Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

sábado, 2 de julho de 2011

Morre ex-presidente e atual Senador Itamar Franco

2 julho 2011

             O ex-presidente da República e senador It  amar Franco (PPS-MG) morreu neste sábado, aos 81 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Ele estava internado para tratamento de leucemia desde o dia 21 de maio e desenvolveu uma pneumonia grave.
         O senador, eleito no ano passado pelo PPS de Minas Gerais, foi internado em maio com sintomas de gripe forte e sinusite. Após exames de rotina, o câncer foi diagnosticado “bem no seu início”, segundo o hospital.
           Itamar, que era vice de Fernando Collor e assumiu a presidência em 1992, após a saída do titular, governou o país até 1994. Foi durante sua administração que se concebeu o Plano Real, que estabilizou a economia, controlou a inflação e lançou uma nova moeda para o país, o Real.
              Também em sua gestão, no ano de 1993, foi realizado um plebiscito sobre a forma de governo adotada pelo Brasil. Na votação, prevaleceu o presidencialismo.
           Antes de chegar ao Palácio do Planalto, Itamar havia sido senador por Minas Gerais por três mandatos. Além disso, governou o Estado entre 1999 e 2003.
        Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), foi nomeado embaixador do Brasil em Roma.
           O senador, formado em engenharia civil, iniciou a carreira política em 1958, quando se filiou ao PTB. Itamar nasceu em Juiz de Fora (MG) no dia 28 de junho de 1930.
            Para se tratar da leucemia, ele havia pedido licença de suas atividades parlamentares.
 
Comentário do BROGUEIRO:
Uns gostavam (como eu) outros não, mas o consenso é que se trata de um grande brasileiro, que amou o seu país, grande nacionalista e de convicções muito firmes, muito polemico, lento para decidir e como todos nós às vezes decidia errado, mas na  maioria acertava. Em fim perdemos um grande brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário