Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

COM OS NOVOS DONOS DA UNIG, NÃO TEM ALIVIO: É SÓ ARROCHO.

     No ultimo dia 12/02, postei no Blog uma matéria com o seguinte título “UFA! PELO MENOS UM ALÍVIO”. Onde informava que seria naquela data pago uma das 5 folhas de pagamento que a UNIG deve aos professores, mais precisamente a do mês de janeiro de 2010. Para frustração nossa, minha e dos colegas professores da UNIG nada foi pago até hoje. Nos comentários da matéria e nos E-mail’S recebidos dei a seguinte explicação: - Me venderam peixe podre. Mais na verdade tem muita gente me ligando e alguns me falando pessoalmente que eu precisava me explicar, pois, as pessoas não estavam entendendo nada. Bem essa informação me foi passada pelo professor André Monteiro, numa reunião onde estavam presentes além de mim e do André os professores Celso Nunes (do SINPRO NNF), Elias Daruís (coordenador de odonto) e Juliano o novo gerente do Campus V, substitui ao André, este indo para Nova Iguaçu. Certamente o professor André disse o que lhe mandaram dizer ou o que foi dito também pra ele, não falaria uma coisa dessas do nada.
     A outra coisa séria é que a UNIG acaba de demitir 227 professores: 171 de Nova Iguaçu e 56 de Itaperuna, a justificativa é que para que se tenha 30% dos professores trabalhando Tempo Integral “TI”, (que é uma exigência do MEC, para as Universidades), a folha de pagamento teria um acréscimo de 30%, o que a instituição não suportaria, então a saída foi uma degola em 227 cabeças e o mais grave é que o professor André Monteiro não sabe como e nem quando a UNIG pagará as rescisões dos professores vitimas dessa “BARBÁRIE”.
     Por fim na próxima segunda feira dia 22/02, terá inicio o semestre letivo da UNIG. Será que os professores vão aparecer para “DAR AULAS”? A diretoria colegiada do SINPRO NNF deliberou por continuar nossas ações no judiciário, entrando com uma nova Ação Civil Pública (ACP) cobrando os passivos de 2009/2010, oferecer nova denuncia ao Ministério Público do Trabalho sobre os salários atrasados e o não pagamento das multas de maio de 2009 em diante. Além de iniciarmos uma mobilização com os professores visando inclusive uma paralisação. Para isso estamos convocando uma reunião com todos os professores do CAMPUS V, para Terça Feira, dia 02/03, às 13:00 horas na sede do SINDICATO. O SINPRO NNF estará também protocolando na segunda feira dia 22/02 um pedido de audiência com os novos diretores da UNIG, para que toda essa situação degradante fique oficialmente esclarecida e se busque uma saída para os professores. Vamos ser firmes sem fecharmos as portas para o diálogo.
     Bem caros Professores, pelo visto teremos um ano bem tumultuado, mas, fazer o que? A vida é uma luta.

13 comentários:

  1. Acredito Paulo que muitos professores que moram em outras cidades não teram como ir, pois ha gastos com passagens, estadia, alimetação e como fazer se estamos sem receber. Será que a Universidade acha mesmo que temos que pagar para trabalhar??? Professor UNIG

    ResponderExcluir
  2. Felizmente não estou mais nesta instituição na qual ninguém respeita ninguém. Alunos, Professores não são nada para eles. O que sugiro e que nenhum professor volte a trabalhar. Senão recebe, não trabalha. Acredito que todos tenham competência e capacidade de migrar para outras insituições. Agora que fiquem apenas os que não as possuem ou fazem parte da corja.

    ResponderExcluir
  3. Caro Paulo, primeiro queria parabenizá-lo pela grande iniciativa de abrir este espaço para que os oprimidos professores da UNIG possam expressar suas frustrações, vergonhas, indignações, etc. Nào estou na instituição a muito tempo, mas já percebi que a universidade insiste no mesmo erro: não valoriza seus professores e funcionários e ainda é administrada por um bando, perdoe-me a palavra, de incompetentes que já deixaram claro a inabilidade de conduzir uma Universiadde desta proporção administrativa e academicamente. É uma sucessão de erros bisonhos. Sabemos dos interesses escusos que gira em torno da UNIG e somos passados para trás sempre. Todos já perceberam que essa história de venda da UNIG é mais uma estratégia para acalmar os ânimos exaltados dos prefessores a tanto tempo sem receber. Quem iria comprar uma universidade falida, mal administrada entregue as moscas, e deixar que o mesmo grupo que a levou a esta condiçào continuasse no controle? É muita ingenuidade dessas pessoas pensarem que acreditamos que existem "compradores" que não investiram nada até agora e não afastou ninguém da direção. É uma pena, mas não creio que isso tenha solução enquanto as mesmas figurinhas permanecerem no controle.

    ResponderExcluir
  4. Isso tudo é muito triste..Já não bastasse não receber em dia, agora sair com uma mão na frente e outra atrás, cheio de dividas e sem FGTS, seguro desemprego, nem os dias trabalhados estão sendo pagos, onde está a justiça?, Qual o papel do Ministério Publico do Trabalho, o INSS e o FGTS, são descontados do nosso salário, isso configura apropriação indébita, essas pessoas deveriam estar presas

    ResponderExcluir
  5. Por favor não acredite em André Monteiro e Juliano. Eles defendem os próprios interesses.
    São mentirosos!!! A perfeita imagem da instituição que representam.
    Esse barco está afundando!!!!
    A todos os professores: Homens ao mar!!!!

    ResponderExcluir
  6. Paulo, sempre acesso seu Blog, e acredito que você está fazendo um bom trabalho, mas fiquei decepcionado com as palavras tão baixa que foram usadas na resposta ao anônimo que fala sobre o acordo, sou professor e em momento nenhum vi palavras de ofensas a você e aos professores no comentário sobre o acordo 2008. Me desculpe, mas é preciso saber usar um Blog, que palavras devem ser usadas, e também quem quer ser líder deve saber ouvir críticas. Como diz o ditado "Acho que você perdeu uma excelente oportunidade de ficar de boca fechada".Com tudo isso, torço por você e pelo Sindicato.Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Paulo vc poderia me informar sobre as ultimas noticias do Campos V/UNIG, pois o site da universidade esta fora do ar e os telefones devem estar cortados, pois só da ocupado.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Paulo pela iniciativa da construção deste blog - comentando o tópico cada dia a situação está ficando mais caótica se a classe não se unir - digo paralizem - niguém irá nos ouvir - as grandes conquistas surgiram das grandes batalhas ...... Que nova direção é essa que nao aparece? O salário é um direito fundamental do trabalhador - Parafraseando Geraldo Vandré - Vem, vamos embora. Que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora. Não espera acontecer ... - PARALIZAÇÃO JÁ não vamos mais esperar !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bem amigo devemos solicitar nosso direito de salário, vamos ns unir, somos pessoas corretas e 20 salarios atrasados não existem. Ficamso toda hora ligando para o banco promento um presente de natal, fazeruma compra é realmente um descasso, somos tratamos sem o mínimo de respeito.

    ResponderExcluir
  10. Os professores estão sofrendo ameaças!!! Se colocarem na justiça terão seus currículos rastreados e os novos gestores acadêmicos por terem acesso ao MEC livremente vão influencias demissões desses funcionários em outras instituições. Palavras ditas por funcionários que estão acessorando os novos diretores e pró-reitores.

    ResponderExcluir
  11. Caro colega do último depoimento, isso não faz sentindo. E mesmo que faça, é a única maneira de receber nosso salário! Ou será que alguem ainda acredita que a UNIG pagará os atrasados de livre e espontânia vontade.

    No que me pesa, reajo colocondo-os na justiça e cobrança cada centavo de juro possível, além de multas por atrasos, danos materiais e morais (ou vocês vao dizer que não se constitui em dano moral as humilhações que estes donos nos estão fazendo passar, deixando-nos sob condições financeiras deploráveis?).

    Se estas ameaças realmente existem, por favor, me digam como consigo provar, porque isso é mais um ítem para que eu possa incluir no meu processo, e pode dar uma grana boa!!!!

    Professor com dívidas por causa da UNIG

    ResponderExcluir
  12. Os professores da unig em folha sao os que recebem melhor e trabalho que é bom so pra alguns, tem que reduzir mesmo essa mamata!!! porque quem nao esta satisfeito nao pede as contas??? porque sabe que vai ficar desempregado pois nao terá capacidade curricular para ir para outra instituiçao né!!!!!!!!! Ass: O aluno!

    ResponderExcluir
  13. OS ENGANADORES DA UNIG NÃO MERECEM CREDIBILIDADE
    O ridículo Felipe Raunheitti, ainda na administração de uma universidade moribunda, está todos os dias na unidade de nova Iguaçu, Felipe ou a sua sombra enganadora?
    A capacidade que demonstra ter para vestir várias peles ficou mais uma vez demonstrada. Nesse processo que é a nova unig, onde nada mais é uma forma de enganar a todos. Pouco importa o que disse, mas sim como o disse como aparece perante os funcionários com a pele de cordeiro, tal qual como anteriormente, quando os funcionários lhe deram a maioria absoluta que ele usou abusivamente.

    Esperemos que todos quantos o viram em ecran memorizem aquele actor que corre atrás das finanças fazendo tudo que é necessário para consegui-las, até metamorfosear-se. Esperemos que os universitários não venham a cair novamente na tontaria de renovar o credito num indivíduo que vestem todas as peles que lhe possam trazer vantagem, que promete e muito raramente cumpre.

    Como podemos acreditar em uma nova gestão que tem 80% contra 20% do Sr Felipe não tem o poder de delegar ordem na instituição, ainda mantendo funcionários com salários exorbitantes, posso citar alguns nomes, por exemplo: Sr Benedito (bibi), Sr Procópio, Sr Carlos, Srª eledi, Sr Ricardo, Sr Mauricio e etc. não podendo esquecer-se da secretária Adilene que recebe um salário bem superior de uma secretária de empresa estatal e de todas as mulheres, filhos e funcionários particulares do Sr Felipe que recebem pela instituição.

    Mesmo assim o Sr Antonio José tem a coragem de pedir credito aos funcionários e alunos depois de mandar mais de 200 professores e chefes de famílias embora e deixar esse bando de incompetentes. Como pode ser ridícula a atitude do Senhor Reitor!

    Foi flagrante a sua mudança de atitude. É flagrante a autoconfiança e sabedoria que Sr emprega para enganar os funcionários e os universitários. O que se pergunta é: como foram possível que conseguisse enganar tantos por pouco tempo?

    Sou funcionário e tenho o conhecimento que essa nova unig não passa de fachada para enganar a todos. Como pode o Sr Antonio José deixar na finança o maior usurprador da instituição que se chama Felipe Raunheitti? Enquanto esse cidadão delegar o poder de administrador não existirá nova unig.

    ResponderExcluir