Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

NOVO GESTOR DA UNIG, VISITA ITAPERUNA E REÚNE COM OS PROFESSORES

     O empresário Antonio José Maye Raunhetti, o novo dono da UNIG, esteve hoje no CAMPUS V – ITAPERUNA, onde teve uma reunião com os coordenadores as 11:00 horas as 15:00 horas uma reunião com os professores. O SINPRO NNF esteve presente através desse blogueiro, na reunião com os professores. O que vimos e ouvimos está longe de ser o que esperávamos; o que vimos e não gostamos foi a baixa presença de professores na reunião, tinham mais ou menos uns 50 professores, 30% do efetivo, muito pouco, esperávamos uma maior presença num momento tão delicado como esse.
     O Sr. Antonio José, finalmente se apresentou para os professores como o novo mantenedor da Universidade, ouvimos dele o lamento da Universidade estar no caos que está, falou também do que se pretende construir: de se cumprir os parâmetros do MEC para a Universidade, da pesquisa necessária, da extensão, da qualidade que precisa ser recuperada, das melhorias necessárias nas bibliotecas e nos laboratórios.
     E quanto aos salários ..., bem pediu um pouco mais de tolerância, prometeu pagar o salário de janeiro de 2010 até a próxima sexta feira dia 26/02 e que até no máximo no 10/03 fará o pagamento de fevereiro e assim sucessivamente sem nenhum atraso ( Isso significa que os salários serão pagos mensalmente até o décimo dia do mês subseqüente). Quanto aos atrasados ele foi muito vago. Nós esclarecemos que havia dois tipos de atrasados, até outubro de 2008 onde inclusive temos uma ACP (Ação Civil Pública) e que já gerou uma multa de 100% a favor dos professores devido a Universidade não ter cumprido o acordo feito com o SINPRO NNF na justiça e os de setembro de 2009 até o 13º/2009. Aproveitamos a oportunidade e pedimos que ele fizesse uma proposta de pagamento dessas 4 folhas até a assembléia que teremos dia 02/03 na próxima terça feira as 13:00h na sede do SINPRONNF (Ed. Policenter na rua Tomaz Teixeira dos Santos, 98 sala 14, ao lado do colégio Batista), e ele ficou de atender a essa nossa reivindicação. Uma coisa extremamente positiva foi o conceito que o Sr, Antonio José emitiu perante todos os professores presente sobre salários: - Salário não se discute, se paga. Nós vamos pagar pra ver! E ficou também agendado um encontro do sindicato e uma comissão de professores com o Sr. Antonio José para a próxima quinta feira dia 04/03 aqui em Itaperuna para tratarmos dos atrasados de 2009 e outras reivindicações que saírem da assembléia da próxima terça feira dia 02/03.
     De tudo que ouvimos, vamos continuar aguardando. Amanhã dia 26/02 é o dia “D”

21 comentários:

  1. Sr Paulo Roberto, infelizmente nada ouvi sobre os demitidos, só temos salários atrasados, agora que não fazemos mais parte do quadro de funcionários ficamos desassistidos?, Já estávamos em dificuldades pela falta de pagamento, e agora saímos literalmente com uma mão na frente e outra atrás, parece que nada resta a fazer a não ser procurarmos a justiça, espero sinceramente que a justiça nos conceda ao menos o danos morais, pois além de sermos demmitidos, não temos nada, nenhuma garantia, visto que nada temos de FGTS depositado, não podendo nem mesmo gozar do beneficio do seguro desemprego, e o que mais dói, é que esse desespero nosso não faz mais parte dos interesses do sindicato, da instituição, muito menos dos colegas que não foram demitidos.

    ResponderExcluir
  2. Claro Sr. Paulo,

    Qual o posicionamento do sindicato quanto aos demitidos???
    Ligo para o departamento pessoal e a resposta é sempre "NADA" ESTAO AGUARDANDO NOVA IGUAÇU...
    Ora que desrespeito é esse..

    qual a posição do sindicato????

    ResponderExcluir
  3. Meu caro companheiro, você podia perguntar o que rolou, sobre os demitidos? Agora fazer uma afirmação dessas ”... o que mais dói, é que esse desespero nosso não faz mais parte dos interesses do sindicato” é muito pesado. Você não me conhece, por isso faz um juízo desses.
    Só para sua orientação a minha historia de vida tem todo haver com lutas de demitidos, de março de 1987 a setembro de 1988, época em que se discutia a ultima versão da Constituição Brasileira eu fui morar em Brasília para fazer lobby com os deputados constituintes sobre dois temas; Manutenção do monopólio das telecomunicações e anistia dos demitidos por questões políticas. Em 1990 eu, como sempre era sindicalista de uma outra categoria, e foi demitido por questões políticas, fiquei 43 meses sem receber salário, só depois de muita luta, mais um período morando em Brasília que conseguimos uma nova lei de anistia que me permitiu retornar ao meu posto de trabalho. Em 1993 liderei um movimento nacional para retorno dos demitidos do governo Collor, desse movimento conseguimos retornar vários demitidos ao seus postos de trabalho e até hoje ouvimos noticias na grande imprensa de retorno de pessoas aos seus postos de trabalha a partir desse movimento que nós construímos.
    Toda essa historinha é pra te dizer que luta de demitidos esta no meu DNA, é verdade que o Sr. Antonio José falou pouco sobre demitidos, a não ser que se tiver que fazer novas contratações esse pessoal teria preferência. Mais isso é muito vago, de concreto ele nos disse que vai pagar tudo aos demitidos, porém não entrou em detalhe de como seria feito esses pagamentos.
    Nós estaremos juntos sempre, se tiver um tempinho passe no SINPRO para tomar um cafezinho conosco e pormos as informações em dia.

    ResponderExcluir
  4. Sr Paulo,
    Achei que o Blog fosse exatamente uma ferramenta para divulgarmos acontecimentos sobre esse triste episódio em nossas vidas, de nada me interessa seu curriculo sindical, e o Senhor assim como em outros posts, vem utilizando esse blog para responder os colegas que aqui deveriam encontrar apoio, pois a funcão do sindicato é a de garantir e lutar pelos "direitos" dos sindicalizados, e a situação chegou a esse ponto exatamente pela atuação incompetente dessa gestão, O Sr deve estar pegando a doença dos Ranheitti, falou, falou e não disse nada em relação aos demitidos,não posso nem aparecer para tomar um cafezinho, pois não tenho dinheiro nem pra passagem e muito menos para o cafezinho.

    ResponderExcluir
  5. O meu currículo só foi postado por sua imprudência no escrever, é aquela velha história “quem escreve o que quer, tem como resposta as vezes o que não quer”. O Sr. que certamente é um omisso, não é sindicalizado e possivelmente nunca foi a um sindicato, agora vem com “gracinhas” dizendo que “... é que esse desespero nosso não faz mais parte dos interesses do sindicato,” essa é uma posição de quem não conhece a solidariedade do meio sindical. De qualquer forma eu entendo a sua angustia, suas incertezas, suas dores e seu sofrimento e tenha a mais absoluta certeza, estou do seu lado.
    Mais quero deixar claro para você o blog é de minha responsabilidade pessoal e não do sindicato. É também um espaço de interação onde postamos o que queremos eu com a minha cara, nome e endereço e vocês no anonimato. Posso até ser incompetente como você diz, mais não sou omisso. Com relação as suas provocações chulas de comparações e semelhanças nem levo em consideração, até porque o espaço é mais nobre.

    ResponderExcluir
  6. Continua com o bla, bla, bla, e não disse absolutamente nada em relação aos demitidos, a sua resposta é mais vaga do que o Departamento Pessoal da UNIG, se eu depender da UNIG, ou do SINDICATO, vou ficar como estou, salários atrasados, sem FGTS, sem seguro desemprego

    ResponderExcluir
  7. Sr. Paulo

    O que o acordo coletivo define quanto a demissão no início do semestre?Tel multa? Temos alguma coisa para receber? Recebemos os salários do semestre?

    oobrigado

    ResponderExcluir
  8. Paulo, tb acho que tinha poucos professores, talvez seja porque já estamos cansados de falsas promessas... Disseram que o pagamente saia até hoje (26/02) pois é, não saiu nada. É assim que a universidade espera que os professores voltem a dar aula?

    ResponderExcluir
  9. O grupo deve se unir e parar (GREVE)dia 02/03 na proxima semana, ninguem aguenta mais,POR FAVOR DIREITOS HUMANAS
    alguem salvem os professores, respeitem a educação.
    É assim que falam em qualidade de ensino, pesquisa..............................................................

    ResponderExcluir
  10. Bem pessoal, se não pagou eu não vejo outra saída a não ser parar. Agora são 4h e 20m, acabo de chegar do Rio de Janeiro, ontem a noite recebi três torpedos de professores confirmando o pagamento. Dêem mais uma olhadinha em seus saldos Bancários e me mandem um torpedo para o telefone 22 88166120, isso vale também para os demitidos, pois segundo fui informado por uma professora esse salário sairia para todos.
    Não pode haver demissão após o semestre letivo. Como as aulas começaram dia 22/02, a UNIG não tem que pagar o semestre, a não ser que se prove através de Email’s , telegramas, cartas ou circulares o adiamento do inicio das aulas.
    DAQUI A POUCO AS 9:00 HORAS ASSEMBRÉIA DE CAMPANHA SALARIAL NO SINPRO NNF

    ResponderExcluir
  11. Paulo, acho que eles sortearam alguns professores e pagaram porque eu não recebe e são 10:30 da manhã e acabo de ver meu saldo. O que posso dizer é que tb não irei trabalhar essa semana. Aguardo noticias.

    ResponderExcluir
  12. Tenho email de Coordenadores que me enviaram no dia 08/02 que as aulas seriam adiadas para o dia 22/02...Fui pego de surpressa e nem deu tempo deu procurar outra instituição para trabalhar...
    Tenho direito a receber os salarios do semestre???

    ResponderExcluir
  13. http://www.unig.br/calendario_campus5_2010.pdf

    ResponderExcluir
  14. Boa noite!
    Caro companheiro e amigo Paulo - É triste quando o Sindicato é criticado sem conhecerem nossa atuação.
    Inicialmente quero ressaltar que o blog do Paulo não é uma ferramenta do SINPRO-NNF - mas de um diretor que luta pela classe. O SINPRO-NNF tem sede que está aberta para atender a todos, inclusive com advogada contratada para retirar todas as dúvidas e promover reclamações trabalhistas, recentemente foi criada uma página na internet para o recebimento de denúncias e informações.
    Como diretora da pasta jurídica e de políticas sindicais, juntamente com o amigo Paulo, gostaria de informar alguns acontecimentos.
    Desde 2007, quando o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) liberou a carta sindical estamos atuando judicialmente, mas a morosidade da justiça nos atrapalha.
    Antes da carta sindical em 2006 foi realizado um acordo extrajudicial perante o Ministério do Trabalho - que não foi cumprido, na época foi realizado várias denúncias ao órgão, mas nada foi feito.
    Em agosto de 2007 (com a carta sindical) foi ajuizada uma ACP para cobrança dos salários em atraso e somente no final de 2008 conseguimos que fosse realizada a audiência de conciliação que culminou com acordo judicialmente celebrado.
    O acordo foi cumprido durante alguns meses - vale ressaltar não foi porque existia uma empresa administrando a UNIG que nós recebíamos em dia.
    O acordo foi descumprido em 2009 tal fato foi informado nos autos da ACP e a juíza demorou mais de 6 meses (janeiro/2010) para constar o descumprimento.
    Como o processo estava estagnado em novembro de 2009 o SINPRO-NNF denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) tal fato e infelizmente a denúncia foi arquivada porque a UNIG se comprometeu a pagar os salários.
    Em janeiro de 2010 o SINPRO iniciou o processo de execução em nome dos professores para cobrar os salários que estão especificados na ACP e a multa de 100% que foi gerada pelo descumprimento do acordo, o gera um passivo valor superior a 10 milhões de reais.
    Vale informar que quando o SINPRO- NNF concordou com o acordo realizado nos autos a ACP foi pensando nos professores, pois, caso não fosse realizado a UNIG teria falido e não é isso que queremos.
    Na semana passada o amigo Paulo em nome do SINPRO-NNF foi ao Ministério Público de Trabalho (Campos) protocolar nova denúncia - salários em atraso, demissão de vários professores e trespasse da instituição.
    Foi agendada uma reunião com os professores na sede do SINPRO-NNF para buscar a mobilização da categoria. Compareçam!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Em síntese foram esses os acontecimentos.
    Professores demitidos procurem o SINPRO-NNF - tem advogado à disposição.
    Elaine Malagoli - elainemalagoli@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. não recebi nada em minha conta. Começaram pagar por grupos

    ResponderExcluir
  16. Queria saber deste sindicato, se os pagamentos de janeiro valem para os demitidos??

    obrigada

    ResponderExcluir
  17. Hoje liguei para uma coordenação para deixa-los ciente que não poderia ir trabalhar, e o que me informaram sobre o pagamento é que os professores entederam errado, o pagaemnto de janeiro é que iria sair até o decimo dia útil de março, e não até sexta feira como muitos entenderam.

    ResponderExcluir
  18. rsrsr...COMO SEMPRE....NOS QUE NOS ENGANAMOS AINDA....É UMA FALTA DE RESPEITO...ONDE ESTA O SINDICATO???ONDE ESTA A JUSTIÇA DO TRABALHO???

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde! Infelizmente temos que conviver ainda com pessoas desse tipo.Como pode uma coordenação passar a informação citada acima, será que os professores não merecem o mínimo de respeito? Acho que deveria ser dito de qual curso pertence esta coordenação, aliás que crer que esta informação, não partiu de seu coordenador.Espero!

    ResponderExcluir
  20. Gente, eu tive informação através de uma professora de que o pagamento de janeiro seria para todos, inclusive os demitidos. Só isso, infelizmente na UNIG não se pode confiar em ninguém e quero deixar claro que os coordenadores não são culpados eles apenas repassam informações, mais nada. Culpado é o Sr Antonio José que prometeu para uma platéia de 50 professores e não cumpriu. Peço a quem tem documentos que provem que as aulas foram adiadas propositalmente para fazer as demissões que os guardem, pois será fundamental para instruir os nossos processos, quero também agradecer ao colega que me passou o link para a agenda da UNIG, foi muito importante, mais os e-mail’s pessoais não podem ser descartados. Quero pedir aos professores para que não façam confusão, o Sindicato é o Sindicado, o Blog é o Blog são coisas diferentes. O que tem de comum é que o blog é de um dos diretores do sindicato, só isso. No blog eu falo de política partidária, opino sobre tudo que me vem à cabeça, mais é a opinião minha do Paulo Roberto. O que o professor quiser saber informações do Sindicato os contatos são: Telefone; 22 38220094 (atendimento das 13:00h as 18:00h.);
    E-mail: sinpro.nnf@terra.com.br e o site: http://www.sinpronnf.org.br. Sobre a informação da coordenação o professor tem que dizer de que coordenação saiu uma informação tão torpe assim, se possível o nome de quem as passou, para podermos apurar esse fato. O companheiro que quer saber das ações do SINDICATO é só ler a os comentários da professora Elaine aí à cima. Agora vai a minha opinião mais uma vez, justiça é lenta e na maioria das vezes contra os trabalhadores.

    ResponderExcluir
  21. Concordo quando falam que o sindicato está mais embromador do que a unig,e que de blá blá blá, estamos cheios, e seu curriculo pouco importa-nos.
    E se você quer saber quem sao os anonimos que aqui escrevem, vai a dica:

    Não fique irritado com o anonimato. O anônimo é um e é milhão. Indivíduo e multidão. Cidadão e povo. Liberdade e democracia. A mesma verdade que está aqui dentro está lá fora. Quer uma cara para o anônimo? O anônimo é aquele ali, aquele outro, aquele lá, aqueles todos. O anônimo é a voz do povo. A voz de Deus. A voz que não cala.

    ResponderExcluir