Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Uma boa idéia

A Prefeitura Municipal de Itaperuna lança o programa "Uma criança, uma árvore", que seja um sucesso, pois num calorão escaldante como esse melhor ideia impossível. A equipe de governo acertou na veia.
 
Programa 'Uma criança, uma árvore' é apresentado em Itaperuna

Em Itaperuna, RJ, o programa “Uma criança, uma árvore” foi apresentado durante reunião entre os secretários Marcelo Poeys (Saúde) e Alair Ignácio (Ambiente). O projeto é uma iniciativa da Prefeitura e visa educar e demonstrar que a arborização traz mais qualidade de vida e ajuda a equilibrar o meio ambiente.
Através do programa será plantada muda de diferentes espécies de vegetais da flora brasileira e nativas da região. O plantio acontecerá mediante um cadastro de adesão, autorizado pelos pais, no momento do preenchimento de um dos seguintes documentos: ficha de inscrição de gestantes no pré-natal, Teste do Pezinho, ou na Sala de Vacinação, ou ainda, no momento da avaliação do peso e medidas.
Daí em diante, todas as crianças nascidas no município de Itaperuna que participarem do projeto terão o plantio regulado pelos técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA). A fim de motivar a participação das famílias no programa, será entregue aos pais um certificado com os dizeres “Criança amiga da natureza”, no qual constará a data de nascimento da criança, nome popular e científico da árvore, bem como a data e o local do seu plantio.
Os espaços escolhidos para o plantio das mudas ocorrerá em locais previamente vistoriados e aprovados pela SEMA, observadas as normas municipais de urbanismo e arborização. O local do plantio pode ser escolhido pelos pais, desde que atenda às regras do Plano de Arborização Urbana, não prejudicando a rede de transmissão de energia elétrica, a rede de água ou esgoto, ou ainda, destruir as calçadas. Caso os pais da criança residam em local em que o plantio da árvore seja impróprio, a SEMA realizará o plantio em outro local, como praças, áreas verdes públicas ou particulares.
Os setores PAISM (Programa de Assistência Integral da Saúde da Mulher) e NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde), ligados à Secretaria Municipal de Saúde, já estão se empenhando na divulgação do projeto.
De acordo com Alair Ignácio, o objetivo do projeto é incentivar o plantio de árvores em locais distintos da cidade. “Na verdade, queremos que a geração dessas crianças, tenha mais sensibilidades quanto à proteção do meio ambiente, desde o seu nascimento, despertando a afinidade e o cuidado com as árvores e a natureza. O programa é uma maneira especial que a Prefeitura encontrou para aumentar a área verde do município”, reforça.
O secretário Marcelo Poeys disse que a Secretaria de Saúde começou o ano de 2015 a todo vapor. “Estamos começando o ano com novos projetos, a todo vapor. Só no PAISM, na primeira semana, os atendimentos foram consideravelmente superiores ao de 2014. A clientela foi atendida 100% e aqueles que chegaram sem marcação, que não puderam ser atendidos na hora, foram marcados para o próximo dia. Agora, com a iniciativa do projeto, estaremos dando uma dinâmica a mais na assistência de saúde”, afirma Marcelo.
Ainda de acordo com o secretário de Saúde, o programa “Uma criança, uma árvore” dará mais dinamismo ao processo de bom relacionamento entre os usuários do sistema e seus cuidadores. “Com essa interação estaremos valorizando cada um da população. Se considerarmos que cada criança ao nascer terá plantado um vegetal, estaremos estimulando nossas crianças a terem senso de preservação e respeito pela vida. Prezamos por uma saúde de excelência e com qualidade”, finaliza o secretário de Saúde.
Equipe do PAISM animada com o programa
Segundo a enfermeira Sandra Helena, coordenadora do PAISM, todas as iniciativas que visam a valorização das mulheres, gestantes e seus bebês, são bem vindas. “Contribuir para a preservação do meio ambiente em que vivemos, visando a geração que está nascendo é tudo de bom. É com essa preocupação que aceitamos a parceria e vamos estar imbuídas, toda a equipe, em busca de resultados positivos. Na verdade, quem ganha com isso são as mulheres, principalmente as gestantes que terão seus filhos como protagonista de um trabalho significativo e preservador. Será gratificante, além de valorizar as novas vidas que passam a fazer parte de nossa comunidade, o programa pensa no futuro da cidade, das crianças e de toda população”, conclui a coordenadora Sandra Helena.


Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário