Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A QUE VEIO OS NOVOS PROPRIETÁRIOS DA UNIG.

“Tudo como dantes no quartel do Abrantes”.

     Mais uma vez a UNIG adia o inicio de suas aulas (dizem que será em 22/02), por estarem com o pagamento dos professores atrasados (quatro meses).
     O desconforto entre os trabalhadores é grande, principalmente entre os professores. A direção nada fala o barulho do silencio é ensurdecedor e irritante, nunca houve tanta insatisfação. Uma quantidade enorme de professores procura o sindicato diariamente, querem trabalhar, mas precisa primeiro receber.
     Ninguém fala nada, ninguém sabe de nada. É preciso mostrar a cara, dizer a que veio. E a única forma de se dizer a que veio é fazendo algum gesto na direção de pagar salários.
     Como vai ficar a relação com os alunos que terminaram o semestre passado incomodados com a insegurança em relação ao futuro e professores sem salários, agora a Universidade trocou de mãos, mas os professores continuam sem os salários.
     Professores estão com seus cheques especiais estourados, muitos não pagaram IPVA de seus carros (os que ainda têm carro), não conseguem fazer matricula de seus filhos nas escolas etc.

Será que o MINISTRO DO TRABALHO SABE DISSO?

11 comentários:

  1. Provavelmente este não deve ser um interesse para um ministro do trabalho e muito menos de um ministro da educação. Em um país no qual os professores sempre são deixados para segundo plano. Primeiro eles devem tratar de apoiar a continuidade de tudo isso, pois é o que interessa a nata da sociedade e não os plebeus. Agora deixo aqui a minha insatisfação para com todos nós professores que também temos a nossa parcela de culpa. O grande motivo de isso acontecer apenas aqui no Brasil é porque nós permitimos isto.
    Ricardo E. Kneipp

    ResponderExcluir
  2. Sera que tem possibilidade de os professores simplismente nao darem as aulas por falta de pagamento?! sera possivel uma greve no inicio do ano letivo?! e quem ja fez alguns anos do curso de medicina ... todos falam de vestibulandos, mas estes poderiam estudar e tentar outros vestibulares, e nos que ja estamos dentro, quanto sera que seremos prejudicados ?

    ResponderExcluir
  3. ATÉ QUANDO ABUSARÁS DE NÓS, O CAMPUS v da UNIG? NOSSA PACIÊNCIA SÓ É MENOR QUE O MEC. OAB ETC.

    ResponderExcluir
  4. Respondendo à última postagem: até quando os mantenedores (ou aproveitadores) desta Universidade tiverem a certeza de que continuaremos nos sujeitando a esta situação deplorável.

    Como professor que luta por ideais, que teve uma educação superior de qualidade e que busca uma educação ainda melhor para seus alunos, decido: não colocarei meus pés dentro de uma sala de aula no Campus de Itaperuna enquanto meu salário estiver atrasado,não tenho mais estímulos para trabalhar. Convido aos colegas para que façam o mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Sou professor da UNIG desde março de 2009. Acabo de saber da existência deste Sindicato porque fiz uma busca no google sobre a situação da UNIG. Como faço para me filiar? Não podemos ficar de braços cruzados e deixar que continuem gastando o dinheiro do nosso suor como querem. SEM PROFESSORES MOTIVADOS NÃO HÁ ENSINO DE QUALIDADE!

    ResponderExcluir
  6. Valeu professor Ricardo, é bom e seu reconhecimento do erro, por mais que confiemos na direção da Universidade e em seus coordenadores, não poderiam os professores da UNIG ter sido refratários ao dialogo com o Sindicato nos momentos mais difíceis como foi o final do 1º semestre de 2009 e no restante do ano. Deu nisso quatro meses de atraso e cinco folhas consecutivas (13º 2009).
    Ao anônimo, estudante de medicina, quero te dizer uma coisa, é lógico que pelo menos alguns professores não vão aparecer para dar aulas, até porque com o adiamento do reinicio do período letivo, se a Universidade não fizer nenhum pagamento até lá teremos professores com 6 salários atrasados, seria trabalho análogo a escravidão, pelo menos na minha opinião.
    Ao segundo anônimo, eles vão abusar até quando deixarmos, se perdermos o medo e travarmos o debate de professores com a lógica de professores e não a dos gerentes do Campus o rumo certamente mudará.
    Ao terceiro anônimo quero parabenizar-lhe pela posição, mais vamos consolidar sua posição no coletivo, no dia 20 teremos uma reunião da direção do SINPRO e vou defender lá a posição de fazermos uma assembléia na porta do Campus V dia 22 às 7 horas da manhã. Comunicarei-me com quem tem endereço de Email registrado no sindicato, quem não tem manda-nos uma mensagem para sinpro.nnf@terra.com.br
    Finalmente para o professor que entrou em março 2009, quero lhe dizer que estamos a sua disposição em nossa sede própria, situada no Edifício Policenter Rua Tomaz Teixeira dos Santos, nº 98 sala 14 no bairro Cidade Nova em Itaperuna, ou nos mande um Email dizendo seu endereço que lhe enviaremos a ficha de filiação.
    Pessoal eu não sou um pessimista, luto e torço para que as coisas funcionem, mais como está é impossível. Ninguém fala nada, não dão a mínima para ninguém, assim não dá.

    ResponderExcluir
  7. Caros professores , o comportamento dos "antigos" proprietários da UNIG é vergonhoso, o que nos poderiamos dizer de pessoas inescrupulosas que deixam sem pagamentos,em pleno mes de Natal(dezembro)e férias (janeiro) professores, pessoal do administrativo e da manutenção. Professores de alguns cursos como Odontologia, não receberam outubro, novembro, dezembro, 13º salário, férias e janeiro. Foram feitas promoções com descontos para que os alunos pagassem antecipado
    muitas vezes vimos filas enormes de alunos fazendo seus pagamentos, e mesmo assim ficamos a ver navios. Sabe por que isso acontece? Por que permitimos, existem leis, o trabalhador não é obrigado a trabalhar sem receber. Nós deveríamos não reiniciar as aulas, a menos que o pagamento estivesse em nossas contas, não devemos siquer acreditar em promessas, até mesmo por que sabemos que "eles" não respeitam nem acordos judiciais. Como teremos ensino de qualidade se as professores tem que viver fugindo dos seus credores?
    Caro presidente do sindicato, tem muitos professores com mais de 5 anos de UNIG, com certeza esses professores tb são otimistas, mas 5 meses de atraso é absurdo, cocmo vc mesmo disse a escravidão acabou.
    Gostaria de sugerir que a assembleia com os professores fosse no dia 22(primeiro dia de aula) as 9:00 hs para que professores de outro município pudesse chegar a tempo.
    Espero realmente que os proprietarios atuais sejam mais comprometidos com a educação, não apenas com os seus lucros.

    ResponderExcluir
  8. Será que os novos donos estão com medo de mostrar a cara, (suas caras já que não se trata de um dono só). Como se sabe tem político nesta compra será que estão com medo por ser ano de eleição, para presidente, governador, senador (dois), deputados federais e estaduais? Não, eles são sérios não são?... cheguem juntos parceiros, todos estamos ansiosos e de braços abertos e de bolso vazios. Cadê o dindim de de enrolação estamos cheios!
    vava

    ResponderExcluir
  9. Nimguém vendeu nada!!!!
    "Tudo continua como dantes no quartel de Abrantes"
    Nada foi vendido!
    Isso é uma piada de mal gosto!!!!

    ResponderExcluir
  10. Como ministrar aulas com dificuldades em alimen5tar-se e comprar uma roupa ou dormi cheio de dívidas.

    ResponderExcluir
  11. Não recebemos salario, exite alguma posição sobre pagamento?

    ResponderExcluir