Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Cortella contesta premiação de Veja à educação de SP e PR

O filósofo, escritor, educador e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Mario Sergio Cortella classifica como “obscuros” os dados do ranking divulgado pela revista. Ele também critica a falta de informações da publicação, que não detalha os quesitos e bloquearia uma análise mais séria sobre o estudo.

“O obscuro dado no ranking colide com a avaliação feita pelo próprio gestor da Educação no estado de São Paulo, demitido depois pelo governador”, disse, ao lembrar de declaração feita pelo ex-secretário de Educação de Alckmin, no ano passado. Herman Voorwald afirmou, em entrevistas, que tinha “vergonha” dos resultados apresentados por SP na educação.

Cortella também relembra fatos que marcaram 2015 e que, caso tivessem sido avaliados, não permitiriam que os governos de Alckmin e Richa recebessem nota máxima na educação.

“Quem tem memória lembra que o governo do Paraná iniciou 2015 espancando professores e o governo de São Paulo terminou 2015 espancando alunos”, afirmou o escritor, educador e professor da PUC-SP Mario Sergio Cortella.

Os exemplos citados por Cortella fazem referência a fatos que marcaram a educação brasileira em 2015, como o massacre contra os professores do Paraná, em abril, pela polícia de Richa.

Em São Paulo, o escritor e educador relembra movimento realizado por estudantes que ocuparam, nos últimos meses do ano passado, mais de 200 escolas estaduais contra a proposta de reorganização escolar, sugerida pelo governo Alckmin em outubro de 2015.

Na prática, a reestruturação proposta pelo tucano separaria totalmente os alunos da rede estadual por ciclo – fundamental I, fundamental II e médio –, acarretando o fechamento de ao menos 92 unidades, superlotação de salas de aula, demissão de professores e possível evasão escolar, por realocar estudantes para escolas longe de casa.

Em protesto contra a medida, estudantes, pais e professores realizaram manifestações nas ruas e ocuparam mais de 200 escolas em todo o estado. Com a mobilização, o governo Alckmin recuou e suspendeu a reorganização no dia 4 de dezembro. No entanto, até esta quarta-feira (6), quatro unidades de ensino continuavam ocupadas pelos alunos.

Segundo a Veja, o ranking foi elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a consultoria Tendências e com a Economist Intelligence Unit (EIU), a divisão de pesquisas e análises do mesmo grupo que edita a revista The Economist, da Inglaterra.

A afirmação do ex-secretário de Educação de São Paulo – relembrada por Cortella – é corroborada por dados da última avaliação federal, realizada em 2013. A análise aponta que os estudantes do ensino médio da rede pública paulista estão com três anos de deficiência de conhecimento em matérias como português e matemática.
 

Prefeitura de Itaperuna planeja ações de combate ao mosquito Aedes aegipty

Na próxima sexta-feira, 08, haverá capacitação com aproximadamente 200 profissionais

Itaperuna, RJ - Nesta quarta-feira, 06, foi realizada reunião no auditório do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, com uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e diversos setores da Prefeitura, com o intuito de planejar ações para combater o mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue, febre chikungunya e Zika vírus.
De acordo com Marcelo Poeys, secretário Municipal de Saúde, ontem, 05, foi realizada reunião no Rio de Janeiro, organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
– A Secretaria de Estado determinou a mobilização de todos os agentes, de Combate a Endemias, Comunitário, Saúde Pública e Vigilância Sanitária, para que eles trabalhem exclusivamente combatendo o mosquito. Nós, aqui em Itaperuna, vamos atender a essa recomendação e já estamos mobilizando também as equipes do Meio Ambiente, Defesa Civil, Obras, Vigilância Ambiental em Saúde, Educação, Ação Social, e outros setores, para juntos, somarmos forças na guerra contra o mosquito. É sempre bom lembrar que precisamos do apoio da população nesta luta. É fundamental que a sociedade faça a sua parte - reforça Marcelo.
Durante a reunião ficou definido que na próxima sexta-feira, 08, haverá uma capacitação com as equipes que irão trabalhar em campo. O encontro está previsto para acontecer às 8 horas, no auditório da Câmara Municipal de Itaperuna. A expectativa é que aproximadamente 200 profissionais participem da capacitação.
Também ficou definida a utilização da estrutura das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com o intuito de reforçar o trabalho informativo e educacional. Além disso, treinamento com coordenadores das unidades de CRAS e com equipe da Secretaria Municipal de Educação, de forma que eles se tornem multiplicadores da informação.
O NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde) irá intensificar suas ações junto a associações de moradores, igrejas, empresas e afins. Ainda foi levantada a necessidade de montar uma equipe para vistoriar os imóveis fechados e, em parceria com a Secretaria Municipal de Receita, localizar o proprietário com o intuito de notificá-lo.
Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando diariamente no combate ao mosquito, com uma equipe de aproximadamente 70 agentes. Em 2015 foram realizadas cerca de 120 mil visitas domiciliares.
DUAS SALAS DE HIDRATAÇÃO NO P. U. (POSTO DE URGÊNCIA)
Ainda durante a reunião foi solicitada a divulgação sobre a existência de duas salas de hidratação no P. U. (Posto de Urgência), ao lado do Hospital São José do Avaí (HSJA). Adultos que residem no entorno do P. U. e imediações, que precisarem de atendimento, devem procurar o posto. Afinal, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento - 24 Horas), encontra-se com uma demanda de atendimento altíssima.
10 MINUTOS CONTRA O MOSQUITO
O mosquito vive dentro das residências e para garantir a saúde de sua família e da comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos. A rotina tem que ser semanal, pois, esse é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.

NOTA DO BLOGUEIRO:

Temos todos, Poder Público, Sociedade Civil Organizada e cada Cidadão individualmente a responsabilidade de combater e colaborar com o combate dessa mosquito que muitas dores tem trazido a todos. Portanto a ação de cada um de nós é fundamental. Vivemos uma verdadeira guerra conta esse mosquito e temos que derrota-lo.