Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Jatene e a CPMF


Quarta-feira, Novembro 14, 2007

Dedo em riste, falando alto, o cardiologista Adib Jatene, "pai" da CPMF e um dos maiores defensores da contribuição, diz a Paulo Skaf, presidente da Fiesp e que defende o fim do imposto: "No dia em que a riqueza e a herança forem taxadas, nós concordamos com o fim da CPMF. Enquanto vocês não toparem, não concordamos. Os ricos não pagam imposto e por isso o Brasil é tão desigual. Têm que pagar! Os ricos têm que pagar para distribuir renda".

Numa das rodas formadas no jantar beneficente para arrecadar fundos para o Incor, no restaurante A Figueira Rubaiyat, Skaf, cercado por médicos e políticos do PT que apóiam o imposto do cheque, tenta rebater: "Mas, doutor Jatene, a carga no Brasil é muito alta!". E Jatene: "Não é, não! É baixa. Têm que pagar mais". Skaf continua: "A CPMF foi criada para financiar a saúde e o governo tirou o dinheiro da saúde. O senhor não se sente enganado?". E Jatene: "Eu, não! Por que vocês não combatem a Cofins (contribuição para financiamento da seguridade social), que tem alíquota de 9% e arrecada R$ 100 bilhões? A CPMF tem alíquiota de 0,38% e arrecada só R$ 30 bilhões". Skaf diz: "A Cofins não está em pauta. O que está em discussão é a CPMF". "É que a CPMF não dá para sonegar!", diz Jatene.

3 comentários:

  1. Companheiro Paulo, parabéns para o Dr. Jatene, estou com ele e não abro nesta questão, ele foi brilhante. Somente o cidadão que vive na periferia é que sabe o que se passa nas questões de saúde, educação, segurança, etc... Precisamos ter mais compromisso com este segmento.

    Avante Brasil

    ResponderExcluir
  2. Paulo cadê o dever cumprido? Que sindicato é esse que não ganha nada!Estamos no dia 30 de marco e ainda a Unig não fez o pagamento do mês de fevereiro aos professores.Aonde está a justica que determinou o pagamento até o 10 decimo dia útil? Bom do sindicato não dá para cobrar, pois não tem forca nenhuma, isso ja foi provado, infelizmente!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Porque não publica e não responde os comentários sobre a Unig? Acho que é conivente com a situação!Troca o nome do blog por "Dever Comprido", pois nada se resolve com relação ao atraso de pagamentos, pois ja estamos em abril e não recebemos o mês de FEVEREIRO.

    ResponderExcluir