Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A ORIGEM DA VIOLENCIA

     Essa matéria transcrevi do jornal da FETEERJ – Federação dos Trabalhadores em Estabelecimento de educação do Estado do Rio.

     Nosso objetivo é denunciar a origem da violência, a mando de quem uma barbárie como essa é cometida e o mais grave, podemos observar que o poder público só funciona para os geradores da violência, para as vítimas não!
Paulo Roberto

Fique Ligado!

[Por Renata Silver]
     Centro do Rio, 18 de janeiro, por volta do meio-dia. Após ser agredido por um segurança contratado por comerciantes e agências bancárias da Av. Graça Aranha um menino de nove anos teve uma crise nervosa e, chorando e se debatendo, chegou a sentar-se no meio da rua, num horário de grande movimento, sem temer os carros e ônibus que passavam. Uma pequena multidão se formou e algumas pessoas, tentando ajudar, ofereceram lanche ao garoto, que recusou até mesmo um picolé. Transtornado, o menino foi contido a custo e, depois de muito tempo, acalmou-se e acabou adormecendo.

     A polícia foi acionada, mas nenhuma viatura compareceu ao local. O Conselho Tutelar foi chamado, mas o atendimento demorou, já que a estrutura do órgão é extremamente deficiente. Somente duas horas e meia depois da primeira ligação o Conselho Tutelar da região central da cidade que acumula o atendimento a 17 bairros enviou um representante. O conselheiro Eduardo Manoel do Nascimento compareceu ao local para levar o menino e a testemunha até a delegacia para o registro da ocorrência de agressão. Na Delegacia de Atendimento à Criança Vítima, mais uma longa espera e a frustração: a queixa não pôde ser registrada porque não se tinha informação sobre o nome do agressor.

     Depois de mais três horas de espera em vão, o menino foi encaminhado à sede do Conselho Tutelar, onde foi aberta uma pasta com todos os seus dados e o relatório do ocorrido. Já mais calmo, o garoto forneceu informações sobre seu local de residência. O conselheiro, então, pôde entregar o menino à mãe, que o procurava desde a véspera. A criança tem uma família estruturada e frequenta a escola, mas saiu de casa sem permissão e não conseguiu voltar.

Agora, o Conselho Tutelar espera que o agressor seja localizado e identificado, para que o registro de ocorrência possa ser lavrado na delegacia.

Renata é jornalista da Feeb RJ/ES

A., 9 anos, vítima de agressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário