Paulo Roberto é Pedagogo, Sindicalista e Petista.

Minha foto
Dever cumprido é fruto da ousadia de um velho militante das lutas democráticas e sociais do nosso Brasil, que entende que sem uma interação rápida, ágil, eficiente e livre com o que rola pelo mundo, a democracia é pífia.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Jabaculê no PT de Itaperuna dentro do “Balaio dos Andrades”.


É quase inacreditável a forma como o PT de Itaperuna vem sendo “dirigido” nos últimos tempos. O processo de definição de candidaturas e/ou apoio a candidatos a prefeito, este então, foi sem paralelos.
Os grupos que juntos tem maioria na Executiva e no DIRETÓRIO MUNICIPAL foram construindo, na base da picareta, um consenso entre eles que levasse a uma posição única de apoio a candidatura a reeleição do atual prefeito do PPS. A tática de isolar os membros da Executiva que não liam na mesma cartilha que eles foi utilizada sem nenhum pudor. Os caminhos da amplitude democrática do PT foram anulados, forçando um calendário que impediu a participação da militância. As reuniões eram na casa da presidenta do Diretório Municipal, que junto com seu esposo e uma parenta formam um terço da Executiva, e quem discordasse de qualquer encaminhamento era atropelado.
No andamento do jabaculê, eu, por exemplo, fui ameaçado de ter meu nome publicado nas revistas Veja e Época, por posições discordantes. Mas esse absurdo tem explicação, já que esse grupo de pessoas teve passagem pelo PFL/DEM e consequentemente foram militantes juntos com Demóstenes Torres e Carlinhos Cachoeira e assim sendo, alguns fizeram escola.
No dia 27/06/2012, aconteceu uma reunião na casa dos Andrades onde estavam presentes a maioria dos candidatos a vereador (sendo que parte deles veio para o partido pelas mãos do prefeito), alguns membros da Executiva, e o prefeito do município, que após ter enfrentado dificuldades internas no PPS e dificuldades de acordo com o PSDB e PC do B, garantiu que a vaga de vice-prefeito seria do PT. O grupo ali reunido, depois de várias argumentações, decidiu que o nome que comporia a chapa com o prefeito seria o do Dr. Laércio Andrade, membro da Executiva Municipal e marido da presidenta do Diretório, e que essa posição seria ratificada na convenção do PT Municipal convocada para o sábado dia 30/06/2012.
Na sequência dos acontecimentos, segundo relatos, no dia 29/06, numa reunião do candidato do DEM com pessoas e partidos que haviam migrado do apoio ao prefeito - PPS, PSDB, PC do B e mais o PDT (que é presidido pela nora da presidenta do PT) se desentenderam quanto ao nome do vice em sua chapa, gerando uma reviravolta. Pessoas e grupos partidários não contemplados e insatisfeitos resolveram voltar para o grupo do prefeito, só que para isso o vice não poderia mais ser do PT, teria que ser do PSDB ou do PDT.
Foi-se aquela noite e veio o sábado. Pela manhã, quando cheguei ao local da convenção e perguntei a presidenta como estavam as coisas e se os boatos tinham procedência, ela foi enfática em dizer que tudo estava resolvido e que a vice na chapa do atual prefeito (candidato à reeleição) seria a sua nora, filiada do PDT.
Fica difícil entender como que um partido que nacionalmente tem o tamanho que o PT tem hoje, tenha “direções” que aceitem que o partido seja colado em segundo plano, e pior, que receba imposições de partidos que nacionalmente se colocam como oposição, buscando minar o governo da Presidenta DILMA. E ainda querem convencer a militância petista de que o PT está em posição confortável com o acordo feito pela família Andrade.
No calendário que levou o PT para uma convenção sem alternativa de debates para a militância, dois foram os votos contrários aos atuais “rumos” para os quais o partido foi levado - outro companheiro da executiva e eu. Nosso voto foi contra o jabaculê e, lamentavelmente, esta será uma campanha em que eu não poderei caminhar junto com o partido na majoritária.
Felizmente, como nossa nominata para vereador tem nomes muito bons, teremos motivação para arregaçar as mangas e caminhar na perspectiva de ajudar a construir o crescimento do partido que ajudamos a fundar e a manter desde sempre, mas que por vezes acaba estando em mãos estranhas.

Paulo Roberto Pereira Gomes
Secretário de Formação do PT Itaperuna

3 comentários:

  1. O problema é que as pessoas não querem perder o DAS(dindim na conta é o que importa), nada de lutar pelo bem comum, as pessoas que em outros momentos de campanham diziam acabar com a corrupção no município, hoje só querem saber do "cascalho" no fim mês e mais nada.CHEGA DE TANTA FALSIDADE O PT EM ITAPERUNA PERDEU SEUS PRINCÍPIOS.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Roberto, onde figuram o "Homofóbico Sertanejo", o "Falsificador" e o "Beneditino" em toda esta história ?

    ResponderExcluir
  3. A tua ética e essa, está dentro de uma instituição e denegri-lá publicamente.O pt é maior que picuinhas de cunho pessoal e de interesses de terceiros.A diferença você mostra com seu trabaho e não desmoralizando pessoas e instituiçao a qual você está inserido.Sucesso na sua gestão, pois o pt precisa mostrar a que veio!

    ResponderExcluir