Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

UFA! PELO MENOS UM ALÍVIO.

     Ontem, sexta feira 12/02, a UNIG fez um pagamento aos professores, pagou o mês de janeiro, ficam para traz outubro, novembro, dezembro e o décimo terceiro salário de 2009 além do passivo acumulado até 2008. (16 folhas de pagamento).
     O professor André Monteiro gerente do Campus V, nos informou que até 10 de março será pago o mês de fevereiro e assim sucessivamente e sobre os salários atrasados de 2009 disse não ter informação de quando pagar. O que eu particularmente acho muito lamentável. Os novos donos da UNIG têm que dizer a que vieram, é o que toda a comunidade espera.
     Fomos também informados pelo professor André Monteiro que a visita do MEC a UNIG campus V, para avaliar o curso de medicina esperada para 22/02 foi adiada para 18/03. Achamos esse adiamento lamentável. Isso significa que caso as exigências tenham sido cumpridas o curso de medicina só reiniciará no segundo semestre de 2010, até porque com o cancelamento do ultimo vestibular de medicina é necessário que se faça nova seleção e esse processo é longo.

16 comentários:

  1. Ola paulo agora eu te pergunto, os professores vao voltar as aulas regulares e aceitar a nova administraçao com apenas 1 mes pago de salario? Sabe se realmente as aulas vao voltar dia 22? É realmente pessimo ver q com o adiamento do mec, a cada dia que passa parece ficar mais longe a entrada de novos alunos e a regularizaçao da faculdade. Me pergunto, sera que o curso de medicina da unig tem salvaçao?

    ResponderExcluir
  2. Prezados, não fiquem espantados. Os professores da UNIG - NOVA IGUAÇU estão passando por problemas sérios. Ficaram sem salário esse tempo todo ou quando não recebendo atrazado.Em Agosto de 2009 foi feito um acordo o qual o sindicato esteve presente em que os professores não poderiam ter carga reduzida ou demissão enquanto não fosse pago os salários devidos que seriam parcelados e que o salário do mês estaria em dia. Moral da história nada aconteceu nem o acordo e muito menos os salários em dia. Agora entre Janeiro e Fevereiro se concretiza a venda da UNIG para Aluízio e Sheila Gama (atual vice-prefeita de Nova Iguaçu). Onde no acordo ficou certo do pagamento de 50% à vista da dívida dos professores e o restante parcelado. E a partir de Fevereiro o salário em dia. As aulas foram até o dia 15/01/2010 para cumprimento do calendário de 2009. Recesso de 18/01 a 01/02/2010 com ínicio das aulas no dia 08/02 que foi adiado para 22/02 sem necessidade do professor comparecer. Como sempre fomos surpreendidos por demissões em massa onde ninguém sabia de onde veio a ordem nem as coordenações e muito menos as direções sabiam do ocorrido. Quando surge a notícia que foi decisão dos novos donos junto com a atual pró-reitora Prof Simara. Essa que está na instituição desde o final de 2009 e que não se deu o trabalho até hoje de conhecer seu corpo docente e muito menos de cobrar os direitos apenas exigir os deveres do professor. Agora estamos aí com novos donos, com propostas de pagamentos e demitidos. Sem data de recebimento ou se vamos receber. Parece que segundo comentários: os professores não servem para a nova gestão. Ficaram trabalhando sem salários defendendo a cada avaliação do MEC negativa a instiuição e seus cursos e como pagamento DEMISSÃO sem dó nem piedade. E o sindicato que ficamos ligando para eles e ninguém aparecendo. O Prof Floriano nosso representante (prof também da UNIG) não se dignou a atender o telefone. Nem se pronunciou. QUEREMOS JUSTIÇA!!!! FORA DA UNIG E DE NOVA IGUAÇU SHEILA, ALUÍZIO GAMA E SIMARA. QUEREMOS POSIÇÃO DO SINDICATO!!!! RETRATAÇÃO E CUMPRIMENTO DOS ACORDOS!!! RETORNO DOS DEMITIDOS!!!!
    Estou anônimo devido a perseguição que pode acontecer.

    ResponderExcluir
  3. 1° Anônimo – O Curso de medicina tem salvação sim, o esforço do corpo acadêmicos daqui do CAMPUS V, tem sido muito grande, e os novos gestores, como temos visto estão entrando pela contra mão, mas não são burros, não vão permitir que um curso tão importante vá para o ralo, e mais segundo alguns dos acadêmicos que participam da equipe de reparo das pendências esta tudo redondinho. A visita só não vai acontecer no dia 22/02 porque a Universidade pediu o adiamento para 18/03 devido estar devendo mais de cinco salários aos professores (o ultimo salário recebido foi o do mês de setembro) e poderia alguns dos professores da equipe “Falarem demais” ou falarem “bobagens” ou até uma manifestação do Sindicato dos professores no dia 22/02, no reinicio do período letivo.
    Agora, os professores só voltam às aulas se realmente não tiverem a menos noção de ridículo e de que estão sendo manipulados, até porque, a folha de janeiro prometida para sexta feira passada dia 12/02, não se cumpriu. Mais um ponto contra os novos gestores. Como podemos ver eles estão tencionando ao extremo.
    2º Anônimo – Meu caro Companheiro a UNIG não cumprir acordo é a nossa rotina. Por isso é que esperávamos ansiosamente os novos donos da Universidade, que chegaram e nada mudou ou mudou para pior. Agora além de não termos salários temos 227 demissões, sem os novos donos dizerem quando e como irá pagar a rescisão de todo esse pessoal. Segundo me informaram as demissões é para que se cumpram as exigências do MEC de que as Universidades têm que ter 30% dos professores com Tempo Integral (TI). Informaram-me ainda que as demissões foram necessárias para que não se onerassem a folha de pagamento em demasia o que levaria a Universidade a Bancarrota e que em sua maioria os demitidos seriam professores de cursos em extinção. Quanto ao colega se manter no anonimato é corretíssimo, prevenção e caldo de galhinha não fazem mal a ninguém. Só tem uma diferença meu companheiro aqui o SINPRO NNF, atende e orienta a todos e coloca nossos advogados a disposição da categoria.
    4º Anônimo - A decisão de demissão saiu de uma reunião de cúpula, onde estavam presente os novos proprietários da Universidade, a Simara e alguns gerentes.

    ResponderExcluir
  4. A história CONTINUA,

    Na semana Passada um monte de professores foram demitidos, sabe para quê? Para sobrar dinheiro para adintar alguma coisa para os BURROS QUE CONTINUAM DANDO AULA NAQUELA INSTITUIÇÃO...Agora prometem fundos e MUNDOS...Ai voltam as aulas e não CUMPRIM O QUE PROMETERAM...

    O SR ANDRÉ MONTEIRO já é conhecido por, ZÉ HISTORINHA pelos professores, no mês de novembro reuniu os professores para dizer que a Instituição iria para 2 salários atrasados, pois nós pressionamos e iriamos entrar em greve..

    NÃO ENTRAMOS E SABE O QUE ACONTECEU..SÓ VIMOS A COR DE 1 SALÁRIO DOS 4 ATRASADOS...ORA SENHORES...ISSO É INTITUIÇÃO SÉRIA????


    GRANDE ABRAÇO A TODOS OS GUERREIROS QUE CONTINUAM NO CORPO DOCENTE..

    ATT,

    UM PROFESSOR DA UNIG

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Paulo, vou postar um comentário para que vc e outros professores saibam nem todos os professores receberam pagamento de janeiro, pelo menos eu não...

    ResponderExcluir
  6. Boa noite! Acho que o Senhor não está bem informado ou equivocado, pois na 6ª feira muitos professores foram ao Banco e não tinha nada depositado, nenhum sálario, e mais hoje 4ª feira aconteceu a mesma coisa muitos ficaram decepcionados pois também não tinha sálario nenhum.Os professores precisam receber!

    ResponderExcluir
  7. Respondendo as ultimas postagens:
    1° Anônimo – Caro professor, estão mesmo prometendo mundos e fundos, mas, não vemos o mundo e se quer enxergamos o fundo. É grave o quadro e pior o salário de janeiro prometido para o dia 12/2 não saiu, pelo menos até o dia 17/02. Com relação a greve que você diz que iriam entrar, isso sim foi uma enganação e mais absurdo ainda PROFESSORES acreditaram nisso. Essa greve era legalmente impossível e conduzida de forma totalmente errada.
    Com relação ao professor André Monteiro, creio que citá-lo de forma pejorativa não ajuda em nada, afinal a posição dele é muito delicada, ele tem que dizer o que houve, então vamos centrar nossas forças contra os donos da UNIG, e não contra um professor como nós, que nesse momento esta representando um papel espinhoso. O professor André falou o que eu e você falaríamos se nos dispuséssemos a ocupar o lugar que ele ocupa.
    2º e 3º Anônimo – Ninguém recebeu mesmo, até hoje, me venderam um peixe podre.

    ResponderExcluir
  8. as aulas vao comecar dia 22

    ResponderExcluir
  9. FELIZMENTE fui demitido - sem justa causa - daquela instituição e não precisarei mais ficar passando por esta situação. Lamentável é que já se passaram 10 dias até agora nada de receber pelos salários atrasados ou qualquer outro direito, pior ainda, sem perspectivas de que isto aconteça em breve. Obviamente não me cansarei de cobrar esse dinheiro (que é meu, não dos donos ou qualquer outra pessoa da UNIG)de todas as formas legais possíveis, apesar de saber que "eles" não cumprem nem ordem judicial. Aos que ficaram, desejo que as coisas melhorem, mas se o contrário for fato, desejo que tenham força e coragem para lutar pelos nossos direitos e nunca mais se submeterem a esta situaçao degradante, desonrosa, deplorável. QUEREMOS NOSSO DINHEIRO e recuperar nossa autoestima profissional, nada além!

    ResponderExcluir
  10. Será que o sindicato vai fazer o mesmo que fez em 2008? Só para lembrar , o Sindicato fez um acordo em que os Professores deixaram de receber os meses de Agosto, Setembro e Outubro. Espero que esta vergonha não aconteça novamente, pois em nenhum momento do acordo de 2008 os professores foram beneficiados, não dizendo o mesmo do Sindicato que se beneficiaria com uma multa de 100% em cima da dívida. Espero que o mesmo mude a filosofia de fazer acordo!

    ResponderExcluir
  11. Caros companheiros: o que foi demitido; esse é o comportamento correto cobrar seus direitos ao extremo, com todas as suas forças e armas legais e possíveis e os que ficam têm é que lutar mesmo; o outro anônimo, essas criticas de que os professores não foram beneficiados, que o SINDICATO é que é beneficiado com a multa de 100%. Querido você é um ignorante, um tolo, um borçal ou pior ainda as três coisas junto. Esconde-se no anonimato para ofender e aporcalhar sua entidade de classe. E contra o seu patrão que te lesa, te usurpa o salário como em outubro de 2008 tinha professores com 16 folhas de pagamento em aberto e agora 5 folhas de salários já vencidas e o que você esta fazendo? Nem uma ligação para o Sindicato tem coragem de dar sugerindo uma ação, contra a UNIG que não te paga, te humilha, te envergonha, te submete a constrangimentos nem no anonimato tens coragem de postar uma linha. Que medo horroroso! Seus filhos vão se envergonhar de você. Tome uma atitude ainda é tempo.

    ResponderExcluir
  12. Paulo boa tarde! Que infelicidade a resposta que o senhor deu para o anônimo que fala a respeito do acordo de 2008. Se o blog da a oportunidade do comentario ser anônimo, você deveia respeitá-lo.

    ResponderExcluir
  13. Respeitar é claro que respeito, mais emitir juízo torpe sobre sua entidade de classe, não pode ficar sem a merecida resposta. E mais brigar e desmoralizar o sindicato, é fácil, até porque nós o chamamos para o debate, agora duro é enfrentar que nos oprime, nos constrange e nos humilha, os donos da UNIG. Esses não são fácil enfrentá-los.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Paulo! Lamentável seu comentário sobre o acordo de 2008, até porque também sou professor da Instituição e me senti lesado pois deixamos mais 03 salários para trás e isso não é fácil. Não se julga a pessoa sem conhece-la, e o mínimo que você deveria fazer se respeita os professores é pedir desculpas pelas palavras colocadas no comentário e retirá-lo do seu Blog

    ResponderExcluir
  15. Ta dificil ate para comer, muitas dívidas, nem sinal de pagamento, como dar aula??

    ResponderExcluir
  16. Pois é professor, independente de ter sido você ou não que fez o comentário que causou a celeuma vou voltar ao que foi escrito para dizer por que eu não lhe devo desculpas: “Será que o sindicato vai fazer o mesmo que fez em 2008? Só para lembrar , o Sindicato fez um acordo em que os Professores deixaram de receber os meses de Agosto, Setembro e Outubro.” Isso não é verdade, o sindicato fez um acordo que obrigou a UNIG confessar na justiça uma dívida de 16 folhas de pagamento em aberto desde 2004 e a UNIG não pagaria em hipótese alguma esses valores se não fossem parcelados e na justiça. E mais quando fizesse 5 anos da divida, mesmo de salário ela se expiraria, na justiça ninguém perde. Depois disseram “Espero que esta vergonha não aconteça novamente, pois em nenhum momento do acordo de 2008 os professores foram beneficiados.” Em 2008 foi a primeira vez desde 2003 que professores da UNIG receberam 13º salário em dia e também foi a única vez desde 2003 que se recebeu 6 meses de salários sem atraso, de nov./2009 a abr/2009 além de a partir de maio vocês terem direito a uma multa de 10% nos primeiros 30 dias de atraso e após o 31º, 0,33% ao dia até o dia do efetivo pagamento. Então professor como não foi vantajoso? Depois foi dito ”não dizendo o mesmo do Sindicato que se beneficiaria com uma multa de 100% em cima da dívida” confesso que nunca vi tamanha estupidez, vocês só podem estar sendo instrumentalizados pelos gestores da UNIG, essa multa é pra vocês os seus passivos é que dobraram se você tinha R$ 10.000,00 a receber agora tem R$ 20.000,00. O sindicato se beneficiou de que? Finalmente falam ainda “Espero que o mesmo mude a filosofia de fazer acordo!” Isso só vai acontecer quando os professores da UNIG deixarem os seus medos e temores e participarem das reuniões que o sindicato convoca, conversarem conosco, ligarem, darem suas opiniões. Portanto meu Caro não devo desculpas a ninguém é meu papel pedagógico mexer com seu brio.
    Sei que ta difícil pra comer, já estamos próximo de seis salários atrasados. Ninguém merece!
    Abraços

    ResponderExcluir