Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

domingo, 15 de abril de 2012

O ANONIMATO É ÓTIMO... PARA OS CALÇAS FROXAS.


Recebi esse comentário, ANONIMO, como não poderia deixar de ser, no Blog.
“a reunião com a juiza foi cancelada, os professores de nada foram avisados, houve alguma contrapoposta para que iosso acontecesse,a medicina ja recebeu feveriro oumarço não sei ,os outros palhaços ( professores ) nada, mais continuam trabalhando comoo os outros, a assinatura do acordo salarial nada a proposta sobre os atrazados nada, o tal aumento nada, tudo balaela e o sindicato nada fala nada anunciar nada explica, ha algo podre no ar.” em + 1
No dia 12/04, antes das 08h00minh da manhã recebi uma ligação de um companheiro professor da UNIG Itaperuna, dizendo que os professores estavam incomodados porque não houve a audiência na justiça no dia 09/04 e nem a assembleia marcada para o dia 11/04. Fiquei muito incomodado, estava na estrada indo para Campos, parei o carro liguei imediatamente para o professor Robson Terra para indaga-lo da razão de não ter havido a assembleia, pois na quarta dia 11 eu estava no Rio de Janeiro, para minha surpresa o professor Robson me respondeu:
 - Não houve assembleia porque não apareceu nenhum professor da UNIG, eu estava lá o tempo todo os aguardando.
Retornei para o companheiro que havia me ligado passando a informação e me comprometi de agendarmos outra data para o encontro, o que ainda não fiz.
Agora companheiros conviver com esse tipo de coisa é muito duro, professores não comparecem a assembleia e detonam porque não houve a reunião, um covarde que se esconde no anonimato e faz comentários desse porte “há algo de podre no ar”. Há sim, a indolência de alguns professores que tem medo de irem a uma assembleia para cuidar de seus próprios interesses, que se acovardaram ou no mínimo foram tolos indo na lábia de gestores desonestos que passaram pela universidade deixando as coisas chegarem ao patamar que estão única e exclusivamente por medo. Pessoas que que são duras com o seu sindicato e se curvam aos que realmente as devem, a direção da UNIG.
Bom razão para explicar o caos em que nos encontramos não nos falta, mas não é isso que nos interessa, o bom é avançarmos na organização de nossa luta com maturidade, com sabedoria e derrotarmos os nossos grandes inimigos. As pessoas que, a serviço dos gestores da UNIG, vão pra sala dos professores disseminar dúvidas e discórdia, vamos ignorar. Os anônimos covardes e “calças frouxas”, vamos ignorar. E toda atenção àqueles que nos criticam, mas o fazem de frente, cara a cara. Esses dão chance ao diálogo, a eles nosso respeito.
Peço desculpas pelo desabafo, mas também não podemos deixar barato. Enfim!  Creio que esse espaço e o nosso tempo poderiam ser usados com coisas mais úteis aos interesses da categoria.  

15 comentários:

  1. O comentário do tal frouxo talvez tenha sido por causa de seus comentários, ora criticando a UNIG,inclusive falando em ajudar na gestão, reestruturação (isso naome papel do sindicato) ora falando positivamente , " UNIG da bola dentro" vc esta gerando. Duvidas entre os professores por parecer estar fechado com a atual gestão amigo...abre o olho

    ResponderExcluir
  2. Esse é o meu papel, informar, ajudar na reflexão e isso se faz expondo os fatos como eles são. Se a bola é dentro tenho que informar, se a bola é fora também.
    Não sou inimigo e nem amigo de gestores da UNIG e nem de qualquer outra IES. Nosso empenho é na defesa dos trabalhadores da educação e de uma educação de qualidade e para todos. Só isso.
    E/T: sem me esconder em anonimato.

    ResponderExcluir
  3. O Sr como militante das lutas sociais e DEMOCRÁTICAS , deveria respeitar o direito democrático de postarem anonimamente ! Primeiro porque o próprio blog já te possibilita essa opção, por que será não é mesmo? E por último, não é o voto também uma manifestação anônima? Ou não é ? O voto é secreto caro companheiro! E problemas a parte, nossa democracia avança com o voto direto! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. A medicina recebeu quarta-feira passada e a administração também. Tem como o sindicato ver isso para nós? Queremos e precisamos receber igualmente. Obg.

    ResponderExcluir
  5. Eu respeito e dou publicidade aos comentários anônimos, entendo o medo, o instinto de preservação, mas ofensas, ataques e calúnias, falsas suspeitas para essas coisas não concordo com o anonimato, eu falo e mostro a minha cara.
    E tem mais, o blog só aceita o anonimato porque eu permito, e permito para que haja mais participação com responsabilidade.
    Com relação a esse absurdo de só pagarem a medicina primeiro providencias serão tomadas.

    ResponderExcluir
  6. A UNIG não muda nunca. Total falta de consideração para com os educadores e funcionários. Agora a falta de pagamento deve ser para o 2º escalão, pois o 1º escalão tá podendo. São Compras de carrões, fazendo construções luxuosas, comprando aptº na praia, desfilando de roupas de grife, etc...etc... Isso é só para alguns privilegiados. Agora, não sei o que leva os professores e funcionários a permanecerem numa instituição assim, sem o mínimo de valorização e ainda sem receber o seu minguado salário. Seria o famoso medo "do novo"? Ruim com ele, pior sem ele?

    ResponderExcluir
  7. uma reunião no domingo , acordos feitos sem a palavra dos professores , reunio~es fantasma que ninguem sabe onde foi ou se foi realizado, porque o sindicato não mantem uma conversação com os professors por email, convoca aviza.

    ResponderExcluir
  8. Alguma possibilidade de pelo menos uma discussão de uma nova paralisação no UNIG? Qual,será e quando será o foro de debate para tal!? Univercidade parada! E aqui ninguém faz nada! Que profissionais sairão da UNIG?

    ResponderExcluir
  9. fala-se muito em notas do enade... mas um curso não faz uma universidade...e com exceção do curso de medicina ( que obteve nota 4 com muito esforço e com cursinho pré-enade, pois o enade era realmente de suma importância para o mesmo continuasse dendo oferecido em itaperuna), os outros curos avaliados (Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia entre outros, obtiveram notas 1 e/ou 2)...

    ResponderExcluir
  10. A omissao e para os comprados

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber quando terá nova assembléia? Pois o semestre está praticamente acabando, daqui há 30 dias iniciamos a P2 e só recebemos 1 salário esse ano! Mais uma vez pagaram apenas 2 ou 3 cursos, os de sempre, e deixaram o resto a dar aulas sem satisfação ou pelo menos previsão, pois quando ligamos para o DP como no meu caso, só escutei, professor estamos sem previsão. Motivação! Acabou faz tempo, o que nos resta é dar aula, pra mim, da melhor forma possível, mas a alegria de trabalhar não tenho mais, pois o desrespeito ao professor é algo que já ocorre há anos! Poste no blog por favor o dia da assembléia!

    ResponderExcluir
  12. Acho que não há mais saída não na UNIG! Estou orientando meus alunos a procurarem outra IES, pois não quero eles se prejudicam! Já decidi que não voltarei mais para a UNIG. E acho que os professores da UNIG e sindicato nao falam a mesma língua para resolver alguma coisa! Educação é coisa seria! Que profissional sairá dessa universidade!???

    ResponderExcluir
  13. a policia federal esta bloqueando o caixa da unig mais um mes sem salarios o que o senhor pode nos informar os acordos nao serao cumpridos. o que fazer aq justiça nao garante nosso pagamento por favor nos informe

    ResponderExcluir
  14. Reunião com mo sindicato, avisado na vespera, apos a reunião o que foi dito ou acertado nos professores ficamos sabendo pelos corredores.Havera aumento ,quando,o acordo sindiocal foi assinado qual a pauta.Os atrazados alguma novidade.Essas e outras mais perguntas que sempre se fazem é não obtemos respostas ditretas, , so reunio~es aos domingos , mandem para a asala dos professores as minuts e os acorods feitos.

    ResponderExcluir