Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Acordo – Ruim com ele, Pior sem ele.

É muito triste escrever assim, ou ter essa visão, mas não há expressão que possa refletir melhor o que houve na justiça do trabalho no ultimo dia 17/01/2012. Na audiência foi feito o cardo possível, a postura dos representantes da UNIG pior não poderia ser, a universidade nos últimos tempos tem nos apresentado um novo advogado o Sr.  Adelino Gatto, segundo fomos informado é um desembargador aposentado, já foi presidente do TRT – Tribunal Regional do Trabalho e com muita influência nesse meio. Cada vez que ele nos aparece é com uma “historinha”, diferente:
Primeiro foi no meio do ano passado quando celebramos o acordo de que a Universidade pagaria o salário do mês de julho em quatro parcelas os restante dos meses em dia e no final de 2011 seria pago os 13º’s de 2010 e 2011, a palavra do Sr. Gatto voltou vazia. Só que teve um detalhe, dessa feita o Sr. Gatto discutiu com o SINPRO o acordo e quem foi há audiência com a juíza foi o advogado Marcelo Lannes.
Desta feita o Sr. Gatto compareceu a audiência, apregoou o caos, disse que a UNIG já teve em Itaperuna 7500 alunos e que hoje (17/01/2012) tem cerca de 1500 alunos matriculados e que por tanto não tem arrecadação e sendo assim não tem como pagar suas dívidas e nem os salários dos professores, diz que a solução é a venda da Universidade para a Galileo Educacional e que segundo o Sr. Gatto essa transação se materializará em março próximo. Se a negociação não se concretizar... blau blau, literalmente estamos todos no sal a UNIG fecha as portas e será cada um para si e DEUS por todos.
Bem meus companheiros, com podemos ver o Sr. Gatto é o arauto do caos, ele só não disse para a juíza o que foi feito com a arrecadação da universidade quando ela tinha em Itaperuna 7500 alunos, como sabemos e esta nos altos da ACP-Ação Civil Pública que o SINPRO move contra a Universidade é que nessa época também não se pagava salários aos professores. Também segundo o Sr. Gatto a divida da UNIG é em torno de 480.000.000,00 de reais e que esse valor monstruoso é o que dificulta a transação com os investidores (Galileo Educacional).
Vamos ao acordo, a UNIG se compromete a pagar o mês de nov./2011 até hoje 31/01/2012 e a juíza emitiu um alvará que vai liberar os 800.000,00 da capitalização que a UNIG tem no Bradesco, essa grana vai para uma conta do SINPRO aberta pela justiça para que nós façamos o pagamento do 13º salário de 2010 e se houver sobra para pagarmos até onde der os salários de dez./2011. A dificuldade é que a juíza do trabalho só vem em Itaperuna de 15 em 15 dias, e sendo assim essa segunda parte do acordo só se materializará nos primeiros dias de fevereiro.
Finalmente que fique bem claro para quem interessar possa e principalmente para o Sr. Gatto, que se a UNIG só tem 1500 alunos matriculado quem não tem nenhuma responsabilidade com isso são os professores, até porque as notas do ultimo ENADE-Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes falam por eles.

9 comentários:

  1. Uma dúvida, esse acordo foi homologado?

    isso impede uma nova greve?

    se a situação da Unig realmente é essa, 480 milhoes de dividas, acho que nao adianta mais nada! Pois não há comprador, Professores devem procurar novos caminhos e alunos devem se transferir!

    ResponderExcluir
  2. Fiz alguns contatos e muitos professores e alunos não voltam para a UNIG ! Alguém pode confirmar início das paralisações em fevereiro?!

    Dívida impagável!

    ResponderExcluir
  3. Esse acordo vale para os professores da UNIG Nova Iguaçu? Aqui o nosso último pagamento foi ref. à agosto ... e nada de férias, 13º ...

    ResponderExcluir
  4. Não Companheiro, esse acordo só vale para os professores e funcionários lotados no CAMPUS V – Itaperuna.
    O SINPRO NNF está convocando uma assembléia na próxima 5ª feita dia 9/02/2012, a decisão de voltar ou não as aulas como decisão individual é uma coisa, como paralisação é um assunto que tem que ser amadurecido e teremos tempo para tal, pois as aulas só recomeçam em 27/02.
    Essa é a divida dita a juíza pelo Sr. Gatto,

    ResponderExcluir
  5. Aquele campus da UNIG em Itaperuna e um exagero! O ensino superior naonsuporta tal coisa em sua gestão! Uma sugestão, transforme aquilo em um HOSPITAL REGIONAL ! Já que parece a UNIG deve fechar as portas em breve! Sua divida segundo o advogado da própria UNIG: 480 milhões ! Impagável! Invendável!

    ResponderExcluir
  6. Caro Paulo

    Nao pude ir na assembléia dia 09/02 ! Houve? O que foi deliberado? Pode informar a todos? A grave se inicia quando?

    ResponderExcluir
  7. Caro Paulo

    Parabéns pela atuação em favor SOS professores sempre muito equilibradas!
    Vejo IES com problemas de atrasos e graças a Deus a IES em que eu ministro aulas há mais de 10anos, a Faculdade Redentor, jamais , nunca atrasou salários nenhum! Além de recolher todos os direitos trabalhista que é obrigação deles!

    ResponderExcluir
  8. a redentor paga em dia sim todos os direitos mas nao a mais de 10 anos pois faz dex anos agora em 2012

    ResponderExcluir