou melhor, econômico, não é mesmo?!
    Acho que a gestão escolar precisa ser profissionalizada. É o que o Estado do Rio tem tentado fazer, ainda que incipientemente. Este é o foco do grande debate que governos, educadores, pais e alunos precisam fazer.
    Um abraço grande.
    Em tempo: tenho uma ótica diretora que foi eleita pela comunidade escolar.

    ResponderExcluir