Rede McDonald's é
multada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por exploração do trabalho
infantil e descumprimento de leis trabalhistas
Por
Altamiro Borges
Por descumprir acordos trabalhistas, a poderosa rede de
fast food McDonald's será obrigada a destinar R$ 11,7 milhões, nos próximos nove
anos, à promoção de campanhas publicitárias contra o trabalho infantil. A
punição foi aplicada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e passou a valer
a partir de janeiro. A multinacional estadunidense ainda deverá doar outros R$
1,5 milhão à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) para a
aquisição de equipamentos de reabilitação física.
A decisão representa um
duro golpe na imagem do McDonald's. Entre as irregularidades, o MPT listou a
ausência da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e da emissão de
Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), alimentação inadequada e a falta de
vestiários. Em algumas franquias, o expediente ultrapassava o limite legal de
duas horas extras diárias e os funcionários não tinham descanso semanal previsto
em lei. O McDonald's também é acusado de dificultar a sindicalização dos
trabalhadores.
Abusos na multinacional são antigos
As primeiras
denúncias por descumprimento de acordos coletivos foram feitas pelo Sinthoresp
(Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação
de São Paulo), em 1995. A batalha jurídica foi prolongada e dura, mas agora deu
seus frutos. "Foi uma vitória. As empresas têm de cumprir as leis trabalhistas
e, se não estiverem dispostas a respeitar os direitos dos trabalhadores, devem
ser punidas", disse o presidente da entidade, Francisco Calasans.
Numa
reportagem de dezembro passado, a própria revista Época lembrou que os abusos
trabalhistas na rede são antigos. "Em 2008, o MPT e o McDonald's firmaram um
Termo de Ajuste de Conduta (TAC), estabelecendo prazos para a adequação das
condições de trabalho dos empregados da rede. Recentemente, ao constatar que os
itens do TAC não estavam sendo cumpridos, o MPT ameaçou aplicar multa milionária
à rede. O acordo da campanha publicitária e da doação à USP serviu para evitar a
multa. Ele não desobriga o McDonald's a encontrar soluções para os problemas
trabalhistas listados na Ação Civil Pública original".
Postado por Miro às
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