Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Pesquisa aponta vitória de Dilma em 1º turno - 10 de Dezembro

Dilma venceria todos os adversários, em primeiro turno, se as eleições presidenciais fossem hoje

10 de Dezembro de 2013 
Pesquisa aponta vitória de Dilma em 1º turno


Pesquisa de abrangência nacional realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas indica que a presidenta Dilma Rousseff se reelegeria, em primeiro turno, no cenário eleitoral mais provável, se as eleições fossem hoje (10). Ou seja, em disputa com o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador Eduardo Campos (PSB-PE), a presidenta teria mais votos do que a soma dos seus opositores. Mas poderia ter de disputar o segundo turno caso seus adversários fossem a ex-senadora Marina Silva (PSB) e o ex-governador José Serra (PSDB). Os números também indicam considerável potencial eleitoral do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que chega a aparecer em terceiro lugar.


Na disputa com Aécio e Eduardo, Dilma aparece com 47,2% das intenções de voto, segundo a pesquisa. O mineiro e o pernambucano somam 31,8%. A petista também venceria em primeiro turno se o candidato dos tucanos fosse José Serra. O cenário muda, no entanto, quando Marina é apontada como o nome do PSB à Presidência da República. Nesse caso, há chance de segundo turno, aponta o levantamento: Dilma figura com 42,5% das intenções; Marina, com 24,5%, e Aécio, com 17,9%. Ou seja, juntos, os dois alcançam praticamente o mesmo percentual da petista.


A possibilidade de nova rodada de votação cresce quando Marina e Serra aparecem como seus adversários. Os dois (a ex-ministra, com 24,53%; e o ex-governador, com 19,74%) somariam 44,3% das intenções de voto contra 41,08% da presidenta. Nesse caso, a petista não teria mais que a soma dos seus concorrentes, o que levaria a disputa ao segundo turno.


Embora não esteja filiado a partido e diga que não tem pretensão de disputar qualquer cargo político, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, aparece com 15,6% das intenções de voto. Num cenário em que os adversários de Dilma são Aécio e Eduardo Campos, Joaquim fica a apenas dois pontos percentuais do tucano. Nesse caso, a petista venceria em primeiro turno, com 43,6%. A soma dos adversários chegaria a 39,68% das intenções de voto.


O Instituto Paraná Pesquisas também apurou o índice de aprovação ao governo Dilma, que subiu de 50% para 56% entre junho (auge dos protestos de rua) e dezembro. Nesse período, a desaprovação caiu de 44% para 39%. A pesquisa ouviu 2.250 eleitores, em 158 municípios, entre os dias 3 e 7 de dezembro. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro, de 2%
Dilma venceria todos os adversários, em primeiro turno, se as eleições presidenciais fossem hoje
A pesquisa nacional sobre sucessão presidencial feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, que o site Brasil 247 divulgou, nesta terça-feira, mostra que a presidenta Dilma venceria todos os adversários, se as eleições presidenciais fossem hoje, em primeiro turno.
No primeiro cenário, foi incluído também Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, como candidato. “Essa possibilidade é cada vez maior, até porque a oposição precisa de um terceiro nome competitivo para tentar garantir um segundo turno e não enterrar de vez seu caixão”, diz Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas.
Conheça os seis cenários pesquisados:
CENÁRIO A – No primeiro cenário, foram considerados quatro candidatos: a presidente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o governador pernambucano Eduardo Campos, do PSB, e o presidente do Supremo Tribunal Federal. Aos números:
Dilma Rousseff 43,46%
Aécio Neves 17,14%
Joaquim Barbosa 15,61%
Eduardo Campos 6,93%
Vitória em primeiro turno: Dilma 43,46% Soma dos adversários 39,68%
CENÁRIO B – O segundo cenário do Paraná Pesquisas contempla apenas os candidatos já colocados e os números são muito parecidos com os do Datafolha:

Dilma Rousseff 47,15%
Aécio Neves 20,51%
Eduardo Campos 11,31%
Vitória em primeiro turno: Dilma 47,15% Soma dos adversários 31,82%
CENÁRIO C – Na terceira simulação, com Marina Silva na disputa, o quadro muda e haveria a possibilidade de segundo turno:

Dilma Rousseff 42,45%
Marina Silva 24,47%
Aécio Neves 17,88%
Empate técnico: Dilma 42,45% Soma dos adversários 42,35%
CENÁRIO D – José Serra também foi testado pelo Paraná Pesquisas e teve ligeira vantagem sobre Aécio Neves:

Dilma Rousseff 45,55%
José Serra 22,93%
Eduardo Campos 11,95%
Vitória em primeiro turno: Dilma 45,55% Soma dos adversários 34.88%
CENÁRIO E – Com Marina Silva na disputa e José Serra na disputa, haveria segundo turno:
Dilma Rousseff 41,08%
Marina Silva 24,53%
José Serra 19,74%
Segundo turno: Dilma 41,08% Soma dos adversários 44,27%
CENÁRIO F – O sexto cenário do Paraná Pesquisas substitui a presidente Dilma pelo antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, que venceria com facilidade:

Dilma Rousseff 54,24%
Aécio Neves 18,85%
Eduardo Campos 9,63%
Vitória em primeiro turno: Lula 54,24% Soma dos adversários: 28,48%
O Paraná Pesquisas também mediu a aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff, que foi de 50% para 56%, entre junho e dezembro/13.
-------------------------------------------------------------------------------------
De:

Nenhum comentário:

Postar um comentário