Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

sábado, 2 de janeiro de 2010

O PRECONSEITO É “UMA VERGONHA”


Na ultima quinta feira dia 31/12/2003, a saciedade brasileira que assistia o jornal da BAND ficou estarrecida com o que viu e ouviu. A BAND levou ao ar uma mensagem de feliz ano novo desejada por dois garis com suas ferramentas de trabalho as vassouras. O ancora da emissora Sr. Boris Casoy, no intervalo do jornal fez o seguinte comentário: "Que merda dois lixeiros desejando felicidades... do alto de suas vassouras... dois lixeiros... o mais baixo da escala do trabalho...". Só que o áudio estava aberto e esse seu pensamento foi ao ar em rede nacional. Essas falhas são ótimas, pois, nos revelam o que o cidadão é na realidade, fora do ar. Lembram-se do ministro da Fazenda de Itamar o senhor Rubens Recupero, que em 1994 durante a campanha de FHC para presidente disse sem menor escrúpulo ao jornalista Carlos Monforte, da globo “...não terei escrúpulo de mostrar o que é bom e esconder o que é ruim” de seu ministério, para beneficiar a campanha de FHC, quando o sinal estava sendo captado pala parabólica e eles não sabiam.
O que esse senhor, Boris Casoy, reacionário e preconceituoso, precisava saber é que na malha do trabalho não há escala, não existe mais baixo nem mais alto, ele e nem nenhum “almofadinha preconceituoso e reacionário” suportaria viver 10 dias numa cidade como São Paulo sem o recolhimento dos lixos, a cidade seria arrasada por doenças provocadas por bactérias, insetos, ratos, baratas, escorpiões e etc... etc..., e certamente por mais brindado que ele seja de dentro de seus estúdios, escritório, casa e carro climatizados seria certamente afetado pela ação das bactérias e dos peçonhentos. O “Nobre Jornalista Reacionário/Preconceituoso” precisa saber que todo trabalho e consequentemente seus trabalhadores são importante para o bem coletivo. Nós não viveríamos sem os lixeiros, os coveiros, os padeiros, os pedreiros, os faxineiros, médicos, enfermeiros, etc..., etc..., e nem sem os Jornalista Reacionário, porque precisamos do contra ponto. Mas, viveríamos muito melhor sem os Jornalista Preconceituoso, pessoas que pensam como este senhor, não fazem falta nenhuma a sociedade. Não contribuem para nada, pessoas que pensam assim são literalmente “UMA VERGONHA”.
No Jornal da BAND do dia 01/01/2010 o ancora se desculpou do que disse, mais não do que pensa; "Ontem, durante o intervalo do 'Jornal da Band', em um vazamento de áudio, eu disse uma frase infeliz, que ofendeu os garis. Por isso, quero pedir profundas desculpas aos garis e aos telespectadores do 'Jornal da Band'”.
Essa desculpa esfarrapada, do que ele falou não minimiza a gravidade do fato, é preciso que seja impetrado por alguém uma ação judicial contra esse nefasto jornalista, talvez pelo sindicato que representa os garis, ou dos servidores públicos de São Paulo. E a sociedade tem que cobrar dos representantes de classe essa ação.

Paulo Roberto

2 comentários:

  1. preconseito é a maior idiotise pois todos nós somos seres-humanos,brancos,negros somos todos iguais!

    ResponderExcluir
  2. opa, preconCeito, idiotiCe

    ResponderExcluir