Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Prefeitura de Itaperuna planeja ações de combate ao mosquito Aedes aegipty

Na próxima sexta-feira, 08, haverá capacitação com aproximadamente 200 profissionais

Itaperuna, RJ - Nesta quarta-feira, 06, foi realizada reunião no auditório do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, com uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e diversos setores da Prefeitura, com o intuito de planejar ações para combater o mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue, febre chikungunya e Zika vírus.
De acordo com Marcelo Poeys, secretário Municipal de Saúde, ontem, 05, foi realizada reunião no Rio de Janeiro, organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
– A Secretaria de Estado determinou a mobilização de todos os agentes, de Combate a Endemias, Comunitário, Saúde Pública e Vigilância Sanitária, para que eles trabalhem exclusivamente combatendo o mosquito. Nós, aqui em Itaperuna, vamos atender a essa recomendação e já estamos mobilizando também as equipes do Meio Ambiente, Defesa Civil, Obras, Vigilância Ambiental em Saúde, Educação, Ação Social, e outros setores, para juntos, somarmos forças na guerra contra o mosquito. É sempre bom lembrar que precisamos do apoio da população nesta luta. É fundamental que a sociedade faça a sua parte - reforça Marcelo.
Durante a reunião ficou definido que na próxima sexta-feira, 08, haverá uma capacitação com as equipes que irão trabalhar em campo. O encontro está previsto para acontecer às 8 horas, no auditório da Câmara Municipal de Itaperuna. A expectativa é que aproximadamente 200 profissionais participem da capacitação.
Também ficou definida a utilização da estrutura das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com o intuito de reforçar o trabalho informativo e educacional. Além disso, treinamento com coordenadores das unidades de CRAS e com equipe da Secretaria Municipal de Educação, de forma que eles se tornem multiplicadores da informação.
O NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde) irá intensificar suas ações junto a associações de moradores, igrejas, empresas e afins. Ainda foi levantada a necessidade de montar uma equipe para vistoriar os imóveis fechados e, em parceria com a Secretaria Municipal de Receita, localizar o proprietário com o intuito de notificá-lo.
Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando diariamente no combate ao mosquito, com uma equipe de aproximadamente 70 agentes. Em 2015 foram realizadas cerca de 120 mil visitas domiciliares.
DUAS SALAS DE HIDRATAÇÃO NO P. U. (POSTO DE URGÊNCIA)
Ainda durante a reunião foi solicitada a divulgação sobre a existência de duas salas de hidratação no P. U. (Posto de Urgência), ao lado do Hospital São José do Avaí (HSJA). Adultos que residem no entorno do P. U. e imediações, que precisarem de atendimento, devem procurar o posto. Afinal, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento - 24 Horas), encontra-se com uma demanda de atendimento altíssima.
10 MINUTOS CONTRA O MOSQUITO
O mosquito vive dentro das residências e para garantir a saúde de sua família e da comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos. A rotina tem que ser semanal, pois, esse é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.

NOTA DO BLOGUEIRO:

Temos todos, Poder Público, Sociedade Civil Organizada e cada Cidadão individualmente a responsabilidade de combater e colaborar com o combate dessa mosquito que muitas dores tem trazido a todos. Portanto a ação de cada um de nós é fundamental. Vivemos uma verdadeira guerra conta esse mosquito e temos que derrota-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário