Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Prefeitura de Itaperuna adquire carro ‘fumacê’

Prefeitura de Itaperuna adquire carro ‘fumacê’

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu um veículo (Amarok), com nebulizador acoplado – fumacê – que já está em atividade. A equipe da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) tem acesso às notificações de casos sob suspeita de dengue e age prontamente, independente de o caso ser confirmado ou não.
Para o coordenador Heron Macedo – CVAS – a aquisição do veículo foi de suma importância para o município.
– É uma ferramenta fundamental para o nosso trabalho. Só para se ter uma ideia da importância desta conquista, o carro faz 80 quarteirões/dia, enquanto um trabalhador com bomba costal faz apenas 01 quarteirão/dia - explica Heron.
Ainda segundo o coordenador, a CVAS além de realizar visitas domiciliares, concentra seus esforços em pontos estratégicos, dentre eles, depósitos de ferro velho e cemitérios, a fim de combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti).
– Esse monitoramento em pontos estratégicos é feito de 15 em 15 dias. Nossa equipe ainda realiza ação de bloqueio, assim que temos os resultados das notificações dos casos; bem como realizamos coleta de água para análise; pesquisa de insetos; educação em Saúde, juntamente com a equipe do NICES [Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde]; dentre outra atividades. Nós trabalhamos sob as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde - complementa o coordenador.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, também falou sobre a aquisição do carro “fumacê”.
– É mais uma vitória para o município. Um veículo novo, zero quilômetro, com um equipamento de suma importância no combate ao mosquito da dengue. Nós não medimos esforços para buscar melhorias para Itaperuna. As coisas não podem ser feitas num estalar de dedos, mas, já temos avançado em algumas áreas e, pretendemos continuar avançando - diz Alfredão.
O superintendente Municipal de Saúde, Dr. Elias Daruis, ratificou as palavras do prefeito Alfredão.
– Como o prefeito Alfredão mencionou, é realmente uma vitória para Itaperuna. Estamos conseguindo recuperar os bons programas que a Secretaria de Saúde teve no passado e, temos avançado, ampliando esses programas, como o Dentinho Feliz e outros, e buscando novas conquistas, obviamente. Quem já andou pelos bairros e distritos está vendo a quantidade de UBS [Unidade Básica de Saúde] sendo construídas. Esse é um bom começo, mas, nós vamos trabalhar para obter novas conquistas - finaliza Dr. Elias.


Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna
Fotos: NICES e Marcelo Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário